O Poder e a Importância do Marketing na Gestão Financeira das Organizações
Por: Naianny • 27/5/2015 • Trabalho acadêmico • 2.956 Palavras (12 Páginas) • 339 Visualizações
[pic 1]ASSOCIAÇÃO DE EDUCAÇÃO E CULTURA DE GOIÁS – AECG
FACULDADE PADRÃO
DEPARTAMENTO DE GRADUAÇÃO E PÓS-GRADUAÇÃO
CURSO DE ADMINISTRAÇÃO
O Poder e a Importância do Marketing na Gestão Financeira das Organizações.
Rafael Henrique Lacerda Tiago¹
RESUMO
Diante de um cenário competitivo e de frequentes mudanças, os empreendedores vem buscando estratégias para garantir a sustentabilidade das empresas. O uso das ferramentas de marketing tem sido indispensáveis para as organizações. O marketing é fundamental para aquelas empresas que desejam se adaptar as mudanças do mercado e atender da melhor maneira possível as necessidades e os desejos dos consumidores visando clientes fidelizados e a obtenção de lucros. Este estudo tem como objetivo identificar os meios que asseguram o sucesso financeiro das organizações, através do uso de ferramentas de marketing na gestão estratégica, e qual a real importância do marketing na gestão financeira das empresas. O presente artigo trata-se de um estudo bibliográfico, onde foram realizadas revisão bibliográfica acerca do amplo tema, sendo este estudo de caráter descritivo. Dessa forma, podemos concluir a importância da gestão financeira para o exercício do marketing, visto que o marketing proporciona bons resultados à organização.
Palavras-Chaves: Marketing. Gestão Financeira. Sucesso Empresarial
______________________________
¹Graduando do curso de administração. Endereço eletrônico: rafahlt@live.com
INTRODUÇÃO
O sucesso das organizações está ligado à capacidade de se diferenciar no mercado e atender as necessidades dos seus clientes de maneira eficaz. Devido à grande competitividade no mundo empresarial as organizações devem buscar novas ferramentas e estratégias de marketing se quiserem obter vantagens e diferenciação no mercado, sendo assim, o presente estudo aborda a importância do marketing como ferramenta fundamental para a gestão financeira das organizações.
Uma organização que deseja se perpetuar no mercado em que atua, além de ter toda atenção voltada para o marketing, com o objetivo de conquistar resultados qualitativos, satisfação de seus clientes e consequentemente alcançar resultados financeiros, não pode se dar ao luxo de menosprezar o que o marketing pode gerar de valor a ela. Diante da atual conjuntura é necessário compreender: quais as estratégias de marketing podem ser utilizadas para o sucesso financeiro de uma organização?
Nesse contexto, o objetivo deste estudo concentra-se em verificar, identificar e descrever alguns métodos através do uso de ferramentas de marketing que levam ao sucesso financeiro de uma empresa. Visto que, o marketing está ligado diretamente a tudo que envolve o mercado, pois estuda as necessidades das pessoas buscando satisfazê-las e tornando-as clientes fiéis, garantindo assim, a obtenção de mais lucros para as organizações.
O presente estudo foi desenvolvido com base em pesquisas bibliográficas mediante o levantamento de obras de autores renomados nas áreas de marketing e administração. Foram realizadas também pesquisas em sites, revistas, jornais e livros especializados, bem como artigos científicos, dissertações e teses. De acordo com Almeida Júnior (2001), “a pesquisa bibliográfica é a atividade de localização e consulta de fontes diversas de informações escritas, para coletar dados gerais ou específicos a respeito de determinado tema”.
Trata-se portanto, de um assunto de grande importância e de interesse de todas as organizações uma vez que, o sucesso financeiro de uma organização está diretamente ligado ao sucesso do departamento de marketing de uma empresa.
Este trabalho foi desenvolvido para mostrar a relevância deste tema e contribuir como fonte de informação para acadêmicos de administração, como forma de objeto de estudo, empresários e para o público em geral.
2. FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA
2.1 Conceito de Marketing
O marketing é um tema que a cada vez mais tem se tornado indispensável para as organizações. As empresas têm nele um importante aliado na luta por seus mercados, enquanto isto, novas aplicações deste tema são propostas a cada dia, e com o devido conhecimento do conceito de marketing, suas oportunidades e estratégias, é possível consolidar sua atuação no mercado e aumentar a lucratividade empresarial.
Devido a grande competitividade no mercado atual, os produtos do mundo inteiro podem afetar as vendas de suas empresas e de outras, podendo aumentar ou diminuir a demanda, crescendo ou caindo a produção, enfim, para se manter no mercado atualmente, as organizações procuram e necessitam trabalhar de forma séria, pois, são vários os casos de produtos concorrentes que possuem graus iguais em qualidade, produção e preço dos produtos.
Dessa forma o fator que passa a ser determinante na venda dos produtos e serviços é um setor ao qual muitas empresas estão investindo bastante e que tem dado muitos resultados. O marketing, que através dos seus meios transmite confiança, conhecimento e indução, entre outros, ao consumidor final na hora da escolha dos seus produtos e serviços.
O marketing está relacionado às ações de mercado que precisam ser trabalhadas de forma eficiente para garantir boas relações com o público consumidor e se que materializa na relação satisfatória entre a empresa e o cliente.
“Marketing é o conjunto de estratégias e ações que provêm o desenvolvimento, o lançamento e a sustentação de um produto ou serviço no mercado consumidor”. (Dicionário Aurélio, 2004, p.1097).
Boone e Kurtz (1995), define o marketing como o processo de planejar e executar a concepção, definição do preço, promoção e distribuição de ideias, bens e serviços, criando trocas que atendam a objetivos individuais e organizacionais.
McNamara (1972), também define o conceito de marketing e afirma que é uma filosofia de administração empresarial, baseada na aceitação da orientação para o cliente e para o lucro por parte de toda a empresa, e no reconhecimento da importância do papel do papel marketing em comunicar as necessidades do mercado para os principais departamentos corporativos da empresa.
...