TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Gerenciamento da Empresa Spartaccus

Por:   •  14/6/2022  •  Trabalho acadêmico  •  769 Palavras (4 Páginas)  •  128 Visualizações

Página 1 de 4

* Introdução

Nesse projeto, atuaremos com a consultoria de recursos humanos para auxiliar o seu José Augusto, um senhor autoritário, e que além de engenheiro, é dono da empresa de construção civil, Spartaccus. Ele já observou que será necessário contratarmos dois mestres de obra, um eletricista e três encanadores, para conseguirmos construir 110 novas escolas no município. Já contamos com duas arquitetas, que são as filhas do seu José, e um gerente comercial, seu genro Amir.

Observamos então que além de termos a necessidade de fazer novas contratações, será fundamental gerenciar estrategicamente todos os contratados, incluindo as filhas, o genro e o próprio senhor José. Adotaremos alguma medidas que facilitarão nosso caminho para o sucesso organizacional.

* Desenvolvimento:

Tendo em vista que há uma diversa gama de fatores de riscos numa construção civil, devemos contratar profissionais capacitados e com experiência na área, para concluirmos tudo com excelência, dentro do prazo estipulado. A divulgação das vagas será feita já deixando explícito os cargos disponíveis, a carga horária exigida, o salário, e os requisitos necessários.

Contaremos com o sistema de Recrutamento e Seleção (R&S) para automatizar o processo seletivo e auxiliar na escolha dos candidatos mais adequados, assim, é possível organizar as várias etapas do processo e fazer uma triagem inicial direcionada. O investimento em implementação e manutenção é rapidamente neutralizado pela redução do tempo gasto em leitura de currículos.

A partir daí, adotaremos o subsistema de Aplicação de Pessoas, que representa a fase em que o novo colaborador, é inserido na empresa. Essa aplicação é indispensável nessa organização, afinal, as filhas do senhor José não tem um horário de trabalho estabelecido, e ele, é bem rígido. Precisamos integrar os novos funcionários de forma a qual não haja desconforto entre nenhum dos colaboradores, por isso, lidaremos com a fase de ambientação, que se dá pelo conhecimento da equipe e de integração à cultura organizacional. Essa é a primeira impressão que ambas as partes terão quando o trabalho iniciar efetivamente. 

Para que os contratados dessa empresa estejam motivados e engajados, teremos que mostrar as vantagens de fazer parte desse time, investiremos em treinamentos de ambientação com toda a equipe para que todos se apresentem e conheçam uns aos outros, dinâmicas de apresentação também serão bem vindas.

Avaliaremos se o colaborador está se adaptando ao funcionamento da empresa de maneira geral. Nos colocaremos disponíveis para cada funcionário de maneira aberta, deixando claro que cada um deles poderá contar conosco, assim fica mais fácil promover um diálogo aberto para feedbacks. Essa implementação é fundamental para evitarmos possíveis conflitos dentro da empresa, entre os funcionários.

O próximo subsistema a ser adotado, é a Manutenção de Pessoas, esta é a fase da retenção de talentos, que visa reduzir os percentuais de turnover da empresa. O turnover é um índice de rotatividade, que ilustra o número de funcionários que deixam a organização e a necessidade de novas contratações. Uma pesquisa do site PayScale divulgada pela revista Época aponta

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5 Kb)   pdf (41.9 Kb)   docx (9 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com