O Fichamento Cirque de Soleil
Por: ascorregliano • 14/12/2016 • Trabalho acadêmico • 1.069 Palavras (5 Páginas) • 848 Visualizações
Estudo de Caso: Liderança e Processo de Gestão
Cirque du Soleil:
REFERÊNCIA: DELONG, Thomas J. e VIJAYARAGHAVAN, Vineeta “Cirque du Soleil”, Harvard Business School 405-P01, 06 de Abril de 2006.
O caso apresentado é sobre o Cirque de Soleil que foi criado em 1984 em uma cidade perto que Quebec no Canadá por artistas de rua. Guy Laliberté, ex-músico e engolidor de fogo foi um dos primeiros membros do Cirque e hoje presidente e CEO. Em 1984, 73 pessoas trabalhavam no Cirque se apresentando para uma média de 270000 pessoas, no final de 2001 eram mais de 2100 pessoas em todo mundo, dentre estes mais de 500 artistas se apresentando para quase 6 milhões de pessoas. No começo Laliberté dividia a administração do Cirque com Daniel Gautier, mas em 1998, Laliberté comprou a parte de Gautier e abraçou a gestão do Cirque sozinho.
O Cirque é um circo sem animais, que une artistas de rua, palhaços, acrobatas, ginastas, artistas em geral para fazer espetáculos teatrais e de dança. Foi em 1987 que conseguiu conquistar sua marca, quando saíram do Canadá para se apresentar pela primeira vez em Los Angeles nos EUA, e depois viajou se apresentando em outras cidades dos EUA, em 1990 conseguiu sua primeira produção europeia e em 1992 se apresentou na Ásia. Em 1998 por um projeto de publicidade abriu sua primeira loja em seu cinema permanente no Walt Disney na Flórida e em 1999 lançou seu primeiro filme “Alegria”, no ano de 2000 criou “Journey of Man”, uma produção cinematográfica distribuída pela Sony.
Para a captação dos artistas era realizada várias buscas por joias raras, nesse processo era levado em conta à interação entre eles para que não houvesse preconceitos, com cursos de idiomas e preocupação em trazer mais de um artista do mesmo lugar, para não se sentirem isolados, já para as crianças artistas o ideal era a inclusão de seus pais junto ao ambiente do circo. Essas eram formas de seus artistas estarem motivados para acompanhar o Cirque em suas apresentações, motivações não financeiras, mas sim de um sentimento de gostar do trabalho e do que faz. O intuito do Cirque era ajudar os artistas a crescer para que os artistas ajudassem o Cirque a crescer, um bom exemplo disso era durante as turnês, em que os artistas ficavam longe de suas casas por um longo período de tempo, para isso a produção do Cirque fazia de tudo para que o ambiente fosse estável e de harmonia, oferecendo transporte e comida de primeira qualidade a todos.
As turnês funcionavam porque o Cirque não fez só com que estar no circo fosse algo mágico, mas que também as turnês fossem algo mágico, os funcionários e artistas faziam amizades sinceras durante as turnês, o que fazia com que tudo fosse mais prazeroso. Um problema recorrente durante as turnês eram as contusões, o que fazia com que tivesse reestruturação no espetáculo, eliminando trechos, aumentando e reduzindo outros para compensar. As equipes estavam ali para servir aos artistas e muitos do pessoal que estava em turnê as vezes eram demitidos e depois recontratados em novos cargos pois eram valiosos para o Cirque. O Cirque não havia um manual de conduta, pois o pessoal de RH dava certa liberdade de comportamento aos artistas, por terem costumes e culturas diferentes, se fixassem algo para eles, o Cirque estaria arruinado. Em turnês também eram oferecidas festas para seus artistas, para estarem sempre felizes com seu trabalho, e depois das festas eram fornecidos transportes para que ninguém dirigisse bêbado e designava pessoas para ficar de olho com o objetivo de evitar brigas ou assédios.
O Cirque du Soleil é um circo voltado para o público adulto, pois cada espetáculo é criado por experiências pessoais, como alegria, angústia ou imaginação. Quando um cliente vai a um espetáculo o intuito do Cirque é que ele saia de lá sentindo que tudo é possível. Para o circo o espetáculo é um bem de luxo, para pessoas que tem certa renda mais elevada, pois se eles decaem a qualidade do espetáculo para atingir pessoas de renda menor, fará com que o espetáculo não seja o mesmo, com isso desmotivando seus artistas. O objetivo com relação aos clientes é que cada um que saia de lá, volte na próxima temporada com mais gente para a apresentação, é um tipo de marketing grátis, pois os clientes se tornam fãs cativos.
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