O Fichamento do Texto Capítulo 10: “Modelos Econômicos”
Por: Bruna Ferreira • 25/6/2022 • Artigo • 367 Palavras (2 Páginas) • 105 Visualizações
[pic 1]
Nome do(a) Aluno(a): Fulano Beltrano da Silva
Curso: Administração
Período: 2º
Disciplina: Economia
Professor(a): Ricardo Paixão
Data da Entrega: 01/10/2021
Título: Como os economistas pensam.
Autor(a) do Texto: Gregory Mankiw
Fichamento do Texto - Capítulo 10: “Modelos Econômicos”.
Os economistas utilizam de diversos artefatos para expressarem suas ideias, relatos e objetivos, uma delas são os modelos econômicos, que possuem como principal função, sintetizar em equações matemáticas as relações entre variáveis econômicas. Ajudam a por de lado detalhes irrelevantes sobre o que se está buscando, e focar apenas no que é essencial.
Tais modelos contêm dois tipos de variáveis: exógenas – de origem externa, insumos introduzidos, e endógena – que derivam do próprio modelo, sendo resultados do mesmo.
Tendo como exemplo o mercado de pizza, Gregory exemplifica a prática das variáveis dentro do modelo, e como isso afeta o negócio, tornando-se essenciais para o entendimento do mesmo.
Usando como base uma pizzaria, pode-se relacionar as variáveis endógenas ao preço e quantidade de pizzas que são produzidas, e as exógenas a oferta (de produtos para a produção) e demanda (renda do consumidor).
A partir do aumento da demanda, que ocorre devido ao aumento da renda do consumidor, isso gera uma variação para fora da curva da demanda para a direita, gerando assim um novo ponto de equilíbrio no gráfico, com a demanda maior e consequentemente a oferta maior.
Com a diminuição da oferta, que podo ocorrer devido ao aumento do custo de produção, acontece uma variação para fora da curva da oferta, um deslocamento para a esquerda, gerando assim um novo ponto de equilíbrio. Aonde a oferta é menor, e consequentemente a demanda.
Para Mankiw tais tipos de gráficos e modelo podem ser prejudiciais, pois, pela falta de realismo e variáveis que não estão presentes nos modelos, atitudes podem ser tomadas sem a total compreensão do que ocorre, prejudicando assim o negócio como um todo. Porém, dependendo do objetivo inserido ao mesmo, a realização do modelo pode ser exatamente o que se precisa para fazer com que o mercado no qual se está inserido avance com sucesso. A construção de modelos econômicos nos exige muito cuidado, e muito bom-senso, como afirma o autor em sua própria conclusão.
Referências:
MANKIW, N. Gregory. Macroeconomia. Editora LTC - Rio de Janeiro, 1997.
...