O CASE POLL SPORT
Por: LISILVA2020 • 8/11/2020 • Artigo • 1.275 Palavras (6 Páginas) • 591 Visualizações
4 – PRINCIPIOS DA ADMINISTRAÇÃO.
Planejar - Organizar – Controlar e Direção
Diante dos princípios da administração, ao analisar cada tópico do caso da PULL SPORT, é possível identificar que a empresa:
- PLANEJAMENTO:
Para Kotler (1992, p.63) a definição de planejamento tem como o objetivo principal direcionar as ações que precisam ser realizadas para que as metas a serem atingidas se tornem mensuráveis, desta forma é possível desmembrar as etapas para que se possa atingir.
Dentro na empresa Pull Sport, de acordo ao texto é possível identificar que a meta era produzir e vender, sendo dividido em períodos de coleções, sem qualquer tipo de planejamento do valor a ser investido, da meta de vendas pré estipulada e o período para se alcançar as metas.
- ORGANIZAÇÃO:
A organização tem a função de realizar a divisão das responsabilidades de acordo as atividades a serem executada, e assim se torna mais fácil. Matos (1999, p.30) menciona que a organização está diretamente ligada ao princípio anterior do planejamento, pois será a ferramenta para que estabelecer as diretrizes para se atingir o resultado estipulado ao planejamento.
A Pull Sport, não possuía uma organização de processo em questão de espaço físico, pois ocupava 2 prédios em único terreno, sendo esses a divisão de uma unidade para fabricação de malhas e no outro administrativo e almoxarifado, e entre os andares com amplo espaço perdido o suficiente para se abrigar uma confecção completa de roupas e os funcionários não se comunicavam durante o processo.
Uma empresa precisa ter a comunicação fluente entre os departamentos, de modo que possam se ocorrer a integração entre colaboradores, auxiliando assim no sucesso dos projetos e entendimento das informações para estar alinhado ao planejamento.
Em questão de responsabilidade, não existia um organograma da empresa, e consequentemente a hierarquia não era definida de maneira clara, quando o consultor questiona os responsáveis na tomada de decisão, ou seja, os chefes de departamento, Paulo não consegue fazer a definição pois alega que muitas pessoas “mandam e não são chefes”, isso ocorre devido as separações de departamentos e não estarem interligados para se comunicarem entre si.
- CONTROLE:
O princípio do controle, Zaccarelli (2000, p.229) define como um papel fundamental em mostrar o andamento do planejamento e assim poder apontar as providências que devem ser tomadas para a correção dos desvios identificados, e assim rever e realizar alterações.
Na Pull Sport, devido já não ter o controle tanto de processo, como financeiro, pois não se tinha uma prévia do fluxo de caixa que a empresa tinha para movimentar e investir sendo assim o Sr DZ foi em busca de recursos dos bancos para conseguir honrar as despesas com os fornecedores de tecidos no momento de maior demanda, pagar a mão de obra das costureiras, contando assim que conseguiria recuperar o recurso nos meses seguintes através dos recebimentos das vendas que iria realizadas deixarão grande saldo.
- DIREÇÃO:
A direção, SLACK (1997) ressalva que é a função, de conduzir, coordenar, gerenciar e liderar as pessoas da empresa para a execução das atividades planejadas e organizadas para se atingir do objetivo proposto.
Baseando-se no conceito do princípio da direção, aplicado para Pull Sport, os sócios não se comunica de modo que possa ter o planejamento estratégico e operacional alinhados, o Sr DZ se preocupa com administrativo se fazendo presente integralmente na empresa e os demais sócios estar em horários não fixos, e se preocupam apenas em definir estilos e a moda, e nenhum deles deixa de influenciar no atividade no outro, sendo que o correto é a direção ter uma visão holística para atuar juntos de modo que todos estejam engajados no resultados do planejamento juntos.
Na direção de uma empresa precisa existir a comunicação, a liderança e motivação das pessoas. Desta forma, as metas da organização serão alcançadas como também todas as pessoas envolvidas com a organização, sendo esses trabalhadores, sentir-se-ão recompensadas.
5 – GESTÃO DE MATERIAS E PESSOAS
A gestão de materiais para estoque de produção, é fundamental dentro das organizações, o autor OLIVEIRA (2004:92) afirma que deve existir uma ligação entre departamento logístico, ou seja, através da demanda das vendas que irá determinar o que, quando, como e quanto comprar, ao menor preço, desde a compra junto ao fornecedor até a entrega ao cliente final para assim conseguir baixo custo de produção e consequentemente maior lucratividade.
Na Pull Sport, identificamos que existe uma diferença muito grande do que vimos na teoria antes, o sócio Sr DZ realiza primeiramente capitação de recursos financeiro em bancos para efetivar a compra da matéria-prima, e ao efetivar a compra, realiza a aquisição de 15000 metros de um tipo e 3000 de outro, no qual ele expõe a funcionários diretamente e indiretamente ligados ao processo para comunicar e aceita sugestões de alteração para ampliar ainda mais o pedido, sendo que o ideal seria a compra basear-se no histórico das vendas anteriores, analisar a meta para vendas estipuladas e envolver apenas as pessoas que entendem do processo de vendas e conhece a tendência que encontra a economia para se fazer os investimentos.
...