O Recrutamento e Seleção
Por: Filucas Borges Souza • 20/5/2015 • Trabalho acadêmico • 1.417 Palavras (6 Páginas) • 267 Visualizações
[pic 1][pic 2][pic 3]
[pic 4]
[pic 5][pic 6][pic 7]
[pic 8]
[pic 9]
[pic 10]
[pic 11][pic 12]
[pic 13]
SUMÁRIO[pic 14]
1 INTRODUÇÃO 3
2 DESENVOLVIMENTO 4
3 CONCLUSÃO 9
REFERÊNCIAS 10
1 INTRODUÇÃO
O presente trabalho descreve as ações práticas da empresa Rei das bicicletas, na contratação de um auxiliar de serviços gerais. A empresa atua no mercado de Medeiros Neto há aproximadamente 4 anos.
Utilizou-se para isso a pesquisa bibliográfica de livros de autores renomados com Maximiano, os livros do semestre em curso e o conhecimento adquirido no mesmo, fazendo sempre analogias entre a teoria e a prática.
Este tem como objetivo aperfeiçoar os conhecimentos dantes adquiridos no 4º semestre de Administração.
2 DESENVOLVIMENTO
A gestão de pessoas tem o papel de desenvolver as pessoas de forma que elas possam desempenhar o seu papel de maneira satisfatória, para tanto se torna necessário que haja planejamento, para realização e coordenação dos talentos dentro da empresa. De acordo com Pascoal (2006, p. 4), “muitas empresas afirmam que o recurso mais importante de que se depõem é seu pessoal, mas poucas são as que criam padrões para contratação, medem resultados e buscam talentos para fazer carreira e não apenas para preencher uma vaga”.
Chiavenato (1999, p. 6) afirma que:
“A gestão de pessoas é uma área muito sensível à mentalidade que predomina nas organizações. Ela é contingencial e situacional, pois depende de vários aspectos, como a cultura que existe em cada organização, a estrutura organizacional adotada, as características do contexto ambiental, o negócio da organização, a tecnologia utilizada, os processos internos e uma infinidade de outras variáveis importantes”.
Nessa área há a chamada descrição de cargo, través desta os gestores organizam os cargos individuais, detalham as tarefas a maneira como é realizada. Ponte nos dá algumas dicas para que seja elaborada uma boa descrição de cargos:
"A descrição deve ser elaborada de forma simples e clara para que alguém que não conheça determinado cargo possa compreendê-lo. Os detalhes devem ser descritos para evitar duvidas e os que não contribuam para a sua compreensão devem ser eliminados. Caso seja colaboradores termos poucos conhecidos ou técnicos, estes devem ser definidos. A descrição e a especificação referem-se ao cargo e não ocupante deste. Portanto, devem ser descritas as tarefas especificados os requisitos exigidos pelo cargo e não o eventual ocupante sabe fazer. Dessa forma, se o ocupante sabe um idioma estrangeiro, mas o cargo exige tal conhecimento essa informação não deve fazer parte da descrição e especificação do cargo" (PONTES, 2002, p. 77)
Descrição de Cargo
Título: auxiliar de serviços Gerais
Reporta-se ao: Gerente de Recursos Humanos
Divisão: Recursos Humanos Departamento: Serviços Gerais
Principais Atribuições: Trabalhos de limpeza, conservação e organização de mobílias. Lavar e limpar cômodos, pátios, pisos, carpets, terraços e demais dependências da loja; Preparar e servir café, chá, água, etc. Remover, transportar e arrumar móveis, máquinas e materiais diversos. Guardar e arranjar objetos, bem como transportar pequenos objetos. Transmitir recados. Buscar e entregar documentos nas agências bancárias. Executar, enfim, outras tarefas do cargo sob a ordem do Superior Imediato.
Competências Técnicas: Ensino fundamental incompleto
O recrutamento é a primeira etapa quando uma empresa necessita de um novo colaborador.
As organizações estão sempre agregando novas pessoas para integrar seus quadros, seja para substituir funcionários que se desligam, seja para ampliar o quadro de pessoal em épocas de crescimento e expansão. Quando elas perdem funcionários e precisam substituí-los ou quando crescem e sua expansão requer mais pessoas para tocar as atividades, ativam o processo de agregar pessoas. (CHIAVENATO 1999, p. 106)
O objetivo do recrutamento consiste em atrair candidatos e, para que seja eficaz, deverá fazê-lo em numero suficiente para fornecer o processo de seleção e assim permitir que este funcione. Trata-se, pois de um “sistema de informação” que visa à divulgação de oferta de oportunidades de emprego ao mercado de Recursos Humanos (Chiavenato, 2000). Mas, antes da divulgação e antes dos recursos ao mercado de trabalho, ou seja, antes de proceder ao recrutamento propriamente dito, é necessário efetuar um planejamento (Rocha, 1996) das “necessidades presentes e futuras de recursos humanos na organização” (Chiavenato, 2000, p. 198).
Depois de abastecer o processo seletivo de sua matéria-prima básica que são os candidatos, que é o processo de recrutamento como vimos anteriormente, a Seleção constitui a etapa seguinte, cujo objetivo básico segundo Chiavenato (1999 p. 81), “[...] Escolher e classificar os candidatos adequados às necessidades da organização.”
Para Marras (2002, p. 79), o processo de seleção de pessoal baseia-se fundamentalmente na análise comparativa de dois itens que são:
• especificações do cargo – “o que o cargo requer”– variável obtida através da Análise e Descrição do Cargo para saber quais os requisitos que o cargo exige de seu ocupante e
• características do candidato – “o que o candidato oferece” – variável obtida através da aplicação de Técnicas de Seleção para saber quais as condições pessoais para ocupar o cargo.
Existem algumas ferramentas que são essenciais nesse processo, são as chamadas técnicas de seleção.
Após reunidas a informações sobre o cargo a ser preenchido, o passo seguinte é a escolha das técnicas de seleção para conhecer e escolher os candidatos adequados, sendo agrupadas em cinco categorias: entrevistas, provas de conhecimento ou capacidade, testes psicométricos, testes de personalidade e técnicas de simulação. (CHIAVENATO, 1999, p. 114)
...