O PLANO DE DESLIGAMENTO
Por: thaisfrezende28 • 26/8/2020 • Trabalho acadêmico • 431 Palavras (2 Páginas) • 119 Visualizações
1° Passo: Realizar um levantamento do histórico funcional de cada trabalhador, que inclua:
- os investimentos realizados pela empresa com treinamentos e capacitação;
- os resultados obtidos nas avaliações de desempenho;
- os cargos ocupados na empresa desde o ingresso na empresa;
- a remuneração e os benefícios recebidos, juntamente com uma avalição comparativa com o mercado de trabalho;
Todas essas informações ajudarão na elaboração do perfil do trabalhador e em conjunto facilitarão a tomada de decisão. Como o processo de demissão é caro, é necessário que a avalição seja bem-feita e a decisão de desligamento não seja precipitada.
2° Passo: Criar ações para minimizar o impacto dos desligamentos sobre os demais funcionários.
É necessário trabalhar o clima organizacional na empresa para que demissões involuntárias não afetem os demais funcionários e não prejudiquem a produtividade da empresa. Para tal deverão ser implantadas ações preventivas, corretivas e de manutenção, como as descritas a seguir:
- Manter um processo de feedback individual
É importante que a empresa possua um processo de feedback para que os funcionários saibam se estão rendendo o que a empresa deseja e também para que os gestores tenham uma importante ferramenta para decidir quem demitir, caso necessário.
- Divulgar informações comparativas da organização em relação ao mercado externo
Divulgar para os funcionários informações comparativas da organização em relação ao mercado, como atuação, resultados, perspectivas, de modo a proporcionar transparência e evitar fofocas dentro da organização.
- Ter critérios bem definidos, justos e éticos para demitir funcionários
Saber o porquê está demitindo é fundamental para compartilhar com a empresa a decisão. Deve-se deixar de lado quaisquer intrigas pessoais entre chefe e empregado ou entre empregado e colegas de setor, por motivos emocionais externos às situações do ambiente de trabalho.
- Compartilhar a decisão com a liderança
Todos os líderes da empresa devem saber o porquê a empresa está demitindo para que se possa dizer a verdade aos seus subordinados e evitar rádio peão.
- Utilizar de ética e respeito durante o desligamento
Não importa o motivo do desligamento, o profissional deve ser tratado com respeito. Ele nunca deve ser desligado por e-mail ou ter seu acesso à empresa bloqueado. É fundamental nunca criar o clima de que o funcionário está sendo expulso da empresa. Isso evita que os outros projetem o que pode ser feito com os que ficaram.
3° Passo: Realizar uma entrevista com o funcionário demitido.
A entrevista de desligamentos serve para obter informações e a opinião do ex-funcionário com relação a conduta da empresa, ao relacionamento com os colegas, as políticas de remuneração para saber onde é possível melhorar, saber se o funcionário está saindo satisfeito e qual a imagem que ele levará da empresa.
...