O Marketing Societal
Por: Lorraine • 19/8/2018 • Pesquisas Acadêmicas • 505 Palavras (3 Páginas) • 183 Visualizações
O Marketing Societal encontra-se amplamente correlacionado com a exposição difundida de valores sociais, ou seja, apresenta princípios e ações que podem ser realizados pela sociedade para eliminar, ou consideravelmente diminuir os problemas tão comuns nos meios sociais, tais como desmatamento florestal, má alimentação e etc, são valores e preceitos apresentados aos seus respectivos públicos-alvo por empresas de forma distinta, estando as causas sociais sendo apresentadas de forma que estão relacionadas às marcas, produtos ou serviços da empresa.
O desígnio é associar a marca as boas práticas e consequentemente a preocupação social, para isso, o artifício da publicidade é deveras relevante, haja vista que a palavra de mudança de hábitos será exposta através dela, os resultados obtidos são altamente positivos, tanto para as empresas quanto para a sociedade de forma geral, considerando que a empresa de fato apresenta uma forma eficiente de unir a aquisição de produtos ou serviços com atitudes de cunho social que trazem benefícios não só a população como ao meio ambiente por exemplo, se considerarmos as empresas que buscam formas de manufaturar seus produtos de maneiras sustentáveis, ou que apoiem ONG’s como uma realização de uma conscientização através de campanhas.
Um belíssimo exemplo disso é a Química Amparo – Ypê Industrias, que com sua política ambiental, atribui a um de seus valores enquanto instituição, a responsabilidade de construir um mundo melhor praticando ações que contribuam para o futuro das pessoas e do planeta, tendo como uma de suas principais ações o Projeto Florestas Ypê, uma parceria com a Fundação SOS Mata Atlântica, uma ONG que defende os remanescentes da Mata Atlântica.
De acordo com dados fornecidos pela empresa em lume, esse projeto faz parte do Programa Florestas do Futuro, que tem por escopo contribuir com a conservação da biodiversidade e proteção dos recursos hídricos, bem como a restauração de áreas degradadas, tendo o seu “quê” de desenvolvimento social, pois um dos benefícios do projeto é a geração de empregos diretos, além da educação ambiental da qual a comunidade que se torna envolvida com as atividades se beneficia, o que por sua vez, pode estimular ações para o desenvolvimento sustentável e o amplo exercício da cidadania socioambiental. Ainda de acordo com dados expostos pela empresa, desde o início do projeto até o ano de 2016, já foram plantadas 600 (seiscentas) mil árvores, em áreas de preservação permanente em São Paulo. E mais do que isso, a empresa completa o seu ciclo de responsabilidade ambiental por meio das estações de tratamento de efluentes e de esgotos, fazendo a reutilização da água em seus processos internos, onde nenhum tipo de efluente é despejado na natureza sem que antes tenha sido diligentemente tratado.
Referências:
YPÊ INDUSTRIAS. PROJETOS. Disponível em: <http://www.ype.ind.br/projetos> Acesso em: 28/07/2018;
FOLHA DE SÃO PAULO. TOP OF MIND’17. TOP MEIO AMBIENTE. Disponível em: <https://www1.folha.uol.com.br/topofmind/2017/10/1930579-de-volta-a-lideranca-isolada-ype-se-destaca-entre-os-mais-escolarizados.shtml> Acesso em: 28/07/2018;
KOTLER, Philip; LEE, Nancy, Marketing Social – Influenciando comportamentos para o bem, 3ª Ed. Porto Alegre, Editora Bookman, 2011.
...