O CÓDIGO DE ÉTICA E ÉTICA EMPRESARIAL
Por: Bianca Sarmento • 12/6/2019 • Bibliografia • 657 Palavras (3 Páginas) • 149 Visualizações
5 PRINCIPIOS GERAIS DO DIREITO PRIVADO 5.1 DIREITO EMPRESARIAL-------------------------------------------------------- 5.2 CÓDIGO DE ÉTICA E ÉTICA EMPRESARIAL----------------------------- 5.3 RESPONSABILIDADE SOCIAL------------------------------------------------ 5.4 TITULOS DE CRÉDITO----------------------------------------------------------- DIREITO EMPRESARIAL |
O Direito empresarial é o ramo do direito privado que define o conjunto de normas disciplinadoras da atividade das empresas e empresários de natureza econômica. Atuando na circulação ou produção de bens e prestação de serviços. Regulamentada pelo Art. 966 do Código Civil – Lei 10.406/02 Art. 966 do Código Civil.
É no direito empresarial que se estuda, além da caracterização de quem seria comerciante (parte geral), os títulos de crédito, as marcas e patentes, a falência e concordata, o direito societário e, dependendo da corrente doutrinária a ser seguida, também o direito do mercado de capitais e o direito bancário.
Dentro do tema sobre empresas do Direito Empresarial, as organizações são divididas em categorias de acordo com suas características. A organização em questão, utiliza o meio de Sociedade Limitada, contento 03 Sócios com participações iguais na Sociedade.
ÉTICA EMPRESARIAL
O Código de Ética surgiu para assegurar que as organizações e seus respectivos administradores exerçam os princípios básicos da moralidade e dos bons costumes de convívio da natureza social.
A legislação assegura aos administradores todos os princípios através da Lei 4.765/65, regulamentada pelo decreto federal 61.934/67.
A respectiva empresa ao qual foi objeto de estudo, vem conservando seus valores éticos e praticando os fundamentos da moralidade social, tendo em vista o bom convívio interno e externo, ou seja, dentro e fora da Organização. Seu gestor optou em liderar a empresa de forma democrática dando vazão a todos os funcionários, essa estratégia vem dando certo, porque através desse método os funcionários estão sendo ouvidos e valorizados.
A empresa está em uma constante evolução, se adaptando ao mercado e aos respectivos clientes, que cada vez mais tornam-se mais exigentes. Fundamentando-se nos princípios propostos por lei e tendo como base a ética aliada ao desenvolvimento.
RESPONSABILIDADE SOCIAL
A Responsabilidade Social, vem pontuando e qualificando todos os tipos de comportamentos realizados nas organizações ao longo do tempo. Tendo a ética e a moral como base para as gestões de empresariais, afastando o conceito de que as organizações só visam produtividade e lucro, tendo o desejo comum de ver melhorias no ambiente social.
...