O PLANO DE NEGÓCIOS – RESTAURANTE SMAK
Por: valestudante • 14/5/2015 • Trabalho acadêmico • 2.094 Palavras (9 Páginas) • 282 Visualizações
CURSO ADMINISTRAÇÃO
1ª SÉRIE
VALDEREZLOPES LUIZ ANTONIO CYPRIANO RA: 2850187072
O PLANO DE NEGÓCIOS – RESTAURANTE SMAK
Atividades Práticas Supervisionadas apresentada a disciplina de EMPREENDEDORISMO E COMPORTAMENTO ORGANIZACIONAL, como requisito a adquirir conhecimento e parcialmente frequência avaliativa para conclusão do semestre.
Orientador: Profº Henrique Lanchi
PRINCIPAIS MOTIVOS DE INSUCESSO
Pesquisas apontam que a cada dez pequenas empresas brasileiras fecham suas portas em dois anos de atividade. Segundo dados do Sebrae, as empreses culpam a falta de clientes, a alta carga tributária, ausência de capital de giro, brigas entre sócios, falta de apoio do governo, vendas insuficientes para ter o retorno de lucro esperado, dívidas mal avaliadas, falta de informação, falta der criatividade, inexperiências, falta de crédito, falta de iniciativa, incapacidade de organizar detalhes, medo de competição com os ourtros, deslealdade, ausência do bom senso, falta de disposição para fazer o que se pede para outros fazerem. Existem também outras causas tendo 5 com maior destaque:
ORULHO – Profissionais que já alcançaram sucesso e a perda da humildade. Tais pessoas acham que sabem de tudo e tem respostas para tudo, por esse motivo acabam perdendo a modéstia e foco. Elas têm olhos apenas para si próprias.
INDIVIDUALISMO – Não há como mater uma empresa quando se esquece da mesma e das outras pessoas que a compõem. Quando temos uma equipe temos que trabalhar todos juntos com um só objetivo. Caso seja um empreendedor individual, muda-se o contexto, mas ainda assim deve-se pensar em um todo, pois sua opinião é de total importância, mas pode não ser a melhor.
ROTINA E APEGO À TRADIÇÃO – Visando hoje, empresas, empregados e gerentes, necessitam frequentemente reiventare renovar a si mesmos. No mercado competitivo seus valores de ontem não sustentam a realidade de hoje ou de amanhã.
PROMOVIDO AO SEU NÍVEL DE INCOPETÊNCIA – Conhecido como “ O Príncipe de Peter”, motivo esse fundado na ideia que todo empregado tende à suvir seu nível de incompetência, ou seja, ter promoção enquanto trabalha de forma competente. Chegando ao seu limite de aptidão, o indivíduo, não possui mais sua capacidade suficiente para se manter no cargo e fracassa.
VOCÊ PERDEU A FÉ NA EMPRESA – Nem sempre a culpa é do profissional. A qualquer hora ou momento, as empresas podem ir pra direção errada. É dificil trabalhar todos os dias com total eficácia quando, no fundo, voccê sente que os negócios não estão indo pra lugar nenhum.
Quem é empreendedor saber que não existe fórmula mágica para um negócio dar certo, porém é possível diminuir a probabilidade de falência.
Muitos empresários começam a atuar sem fazer um plano de negócio. Antes de tudo é necessário planejar, organizar, dirigir e controlar, o objetivo do Plano de negócio é este, para que a empresa não tenha problemas futuros. Deve-se também pesquisar o público-alvo, fornecedores, variáveis, localização adequada, quanto mais informaçãoes o empreendedor tiver sobre seu ramo de atividade maiores são as chances de sucesso.
O pequeno empreendedor, ao abrir sua empresa muitas vezes não se preocupa com o controle das finanças e esquerce que há impostos que devem ser pagos em alguns meses do ano, que podem não sert nos melhores mesers de faturamento. Por isso é preciso ter cautela e saber guardar, serm fazer retiradas antecipadas.
É necessário também que o empreendedor tenha uma equipe qualificada e eficiente, que trabalhe com ele em equipe, pricnipalmente o funcionário que terá contato direto e diariamente com o cliente, visando assim um excelente contato para que o cliente seja fiel aquela empresa ou produto por ela lançado. Nunca abandonar seu cliente, dar a ele sempre o amparo que precisar, isso com certeza o fará se sentir bem, confiante e jamais o abandonará.
Lembrando sempre: “Cliente satisfeito é um cliernte fiel”
Demostra-se também que são poucos aqueles empreendedores individuais que procuram orientações qualificadas, para informar-se da realidade do mercado e o contexto econômico social. Lembra-se que atualmente existe uma série de pol[iticas públicas que levam os empresários a procurar agencias como o “SEBRAE”, que pode promover auxilio profissional adequado e necessário na manutenção de uma empresa. Na maioria dos casos mostram o principal fator de insucesso é a falta de conhecimento acadêmico e prático de gestão empresarial, além disso, ausência e falhas na confecção do plano de negócios da empresa, que resulta em boa parte das altas taxas de mortalidade empresarial.
Conclui-se que em relação ao insucesso precoce das empresas, tem-se como principal fator a falta de investimento e desqualificação dos empresários na constitruição e gerenciamnto de suas empresas. E mais falta der incentivo na diminuição de impostos, que rersultam em altas taxas de mortalidade prematura de pequenas e médias empresas.
A IMPORTÂNCIA DE UM PLANO DE NEGÓCIO EM UMA EMPRESA
Todo bom consultor empresarial, antes de qualquer passo na prática normalmente monta um Plano de Negócios. Mas você sabe o que é? Pois bem geralmente é um documento grande, com muitas formalidade, ele nada mais é que uma espécia de roteiro a ser seguido para se conseguir chegar ao sucesso. Totalmente individual e deve ser feito um para cada empresa, pois cada uma deles tem necessidades diferentes. Mesmo quer seja o mesmo segmento de mercado de um amigo, melhor um Plano de Negócios se, pois suas condições são diferentes das dele.
...