O Compromisso social, liderança e resultados
Por: Elsonrique • 20/11/2017 • Artigo • 6.181 Palavras (25 Páginas) • 448 Visualizações
LIDERANÇA X CULTURA
ESTUDO DE CASO UNILEVER
CAMILA SOZIO
ELSON HENRIQUE GOMES DOS SANTOS
HOSANA SOUSA
KAREN LETÍCIA MARTOS
RICHARD MARTINS DE FREITAS
SARA SHEILA DIAS
RESUMO
Este trabalho tem o objetivo de explicar se existe uma relação e como ela é entre a estrutura da organização com seu modelo de liderança e sua cultura organizacional. Para o desenvolvimento desse trabalho realizou-se um estudo de caso, com questões qualitativas tendo como objeto de estudo a Unilever, uma multinacional no ramo de higiene e cosméticos. Constatou-se que as práticas culturais da empresa, bem como seu estilo de liderança, alavancaram o crescimento organizacional e buscam atingir lucros e resultados satisfatórios não só para a organização, mas também para a sociedade.
PALAVRAS-CHAVE: Compromisso social, liderança e resultados.
INTRODUÇÃO
Essa pesquisa tem como objetivo geral explicar se existe relação e como ela é entre a estrutura da organização e seu o modelo de liderança e sua cultura organizacional. Os objetivos específicos são: entender melhor suas estrutura, processos organizacionais, liderança e comportamento da empresa, e entender como transformar hábitos de consumo em compromisso social.
Para a hipótese partimos do seguinte pressuposto: a empresa precisa entender qual a necessidade do cliente: Se a empresa adotar medidas sustentáveis refletirá ao consumidor final.
A escolha do tema se deve pela sua importância em uma organização, além de ser parte integrante do programa do curso de Tecnologia em Gestão de Recursos Humanos da Universidade Metodista de São Paulo.
A pesquisa trará amplo conhecimento prático e teórico sobre os assuntos abordados neste artigo.
A palavra “Cosmético” origina-se do grego “Kosmeticós”, que significa hábil em adornar. A utilização de cosméticos remonta a homens pré-históricos que pintavam seu corpo e rosto com terra, casca de árvore e seiva de folha esmagada. Entretanto, tudo indica que foram os egípcios que desenvolveram a arte da utilização dos produtos cosméticos, onde era de seu feitio tomar banho com sabão à base de cinzas ou argila, e pintavam os olhos com “Kohl”, um minério e antimônio ou manganês, da cor preta.
Itália e França eram os centros produtores de cosméticos na idade moderna. Nesta época o alto custo fazia com que somente a aristocracia europeia tivesse acesso aos produtos. A França, uma das criadoras das melhores fragrâncias do mundo alavancou sua economia com a criação de perfumes extraídos de ingredientes naturais. Mas foi o Italiano Giovanni Maria Farina, em 1725 na Alemanha, que desenvolveu o perfume “Eau de Cologne”, que se tornou o preferido das casas reais europeias.
Na idade contemporânea, após serem banidos pelo movimento puritano, os cosméticos retornaram a popularidade, mas ainda eram feitos em casa, por receitas próprias. No começo do século XX os cosméticos passaram a ser produzidos em fábricas e em quantidade maior, já que a mulher passa a ser independente e não teria mais tempo para produzi-los. Assim a nova indústria surge para abastecer o setor.
Atualmente no século XXI onde vivemos numa democracia, a mulher e o homem tem o mesmo direito e dever, o crescimento econômico e populacional no Brasil e no mundo, e a demanda por produtos de beleza cresceu muito nos últimos anos. O Brasil esta atrás dos Estados Unidos e Japão na lista de consumo destes produtos. Isso se deve ao desenvolvimento da indústria e tecnologia, e o espaço alcançado pelas mulheres no mercado de trabalho.
Atualmente o desenvolvimento de produtos sustentáveis se tornou uma das maiores preocupações da indústria de higiene pessoal e cosméticos. Ter essa responsabilidade social e ambiental faz com que as empresas deste setor se preocupem com o consumidor final e as práticas adotadas pela empresa como: onde são descartados esses produtos, se suas embalagens são biodegradáveis, responsabilidade pelo destino pós-consumo.
Para respondermos a hipótese partimos do seguinte pressuposto: precisamos entender Qual a necessidade do cliente: Se minha empresa adotar medidas sustentáveis refletira ao consumidor final?
Por este motivo escolhemos a Unilever, empresa pioneira no mercado. Esta nos lares brasileiros há 85 anos, e vem trabalhando com campanhas para que as pessoas mudem seus hábitos em casa e vivam de maneira mais sustentável. O objetivo desta empresa é trazer operações desenvolvidas com seus clientes para trazer resultados que contribuam com a redução de impactos ambientais e foco na menor geração de resíduos e na redução de consumo de água. A pretensão da Unilever é de dobrar de tamanho até 2020, reduzindo o impacto ambiental e aumentar o impacto positivo na sociedade. A empresa esta engajada neste projeto junto com a Unicef e seus fornecedores.
A Unilever é uma empresa multinacional e está estabelecida no Brasil há 85 anos, está presente em 100% dos lares brasileiros. As ações da empresa são conduzidas pela sua missão, visão e pelo código de princípios de negócios, este código é responsável por apoiar as operações da empresa em todo o mundo e dentre os princípios constantes no código destacamos: a condução das operações com honestidade, integridade, abertura e com respeito pelos direitos humanos e interesses de seus funcionários, respeitar os interesses legítimos daqueles com quem mantêm relações. Está comprometida com a diversidade no ambiente de trabalho, caracterizado por confiança e respeito mútuos, onde todos se sintam responsáveis pelo desempenho e pela reputação da empresa. Com o fornecimento consistente de marcas de produtos e serviços que ofereçam valor em termos de preço e qualidade, e que sejam seguros em seu uso normal. Os produtos e serviços são rotulados, anunciados e comunicados de forma precisa e correta. Estabelecer relacionamentos que sejam mutuamente benéficos com os fornecedores, clientes e parceiros de negócio. A empresa espera que seus parceiros sigam princípios de negócios equivalentes com os dela. Busca ser uma empresa cidadã de confiança e, como parte integral da sociedade, cumprir suas responsabilidades em relação às sociedades e comunidades nas quais operam. As companhias da Unilever são estimuladas a promover e defender seus legítimos interesses de negócio, cooperando com governos e outras organizações, diretamente ou através de entidades, como associações de classe, no desenvolvimento de propostas de leis ou outros regulamentos que possam afetar interesses legítimos de negócio. Não apoia partidos políticos, nem contribui para o financiamento de grupos cujas atividades visam promover interesses de partidos.
...