O Capitulo Teoria da Administração
Por: mstelago • 9/6/2019 • Abstract • 501 Palavras (3 Páginas) • 142 Visualizações
1 – Que razões estiveram na origem da crise da Natura no final da década de1990? Que informações obtidas a partir das pesquisas realizadas foram consideradas relevantes e serviram de base para a criação da nova linha de produtos?
Uma das razões foram o diferencial estratégico em seus produtos associada com a entrada de novos concorrentes no cenário nacional devido à abertura comercial da década de 1990. Que ocorreu com a abertura econômica brasileira. O elevado preço dos produtos também foi algo bem significante, já que várias pessoas disseram que compraria se fosse mais barato e fossem produtos que usassem no dia a dia.
Além de existir uma especulação na biodiversidade brasileira e no aumento do número de consultoras, que tornaria essa empresa ainda mais conhecida. Isso também foi a base para nova linha
2 - Qual foi o canal utilizado pela Natura para distribuir seus produtos? Por que a Natura optou por esse canal em detrimento de outros canais de distribuição tradicionais?
Ela optou por uma venda direta por meio de consultoras, pois assim garantiria maior personalidade no atendimento, ao conhecer as peculiaridades dos clientes; tinha rapidez para receber o feedback dos clientes; distribuição descentralizada; fidelização do cliente; maior regularidade das compras; maior conforto para os clientes ao receber em casa seus produtos.
3 - Como você definiria a estratégia de comunicação adotada pela empresa? Quais são os principais veículos promocionais utilizados?
A estratégia adotada pela Natura desde 2004 é convencer seus parceiros a investirem na responsabilidade social. Fazendo com que seus clientes procurem cada vez mais seus produtos. . Definimos a estratégia de comunicação como sendo essencial para o progresso da natura, tendo em vista que a empresa decidiu explorar as diferenças de custos e novidades demandadas por seus clientes, a criação de uma linha mais simples, o aproveitamento da biodiversidade brasileira, foi o diferencial. Os veículos promocionais utilizados pela Natura são os de grande circulação como redes de televisão, revistas gerando mais clientes e espaço no mercado.
4. A estratégia de internacionalização utiliza um sistema de vendas diferente do usado domesticamente. Quais as razões dessa mudança na política de distribuição?
O sistema de vendas por consultoras não seria boa opção para a internacionalização porque as distribuidoras se encontravam ocupadas vendendo outras marcas. Além disso, a concorrência local impedia um crescimento maior da fabricante brasileira. Então a Natura, após pesquisas e testes com consumidoras potenciais definiu a linha Ekos como carro-chefe, as vendas nessa nova fase de internacionalização seriam realizadas em lojas de varejo da própria empresa ou em lojas associadas no país.
5. Como a Natura procura adequar sua estratégia de marketing às exigências das sociedades contemporâneas?
Ela estuda o mercado e busca soluções inovadoras, através de pesquisas e investimentos em marketing, como a linha Ekos, por exemplo, que se mostrou bem adequada deixando seus clientes satisfeitos e de modo sustentável, com a utilização de produtos da flora brasileira, buscando saber as necessidades desejos dos consumidores, para que dessa maneira possa adequar melhor a sua estratégia de marketing, e estando sempre pronta para inovar.
...