O Cristianismo e Liberalismo
Por: MenteLouca Mente • 12/4/2017 • Monografia • 403 Palavras (2 Páginas) • 194 Visualizações
Cristianismo e Liberalismo:
Resenha- Livro John Gresham Machen:
Como o autor disse desde o início a importância deste livro não é o de decidir a questão da maneira mais vívida e clara possível, para que o leitor possa ser auxiliado a decidir por si mesmo.
March demostra que o movimento Liberal tenha a sua raiz na negação de qualquer intervenção do poder criativo de Deus. mostra que o liberalismo não é Cristianismo e nem científico, não somente pertence a uma classe totalmente diferente de religião que não tem uma fé histórica.
O autor relata através dessa obra que, o Liberalismo é uma religião distinta do Cristianismo, e o quanto o ensino do Liberalismo estar mais longe possível do Cristianismo, e no fim, ambos serem considerados a mesma coisa. E essa distinção ele relata através de áreas fundamentais; Doutrina de Deus, Deus e o homem, a Bíblia, Cristo, Salvação e a igreja.
Marche demostra que o Liberalismo não e Cristianismo, ao existi uma diferença de tratamento de atitude do Liberalismo e do Cristianismo para com o Senhor Jesus. O Liberalismo o considera um exemplo e um guia; O Cristianismo o considera um salvador; Liberalismo o faz um exemplo de fé; e Cristianismo, o objeto da fé.
O Cristianismo apresenta um Deus que salva os pecadores por meio de Jesus Cristo seu filho. O liberalismo cita princípios, [éticos, morais e um Jesus desassociado de sua divindade, uma cruz que não expia pecado e um Deus que não tem justiça].
Como o autor relata que realmente o Jesus da reconstrução naturalista moderna, realmente é bem diferente, jamais poderia ter sofrido pelos pecados de outros; no entanto, é muito diferente o caso do Senhor da gloria liberalismo moderno não é cristianismo porque exclui a crença no Deus transcendente e pessoal. Este é de fato um grande problema, pois a essência do cristianismo aponta para Deus como pessoal e real e o liberalismo perdeu de vista esta essência cristã.
Considerações finais:
A leitura deste livro foi muito importante, como disse o autor na introdução, não é o de decidir a questão teológica, mas sim auxiliar o leitor a decidir por si mesmo. Realmente me ajudou a distinguir a fé cristã de uma ameaça falsificadora que é o liberalismo.
...