O Projeto de Contábeis
Por: Sidney Souza de Sá • 25/4/2022 • Projeto de pesquisa • 1.377 Palavras (6 Páginas) • 63 Visualizações
UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO DE JANEIRO
Departamento de Contabilidade – FACC
Projeto de Pesquisa em Contabilidade
Profs. Marcia Maria Machado Pereira
Sidney Souza de Sá
Orientador: Julio César Mendes
Reflexos da Reforma Tributária
Impacto nos escritórios de contabilidade
Rio de Janeiro, 2021
RESUMO
DE SÁ, S. S. Reflexos da Reforma Tributária. Proposta de Projeto Final de Graduação em Ciências Contábeis, na Faculdade de Administração e Ciências Contábeis, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2021.
Há muito tempo o assunto reforma tributária é discutido por politicos no Brasil, cujo atual cenário é de tributação e constantemente tachado de injusto, complexo e pesado, fazendo com que os vários setores da sociedade clamem por mudança.
Hoje existem duas PECs (Proposta de Emenda Constitucional) sobre o tema a serem julgadas: a PEC 45/2019 da Câmara dos Deputados e a PEC 110/2019 do Senado Federal.
Ambas têm por objetivo simplificar o modelo de arrecadação de impostos e tributos atuais sobre a produção e comercialização de bens e sobre a prestação de serviços, impactando nas obrigações fiscais municipais, estaduais e federais.
Além disso, as duas PECs também sugerem a extinção de vários impostos, unificando-os em dois novos: no IBS (Imposto sobre Bens e Serviços) e no Imposto Seletivo.
Considerando que a unificação de impostos irá gerar menor complexidade nas tarefas diárias do escritório. Certamente isso acarretará uma perda de arrecadação, pois tarefas menos complexas tem custo reduzido.
Esse impacto poderá gerar demissões, pois precisaria de menos pessoal para realizar as rotinas diárias de um escritório contábil.
SUMÁRIO
1. Introdução 4
2. Objetivos e Justificativa 4
3. Revisão da Literatura 5
4. Metodologia 6
5. Aspectos operacionais 7
5.1. Cronograma 7
REFERÊNCIAS 8
- Introdução
É a apresentação do trabalho e deve indicar a delimitação do assunto tratado, entre outros elementos necessários para situar o tema do trabalho. É onde se apresenta “O Problema”, em que se faz uma descrição da situação inicial, antes de começar a investigação.
Deve indicar o tema do trabalho, ou da pesquisa, de maneira clara e simples, apresentar, sinteticamente, a metodologia de trabalho e fazer rápidas referências a trabalhos anteriores, que tratem do mesmo assunto.
A introdução é finalizada com uma síntese das seções subsequentes (ver exemplo na introdução deste Modelo).
- Objetivos e Justificativa
Explicita-se aqui a questão principal, ou questões, objeto do trabalho. Onde indica o resultado que pretende a alcançar. Objetivos se formulam, em geral, com o verbo no infinitivo. Aborda-se aqui do que estará sendo tratado e porque deverá ser tratado. Aqui também podem ser formuladas as perguntas a serem respondidas, em que estes objetivos estiverem representados. Neste sentido, se delimita o tema, ou se determina o recorte do que será e do que não será tratado no trabalho. Em outras palavras, ao que se refere à proposta e ao que não se refere, sem sombra de dúvidas ao leitor da proposta. Para um aprofundamento na questão de como formular objetivos e delimitação do problema, recomenda-se consultar o texto disponibilizado, sobre teses em Saúde Pública (TOBAR e YALOUR, 2001).
A justificativa, em termos da relevância, pode ser colocada no grau de importância que este projeto tem para a área que o autor busca a formação acadêmica. Responder a esta questão é justificar em termos da relevância do trabalho proposto, sua contribuição.
- Revisão da Literatura
Aqui é apresentado o quadro teórico, de onde se fundamenta o trabalho. O que já se sabe e o que não se sabe mas está indicado numa busca prévia e é de seu conhecimento. Dá consistência à pesquisa, moldura e constitui o estado da arte, também denominado com o Marco Teórico.
Segundo Tobar e Yalour (2001), o Marco Teórico pode ser abordado de duas maneiras. Por um lado, como um Marco Teórico, propriamente dito, quando se respalda em uma teoria bem fundamentada, de onde se encontra um recorte teórico. Por outro lado, como um Marco Referencial, quando não se dispõe de uma teoria que o sustente e, neste caso, o esforço é de trazer as teorias mais próximas que existem para perto, relacionadas ao seu problema.
As perguntas que devem ser feitas e respondidas são: o que sabemos até hoje sobre o problema? Quem o estudou? Como foi estudado? Há mais de uma posição? Caso sim, em que se diferenciam? (TOBAR e YALOUR, 2001).
- Metodologia
Por Metodologia, entende-se uma explicação minuciosa e detalhada, com rigor e exatidão de toda ação a ser desenvolvida no método (caminho) do trabalho proposto, de pesquisa. Ou seja, é uma explicação do tipo de pesquisa, do tipo de instrumental a ser utilizado (questionário, entrevista etc), do tempo previsto, da equipe de pesquisadores e da divisão do trabalho, das formas de tabulação e tratamento dos dados, enfim, de tudo aquilo que se utilizou no trabalho de pesquisa.
Deve-se apresentar a maneira, ou o caminho que será adotado para se responder aos questionamentos estabelecidos anteriormente, na proposta de trabalho.
Em geral, tanto em Monografias, quanto em Projetos Práticos, porém, mais explicitamente do ponto de vista do Projeto Prático, a metodologia tem seu desdobramento, basicamente, em duas formas. A primeira diz respeito ao conteúdo do projeto e a segunda tem um caráter técnico. Ou seja, por um lado, deverão ser feitas pesquisas de referências para o conteúdo do projeto, seja este um documentário um filme de ficção, um evento, um show, uma gravação de áudio, entre outras possibilidades. Por outro lado, do ponto de vista técnico, existem formas e formas de se concretizar uma intenção, ou de se chegar a um mesmo resultado, que, neste caso deve ser explicitado nas escolhas e alternativas do (s) autor (es).
...