O DESAFIO PROFISSIONAL
Por: pretaoamor • 24/5/2015 • Dissertação • 1.183 Palavras (5 Páginas) • 167 Visualizações
INTRODUÇÃO
Este trabalho tem como objetivo apresentar conceito de uma grande aprendizagem de alfabetização com um objetivo de sentindo amplo e e alfabetização no letrando.
A alfabetização surgiu a mais de 500 anos a.c,como código de reprodução simbólica do pensamento.A leitura escrita teve um grande poder de dominação além do poder religioso.
Ao passar dos anos as leituras escritas foi ficando de grande importância da função social. e sendo com mais melhorias de qualidades de vida em nossa sociedade em que vivemos.
DESENVOLVIMENTO
No contexto Magda Soares foi analisando o desenvolvimento das escolas,fazendo um levantamento do índice de aprovação nas décadas de 60,70 e 80.
Ela concluiu que foi um fracasso nas escolas. Para entendermos ela busca respostas ora no aluno, ora contexto cultural do aluno,ora no professor,ora no método,ora no material didático e ora no próprio meio do código escrita.Sendo um grande e primeira faceta refere-se a alfabetização pode ser analisada com a linguagem escrita.Soares faz uma análise na natureza do processo de alfabetização para as crianças em questão:O Pré-requisitos escrita que se encontra nas crianças.
Para o letramento na alfabetização ocorre quando parte das experiências da criança em seu ambiente para chegar ao conhecimento formal e linguagens.
Estar alfabetizado é utilizar o meio como um código de comunicação geral,definindo a alfabetização como um processo na qual o individuo constrói a gramática que é uma habilidade mecânica,que tem por seu objetivo (codificação e decodificação)traves de ler na capacidade de interpretar ,compreender,criticar,resiginar e produzir conhecimento
O aluno precisa encontrar os usos sociais da leitura e da escrita, assim a sua alfabetização existem varias formas, umas delas destaca um aspecto diferente no aprendizado. È dividido em duas grandes categorias,são métodos predominantes sintéticos e métodos predominantes analíticos ,para que funcionem de forma eficaz,o método deve ser adaptado a idade,ao contexto social e as necessidades de quem aprende.
Alfabetização e letramento são processos de natureza fundamentalmente diferentes, que requerem conhecimentos, habilidades e competências específicos, que implicam formas de aprendizagem diferenciadas e, consequentemente, procedimentos diferenciados de ensino. São interdependentes e indissociáveis. Os dois processos são simultâneos.
As muitas facetas do letramento: participação das crianças na cultura escrita, em experiências variadas com a leitura e a escrita, interação com diferentes tipos e gêneros
As muitas facetas da alfabetização: consciência fonológica e fonêmica, identificação das relações fonema–grafema, habilidades de codificação e decodificação da língua escrita, conhecimento e reconhecimento dos processos de tradução da forma sonora da fala para a forma gráfica da escrita, entre outras.
A alfabetização ênfase infantil se diferencia do processo direcionado aos jovens e adultos, cada grupo existem técnicas uteis para maximizar o aprendizado.
DECODIFICAR: Identificação e interpretação dos sinais linguísticos, na teoria seria um processo em que o individuo que recebe uma mensagem traduz os sinais em dados claros e elucida tórios.
LER: Significa ser questionada pelo mundo e para si mesma, significa que certas respostas podem ser encantadas na escrita e ter acesso a essa escrita que construi uma resposta que integra partes de nova informação.
ESCREVER: Não é colocar palavras que formem ou não sentido no papel,escrever e uma arte,seja na forma carta ,texto e um simples bilhete.
APRENDIZAGEM: É um fenômeno ou um método relacionado com o ato ou efeito de aprender.
CONHECIMENTO: É o ato ou efeito de conhecimento e ter ideia ou a noção de alguma coisa e o saber a instrução e a informação.
AUTONOMAMENTE: De maneira autônoma em que lhe dará autonomia.
CONTO: É uma obra de ficção que cria um universo de seres e acontecimentos de fantasia ou imaginação como todos os textos de ficção, o conto apresenta um narrador, personagens, ponto de vista e enredo.Classicamente diz que o conto se define pela sua pequena extensão mais curta que a novela ou o romance,o conto tem uma estrutura fechada,desenvolve uma história .
FÁBULAS: É uma composição literária em que os personagens são geralmente animais, forças da natureza ou objetos que apresenta característica humanam tais como fala os costumes, etc. Essas histórias são geralmente feitas para crianças e terminam com um ensinamento moral de caráter instrutivo.
HISTÓRIA EM QUADRINHO: Tal modalidade insere-se entre os textos com os quais componentes convivemos. Compõe o quadro de chamados narrativos para apresentarem características semelhantes á narração, como personagem, espaço, tempo.
LENDA: As lendas são narrativas muitas antigas geralmente em breves, escrita em verso ou prosa e cujo argumento esta ligada tradição oral, assim como ocorre com as fabulas a lendas é o relato de acontecimento em que o maravilhoso e o imaginário. São mais privilegiados do que os aspectos históricos e verdadeiros.
.
ALFABETIZANDO COM TEXTO DE MEMÓRIA
Iremos usar a
...