O Governador de um determinado estado
Por: suiene17 • 9/2/2018 • Trabalho acadêmico • 877 Palavras (4 Páginas) • 320 Visualizações
AD1: Questões discursivas
Analise os casos a seguir e responda ao que se pede de maneira fundamentada.
1 - O Governador de um determinado estado, inconformado com o número de servidores públicos na área da saúde que responde a processo administrativo disciplinar, resolve colocar tais servidores em disponibilidade e, para tanto, edita decreto extinguindo os respectivos cargos.
Considerando a hipótese apresentada, empregando os argumentos apropriados e a fundamentação legal pertinente ao caso, responda aos itens a seguir.
- A extinção de cargos públicos, por meio de decreto, está correta? Justifique. (Valor: 2,0)
Não. A extinção de um cargo público deve ser feita mediante lei específica.
DECRETO No 3.151, DE 23 DE AGOSTO DE 1999.
Art. 1o Este Decreto disciplina a prática dos atos de extinção e de declaração de desnecessidade de cargos públicos, bem assim a dos atos de colocação em disponibilidade remunerada e de aproveitamento de servidores públicos em decorrência da extinção ou da reorganização de órgãos ou entidades da Administração Pública Federal direta, autárquica e fundacional.
Art. 2o Respeitados o interesse público e a conveniência da administração, os cargos públicos podem ser declarados desnecessários, nos casos de extinção ou de reorganização de órgãos ou de entidades.
Art. 4o Autorizada por lei, a extinção de cargo público far-se-á mediante ato privativo do Presidente da República.
- É correta a decisão do Governador de colocar os servidores em disponibilidade? (Valor: 2,0)
Sim. Porém apenas os servidores efetivos possuem este direito, os em estágio probatório não.
Seção XI
Da Disponibilidade e do Aproveitamento
Art. 30. O retorno à atividade de servidor em disponibilidade far-se-á mediante aproveitamento obrigatório em cargo de atribuições e vencimentos compatíveis com o anteriormente ocupado.
Art. 31. O órgão Central do Sistema de Pessoal Civil determinará o imediato aproveitamento de servidor em disponibilidade em vaga que vier a ocorrer nos órgãos ou entidades da Administração Pública Federal.
Parágrafo único. Na hipótese prevista no § 3o do art. 37, o servidor posto em disponibilidade poderá ser mantido sob responsabilidade do órgão central do Sistema de Pessoal Civil da Administração Federal - SIPEC, até o seu adequado aproveitamento em outro órgão ou entidade. (Parágrafo incluído pela Lei nº 9.527, de 10.12.97)
- Durante a disponibilidade, os servidores públicos percebem remuneração? (Valor: 1,0)
Sim. A remuneração é proporcional ao tempo de serviço do servido e é levado em consideração se seu cargo possuía aposentadoria especial.
Art. 5o Extinto o cargo ou declarada sua desnecessidade, o servidor estável nele investido será imediatamente posto em disponibilidade, com remuneração proporcional ao respectivo tempo de serviço. DECRETO No 3.151, DE 23 DE AGOSTO DE 1999.
...