O Desafio Profissional
Por: 12384422524 • 16/9/2015 • Resenha • 2.428 Palavras (10 Páginas) • 121 Visualizações
Introdução
Desenvolvemos ao longo desde desafio a estrutura organizacional da empresa, junto com seus planos de gestão. Elaborando assim um planejamento estratégico.
Trabalharemos também com um programa de capacitação profissional desenvolvimento e motivação para o grupo operacional. A função do gestor na seguinte empresa é elaborar uma meta de crescimento e expansão no mercado atual, onde as vendas são boas, mas os lucros são baixos.
- Estrutura Organizacional
Presidente
Maior responsável pelo desenvolvimento a empresa, deverá estar a frente de todas a as decisões da empresa. Cobrando das diretorias a prestação de contas.
Diretor financeiro. Diretor compras. Diretor Operações
Responsáveis pelos estudos de mercado e clientela, devem definir metas a serem cumpridas.
- Presidência: Maior responsável pelo desenvolvimento da empresa deverá estar a frente de todas as decisões da empresa, cobrando das Diretorias o atingimento das metas, respeitando as normas a serem elaboradas para a definição de cargos, coibindo a politicagem e incentivando o aprimoramento dos empregados para que a empresa tenha em seu corpo funcional profissionais qualificados e estimulados.
-Diretorias: Responsáveis pelos estudos de mercado e clientela, definirão as metas a serem cumpridas. Bem como, os salários e bonificações, escolha de empregados para cada função, observando o que o normativo interno exige para cada função. Também responsável pelas promoções e propagandas, isto é, a definição do marketing empregado para trazer a clientela de volta. Divididas pelos segmentos:
- Administrativa (1)
- Financeira (1)
- Compras (1)
- Operações (1)
- Gerências: Cada uma em sua especificidade, responderá pelo controle das equipes, dando suporte e fazendo papel de ponte entre a diretoria e os gerentes de equipe, será responsável pela definição das funções nas equipes.
- Mercearia e Secos e Molhados (1)
- Hortifrutícola (1)
- Padaria (2)
- Linha Branca / Marrom (1)
- Armarinho e têxtil (1)
- Açougue e Peixaria (1)
- Segurança (1)
- Gerentes de Equipe: Cuidarão da organização das equipes, controlando as interinidades de pessoal (faltas, licenças, remanejamento de pessoal para suprir uma provável necessidade do setor), fazendo rodízios constantes para que todos os colaboradores possam conhecer e atender bem em seu setor e assim controlar a produtividade da equipe, bem como, criar um ambiente tranquilo e criativo ao levantamento de ideias junto aos colaboradores, melhorando o atendimento ao cliente e tornando o colaborador co-responsável pelo sucesso da empresa.
- Plano de Capacitação para Diretores e Gerentes
A empresa, Hoterdan - Hipermercado, vem passando por um período de boas vendas e baixos lucros . Isso se deve por um sistema de administração interna com poucos conhecimentos específicos.
Nesse momento, o que se deve começar a fazer é um bom planejamento interno, visando melhorar a capacitação profissional, desde a diretoria até o funcionário operacional. A empresa contratará uma agência especializada em capacitação de líderes e chefes. Ministrando cursos como chefia e liderança.
Para nós uma boa empresa deve contar com um efetivo especializado e atualizado no mercado. Diretores e gerentes devem ter na grade curricular graduação em administração de empresas ou em áreas contábeis.
Na empresa vamos começar com a diretoria. Diretor financeiro e o diretor de compras, onde temos que ter uma atenção maior, pois se a empresa vende bem, mas não tem lucros é nessas áreas que temos que focar.
A capacitação profissional é um fator muito importante, o diretor financeiro precisa melhorar seu desempenho profissional, com cursos contábeis e administrativos, para rendimento na sua área de atuação.
O diretor de compras junto com o diretor operacional serão responsáveis em focar na parte operacional da empresa, vistoriar as gerências, controlar entradas e saídas de mercadorias, observar quais setores que não tiveram queda no lucro, fazer reuniões com os gerentes para obter informações de todas a áreas desde o varejo até o eletro.
Com base nos conceitos de Idalberto Chiavenato para uma estrutura Organizacional Mecanística, onde visa uma melhor integração com o efetivo da empresa.
- Ênfase na cadeia de comando.
- Divisão funcional do trabalho: problemas e tarefas relativos à organização como um todo são decompostos em atividades especializadas
- Os cargos são altamente especializados,definidos e permanentes .
- Utilização da hierarquia formal como meio de coordenação.
- As descrições de cargo são detalhadas para proporcionar uma definição precisa de direitos, obrigações e métodos técnicos para desempenhar cada cargo.
- A interação entre funcionários é vertical entre superiores e subordinados.
- O comportamento é governado por instruções e decisões tomadas por superiores.
A administração é profundamente influenciada pelas pressuposições ou explícitas a respeito da natureza das pessoas. A disciplina e a motivação decorrem dessas pressuposições. McGregor identificou dois conjuntos de pressuposições, aos quais denominou teoria X e teoria Y. Teoria X é um fator de grande importância dentro da empresa que tem que ser mudado.
Teoria X
- As pessoas médias têm um desprazer inerente em trabalhar e procuram evitar o trabalho a todo custo
- Como as pessoas não gostam de trabalhar, muitas delas precisam ser coagidas controladas, dirigidas e ameaçadas com punições para se esforçarem para o alcance de objetivos organizacionais
- As pessoas médias preferem ser dirigidas, desejam evitar responsabilidade, têm pouca ambição e desejam segurança, acima de tudo
(McGregor).
Teoria Y
- A aplicação de esforço físico ou mental no trabalho é tão natural como jogar ou descansar
- As pessoas gostam de exercitar auto-direção e autocontrole no alcance de objetivos com os quais estão comprometidas
- Comprometimento com objetivos é uma função das recompensas associadas com o seu alcance
- As pessoas médias aprendem, sob condições adequadas, não somente a aceitar, mas a buscar responsabilidade.
- A capacidade de exercer alto grau de imaginação, inovação e criatividade na solução dos problemas organizacionais é amplamente, e não estreitamente distribuída na população.
O plano de capacitação e aperfeiçoamento de diretores e gerentes deverá ser colocado em execução levando-se em conta os seguintes passos:
I - formação geral: visa à oferta de conjunto de informações ao servidor sobre a
Importância dos aspectos profissionais vinculados à formulação, ao planejamento
e ao controle das metas institucionais;
II - educação formal: visa a implantação de ações que contemplem os diversos
níveis de educação;
III - gestão: visa à preparação do supervisor para o desenvolvimento da atividade de
...