O EMPREENDEDORISMO SOCIAL DE SUCESSO
Por: Bruna Masculi • 19/3/2021 • Pesquisas Acadêmicas • 4.848 Palavras (20 Páginas) • 155 Visualizações
UNIVERSIDADE FEDERAL DO MARANHÃO
GRADUAÇÃO EM ADMINISTRAÇÃO
Chistyherle Pinheiro Ribeiro
EMPREENDEDORISMO SOCIAL DE SUCESSO
Disciplina: Metodologia Científica.
Professora: Kamila Sampaio.
São Luís
2021
Chistyherle Pinheiro Ribeiro
Empreendedorismo social de sucesso
Projeto de pesquisa apresentado à disciplina
Metodologia cientifica, sob a orientação da Profª
Kamila Sampaio.
São Luís
2021
Sumário
Introdução...............................................................................04
2.0 Justificativa........................................................................05
3.0 Problematização................................................................06
4.0 Objetivos............................................................................07
4.0 Gerais.................................................................................07
4.1 Especificos........................................................................07
5.0Referencial teórico.............................................................08
6.0 Metodologia.......................................................................13
7.0 Cronograma.......................................................................14
8.0 Bibliografia......................................................................
INTRODUÇÃO:
Os empreendedores sociais no mundo inteiro buscam soluções criativas para muitos males da sociedade e novas maneiras para promover o bem-estar social e restaurar o meio ambiente.
O setor cidadão tem um amplo campo de atuação e hoje em dia preocupa-se mais em capacitar pessoas a se desenvolverem e criar oportunidades de trabalho e renda do que fazer caridade.
O desenvolvimento consiste na eliminação de privações de liberdade que limitam as escolhas e as oportunidades das pessoas de exercer ponderadamente sua condição de cidadão. Nesse contexto as ações sociais deixam de ser assistencialistas e passam a se concentrar no auto desenvolvimento do indivíduo. Nessa área atua o empreendedor social com ideias criativas para resolver problemas da sociedade em grande escala e ao mesmo tempo gerar lucro para expandir o negócio de forma autossustentável, um exemplo são as corporações e associações onde todos os envolvidos empenham-se pela empresa social. Surge então um contratempo: Como encontrar oportunidade nos problemas sociais para além de resolver a situação gerar lucro para seu próprio desenvolvimento?
2.0 JUSTIFICATIVAS
A crescente necessidade de projetos sociais autossustentáveis, além de traçar um perfil de sucesso para o empreendedor social em sua atual construção.
Existe uma certa urgência para que medidas sustentáveis sejam adotadas, as ongs, para muitos, não viável visto a ausência de lucratividade. O empreendedorismo social traz uma contrapartida que preenche essa necessidade universal de benfeitorias sociais ao mesmo tempo que eleva a lucratividade empresarial, não havendo buracos em nenhum dos lados.
Esse tipo de empreendimento busca soluções para problemas sociais, com a lógica de mercado, oferecendo produtos e/ou serviços de qualidade, ajudando a combater ou diminuir desigualdades, promovendo inclusão e geração de renda, sendo também economicamente rentáveis. Segundo o IBGE, no Brasil, cerca de 168 milhões de pessoas se enquadram na camada de rendas consideradas as mais baixas, um argumento mais do que claro para a necessidade de maturar ideias que diminuam este impacto severo em nossa sociedade
Dessa forma, esse tipo de empreendimento busca soluções para problemas sociais, com a lógica de mercado, oferecendo produtos e/ou serviços de qualidade, ajudando a combater ou diminuir desigualdades, promovendo inclusão e geração de renda, sendo também economicamente rentáveis.
3.0 PROBLEMATIZAÇÃO
Todo empreendimento social nasce a partir da identificação de um problema na sociedade – seja ele de educação, saúde ou lazer, como exemplos – e propõe uma forma de corrigi-lo.
Portanto, se o empreendedor não identificar corretamente o problema social e se sua ideia de solução não for realmente uma oportunidade, o negócio será todo planejado e estruturado em bases frágeis, o que pode comprometer o seu futuro e desempenho.
Sendo assim, a identificação de problemas, a geração de ideias e a análise de oportunidades deve ser a primeira e mais exaustiva etapa do processo empreendedor.
4.0 OBJETIVO GERAL
O foco principal deste artigo é pesquisar o perfil do empreendedor social de sucesso nos projetos sociais de forma autossustentável.
O estudo sobre empreendedorismo social é importante porque é um negócio lucrativo que traz desenvolvimento para a sociedade. As empresas sociais, diferentes das ONGs ou de empresas comuns, utilizam mecanismos de mercado para, por meio da sua atividade principal, buscar soluções de problemas sociais.
Esse artigo irá analisar características importantes de empreendedores sociais através de uma pesquisa bibliográfica, exploratória e descritiva. Também será analisado a história um empreendedor social que desenvolveu um projeto.
4.1 OBJETIVOS ESPECÍFICOS
Definir quais as características do empreendedor social, averiguando como emergiram ideias bem-sucedidas no setor cidadão abrangendo questões comerciais e administrativas de uma estrutura empresarial em uma organização social de uma estrutura empresarial em uma organização social
...