O Desafio profissional
Por: paulapaschoa • 21/9/2015 • Trabalho acadêmico • 3.550 Palavras (15 Páginas) • 231 Visualizações
SUMÁRIO
1- INTRODUÇÃO ........................................................................................................2..
2- ESTRUTURA ORGANIZACIONAL ......................................................................3
3- PLANO DE CAPACITAÇÃO PARA O NÍVEL ESTRATÉGICO ........................5
4- PLANO DE CAPACITAÇÃO PARA O NÍVEL TÁTICO.......................................6
5- PLANO DE CAPACITAÇÃO PARA O NÍVEL OPERACIONAL ........................9
6- CONSIDERAÇÕES FINAIS ....................................................................................13
7- REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS........................................................................13
1
INTRODUÇÃO
As organizações apresentam enorme diversidade e são profundamente diferentes entre si, pois se caracterizam como sistemas abertos, orgânicos e sempre em transformação.
Além disso, as organizações operam em ambientes diferentes, rodeadas de um universo de fatores econômicos, políticos, tecnológicos, legais, sociais, culturais e demográficos que interagem entre si e se alternam constantemente.
Toda organização necessita de uma complexa equipe de pessoas altamente qualificadas para sua adequada administração. Uma verdadeira liderança de lideranças para decidir e agir de maneira apropriada a cada situação e buscar resultados sempre mais elevados de maneira eficiente e eficaz.
A administração é o meio pelo qual as organizações são alinhadas e conduzidas para alcançar excelência em suas ações e operações e oferecer resultados estupendos.
A tarefa da administração consiste em desenvolver estratégias empresarias para a empresa atingir capacidade de manobra diante de um contexto extremamente mutável e de reagir e responder com flexibilidade para evitar ou neutralizar as ameaças e as previsões ambientais.
A diretoria executiva do Hipermercado Hoterdan haviam acabado de encerrar a reunião trimestral e concluíram que era preciso fazer alguma coisa para melhorar as operações, já que os lucros estavam caindo há quatro trimestres consecutivos, e os custos estavam fora do controle.
Nossa empresa de consultoria em gestão administrativa firmou um contrato para desenvolver um trabalho de modelagem em sua estrutura organizacional e capacitação e /ou desenvolvimento de competências gerenciais a nível estratégico, tático e operacional, para que possamos solucionar problemas, dimensionar recursos, planejar sua aplicação, desenvolver estratégias, efetuar diagnósticos de situação e etc..
Agora o papel do planejamento é substituir a ação reativa diante dos eventos passados por uma ação proativa e antecipatória em relação aos eventos futuros.
2
ESTRUTURA ORGANIZACIONAL
Estrutura organizacional é um instrumento administrativo que resulta na análise, ordenação e o agrupamento dos recursos da empresa, estabelecendo os níveis da tomada de decisões, visando o alcance dos objetivos estabelecidos pela empresa.
As atividades da empresa devem estar bem identificadas sabendo assim exatamente, o que deve ser feito e na ordem certa. Os recursos também devem estar conforme as atividades. Estabelecer os níveis de alçada e dos processos decisórios significa que as pessoas só podem mandar ou agir dentro dos seus limites.
A estrutura organizacional se divide em dois grupos:
Estrutura Formal: é aquela representada pelo organograma. Todas as relações são formais. Não se pode descartá-la e deixar funcionários se relacionarem quando eles não devem ter relações diretas.
Estrutura Informal: é o relacionamento entre as partes fora do organograma, ou seja, as relações não estão previstas, pode ajudar a empresa, facilitando o trabalho, mas pode também atrapalhar, se não for feito com atenção.
[pic 1]
Figura 1: Estrutura funcional da HOTERDAN.
3
1.5. Departamilização por produtos de cada filial Hoterdan - Hipermercado:
A criação de um centro de distribuição foi considerada pelos os diretores como o melhor plano estratégico da empresa para o desenvolvimento e crescimento, devido os benefícios; como os recebimentos das mercadorias diretos do fornecedor assimdiminuindo o custo logístico devido ao grande numeram de pedidos feito de uma única só vez e destinada a apenas um local para fazer armazenagem, antes de seguir para as lojas as mercadorias são separadas por categorias; mercearia seca e molhada, eletroeletrônicos, frios, laticínios, peixaria, bebidas e FLV; frutas legumes e verduras.com este processo de distribuição a empresa reduziu os gastos com fretes e conseguiu comprar do fornecedor com menor preço e assim aumentou a sua oferta de preços promocionais ao consumidor final.
[pic 2]
4
PLANO DE CAPACITAÇÃO PARA O NÍVEL ESTRATÉGICO
Para melhorar o desenvolvimento gerencial é preciso definir objetivos. Sabendo aonde quer chegar com o negócio. Quando não se tem metas, qualquer caminho que seguir será bom o suficiente. Posteriormente, procure o superior, e estando de acordo com o que foi definido, desenhe um plano de ação para agir sobre tal problemas e encontrar algum modo de seguir o caminho que foi estabelecido. Alcançando seus objetivos terá uma gerência eficaz.
Desenvolver líderes: São atividades vivenciais, que são desenvolvidas no formato de dinâmicas de grupo, tem como objetivo capacitar profissionais para a prática de liderança, desenvolvendo atitudes que permitam influenciar os membros do grupo;
Primeiro Plano: “Liderança Individual”: Tem como missão melhorar sua própria vida, não transmitindo ao outro, o que não possui.
Segundo Plano: “Liderança em Grupo”: A capacidade do líder em influenciar o grupo que pertence, a partir de seu desempenho e valores, as pessoas sempre buscam como referências pessoas que são capazes de solucionar seus próprios problemas.
...