O Livre comercio
Por: hug02o14 • 15/11/2017 • Trabalho acadêmico • 656 Palavras (3 Páginas) • 168 Visualizações
1.Introdução
Questão proposta desse trabalho:
• O que significa “livre comércio” entre países?
2. Livre comércio
O livre comércio é uma das etapas da integração econômica caracterizadas como: zona tarifária prioritária, área de livre comércio, união aduaneira, mercado comum.
Acordos de livre comércio foram fundados desde a Segunda Guerra Mundial e seus picos ocorreram com o advento de vários grupos de consolidação econômica na década de 1990. Esta relação de crescimento foi justificada pela globalização e provocou dinâmicas intensas de acumulação de capital mundial.
O GATT, Acordo Geral sobre Tarifas e Comércio, promulgou regulamentos pa-ra criar áreas de comércio livre e união aduaneira. A união aduaneira é diferente do livre comércio, é que a união aduaneira delega os direitos aduaneiros do país e es-tabelece tarifas comuns para todos os países. Por outro lado, o livre comércio ape-nas fornece relações entre os signatários dos tratados, respeitando as políticas tari-fárias de cada país.
Para ser considerado uma área de livre comércio, em conformidade com o GATT, os itens negociados entre os membros do grupo devem exceder 80%. Devido a esta relação, os países parceiros reduzem ou eliminam as barreiras tarifárias dos bens comercializados, promovendo o comércio entre os membros do grupo e asse-gurando a livre concorrência. Os produtos vendidos no país terão o mesmo preço que os itens vendidos em outros países assinantes.
A Organização Mundial do Comércio (OMC), sucedeu o GATT, é a responsá-vel por regulamentar e aprovar estes acordos de livre comércio.
3. Acordos de livre comércio ao longo dos anos
NAFTA, que é o Acordo de Livre Comércio da América do Norte, contrato que inclui Canadá, EUA e México, é um modelo da zona de livre comércio em operação. Os Estados Unidos, na década de 90, propôs a criação da Área de Livre Co-mércio das Américas (ALCA), que seria um dos maiores acordos de comércio livre para atingir toda a América, incluindo 34 países, somando o maior Produto Interno Bruno do planeta. No entanto, o acordo não se vingou, porque a maioria dos países em questão entendeu que essa relação daria privilégios somente aos Estados Uni-dos.
O Mercosul, que foi iniciado com a Argentina, Brasil, Paraguai e Uruguai. Formou o livre comércio na América do Sul. Assegurando que a grande parte dos bens fabricados nesses países fossem comercializados entre eles, desobrigando-os do pagamento de taxas de importação. Ao longo do tempo, o Mercosul criou outras relações econômicas e atualmente constitui bem mais que somente uma relação comercial. Além do mais, os estados membros do Mercosul assinaram um acordo de livre comércio com Israel chamado Acordo de Livre Comércio. O objetivo deste acor-do é promover o comércio de 10 anos entre Israel e os países do Mercosul. Os im-postos sobre o Mercosul e as exportações de Israel foram abolidos e a competitivi-dade do mercado em cada região foi fortalecida.
Os nove países da Comunidade dos Estados Independente (CEI), a Armênia, a Rússia, a Ucrânia, a Bielorrússia, o
...