O Fichamento Governando um Sonho Chinês
Por: evelinepsb • 23/10/2019 • Resenha • 737 Palavras (3 Páginas) • 253 Visualizações
UNIVERSIDADE ESTÁCIO DE SÁ
MBA EM ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA
Fichamento de Estudo de Caso
Eveline Aparecida Perdigão
Trabalho da Disciplina Controle Externo e Interno
Tutor: Prof. Antonio Luis Draque
Santa Bárbara, MG
2019
FICHAMENTO
TÍTULO: Controle Externo e Interno
CASO: Governando o "sonho chinês": corrupção, desigualdade e o Estado de direito.
REFERÊNCIA: DITTEL, Rafael. AMEGRITHMIRE. SZYDLOWSKI, KAIT. Governando O "Sonho Chinês": Corrupção, Desigualdade E O Estado De Direito. Harvard Business School. 9-715-023. Novembro. 05. 2015.
TEXTO:
O presente artigo, apresenta ideologia política e histórica vivida por anos na República Popular da China (PRC ou China). Conhecida como Mandato do Céu, a ideologia mais antiga do país, aconteceu a 221 A.C. Nesta ideologia citada, o poder era desfrutado pelas dinastias imperiais, eles acreditavam que a rebelião era uma forma de tirar a liderança de governantes imorais e que assim, poderiam substituí-los. Tais rebeliões foram provocadas por desastres naturais e pela fome.
Apresentando um contexto de guerra e humilhação, o autor descreve no artigo, que de 1644 a 1911, a dinastia Manchu-led Qing, conhecida pela guerra do ópio, se iniciou na Grã-Bretanha, ligando a China ao contrabando. Essa guerra, aconteceu durante o período de 1839 a 1842, tendo a China o comércio modificado pela derrota, instituindo o tratado de Nanjung.
A China, depois da devastação provocada pela Segunda Guerra Mundial, se recuperava, quando em 1930, a invasão do Japão trouxe uma ocupação brutal ao país.
Novas reformas e mudanças sociais políticas, aconteceram pelo Partido Comunista Chinês (CCP), com grandes transições de liderança. As grandes transições, ocorreram desde 1949, sendo duas em 2002 e duas em 2012.
O Maoísmo, em 1940, sobrepunha o Marxismo e reunia ideias Soviética, mediante a revolução chinesa, sendo denominada Marxismo-Leninismo.
No meio de tanta transformação, eis que nasceu o programa social sobre a prática, que buscava gerenciar de forma flexível a política social, em busca da verdade real, afrontando o sistema político da União Soviética, que era inflexível.
Diante do exposto, com a intenção de influenciar de forma positiva, foram implantadas campanhas.
A China, politicamente, lançava campanhas que buscavam alcançar metas extremas de mobilização e propaganda intensiva. A campanha de transformação, foi a primeira campanha a ser lançada. O objetivo da campanha era transparecer para a sociedade, acaso, medo, periculosidade e hostilidade. A segunda campanha, a campanha de produção de rotina, tinha ênfase prejudicial a rotina, porém, mantinha as características da primeira.
Durante esse lapso, os civis viraram trabalhadores de grande escala, onde eram avaliados pelo quanto poderiam produzir
...