O Recrutamento e Seleção
Por: ceolin • 28/10/2015 • Artigo • 3.965 Palavras (16 Páginas) • 270 Visualizações
Recrutamento e Seleção
Diana Queiroz Freitas; Ismael Luiz Bedin; Giuliano Thomas; Leomir Ceolin; Sonia Mara Camargo
Artigo científico elaborado à Universidade Norte do Paraná - UNOPAR, como requisito parcial para a obtenção de média semestral nas disciplinas de direito empresarial e trabalhista, gestão de pessoas e responsabilidade social e ambiental, sob a orientação dos professores: Janaina V. Testa; Elisete Alice Z. de Oliveira; Ana Céli Pavão;Sérgio de Goes Barboza e Fabiane T. Muzardo
__________________________________________________________________________
RESUMO
O processo de recrutamento e seleção de pessoas exige que os profissionais responsáveis por essa área estejam qualificados para contratar as pessoas corretas para a organização. Com isso, torna-se necessário analisar cuidadosamente todas as etapas que envolvem esses processos, como por exemplo, escolher o tipo de recrutamento, interno ou externo, considerando suas vantagens e desvantagens, selecionar os melhores candidatos à vaga, seja através de testes, entrevistas ou demais técnicas. Com a utilização de processos de recursos humanos a contratação passa a ter um método mais objetivo e preciso, de acordo com as necessidades da organização, respeitando o indivíduo candidato à vaga.
Palavras-chave: recrutamento, seleção, analise de cargos, técnicas de seleção, recursos humanos.
INTRODUÇÃO
O presente artigo descreve sobre os principais desafios que o setor de Recursos Humanos tem durante o processo de recrutamento e seleção. Dentro desse, serão abordados conceitos, métodos e teorias sobre o referido tema. Na sua elaboração, será utilizada a análise e interpretação de dados coletados em pesquisa bibliográfica realizada em livros.
Com o aumento da necessidade de pessoas qualificadas dentro das organizações, torna-se cada vez mais importante que as empresas utilizem todas as ferramentas disponíveis para alcançar sucesso na formação do seu quadro de funcionários. Nesse contexto, um bom recrutamento, que virá através de uma descrição de cargo detalhada, poupará recursos e esforços dos profissionais envolvidos. Esse processo findará com a seleção do melhor candidato à vaga.
Após o recrutamento, surge a seleção dos candidatos, onde serão analisadas as qualidades dos candidatos, almejando encontrar aquele que melhor se adequará ao cargo.
Diante do dinamismo do atual mercado de trabalho, onde as empresas travam suas batalhas em busca do lucro, o recrutamento e a seleção tornaram-se ferramentas essenciais para que haja êxito na contratação de novos talentos, que devem estar preparados para desempenhar eficientemente suas funções.
Em busca do sucesso empresarial, é necessário que as empresas invistam no seu setor de Recursos Humanos, pois este é o canal de entrada de novos colaboradores.
DESENVOLVIMENTO
Hoje em dia, onde a competição entre as empresas está cada vez mais acirrada, é fundamental que haja um processo minucioso de recrutamento e seleção de funcionários. As empresas necessitam de funcionários qualificados, eficazes e dinâmicos, que venham a aderir a ideologia da empresa, para que esta se torne cada vez mais competitiva, almejando sempre estar um passo a frente das suas concorrentes.
Segundo CHIAVENATO (2009, p. 68), recrutamento é um conjunto de técnicas e procedimentos que visa atrair candidatos potencialmente qualificados e capazes de ocupar cargos e oferecer competências para a organização. É basicamente um sistema de informação por meio do qual a organização divulga e oferece ao mercado de RH as oportunidades de emprego que pretende preencher. Um processo de recrutamento deve ser dinâmico, capaz de atrair quantidade e qualidade para que a seleção do candidato tenha um resultado satisfatório para a organização.
O recrutamento - importante ferramenta de recursos humanos, cada vez mais utilizada na administração, se conduzido de forma eficaz, pode economizar tempo e dinheiro para a empresa. De acordo com Ribeiro (2006, p. 56), é necessário levar em conta três fatores quando for feito um processo de recrutamento: quantidade de candidatos - quanto maior for o número destes, maior será a probabilidade da empresa conseguir contratar um funcionário capacitado ao cargo; qualidade dos candidatos - é necessário fazer um anúncio bem detalhado do cargo almejado, pois, desta forma, maior a chance de filtrar apenas os melhores candidatos, e; permanência - esta diz respeito à permanência dos candidatos selecionados na vaga, pois muitos acabam desistindo da vaga pouco tempo depois de serem selecionados, já que o anúncio de seleção acabou não contando todos os detalhes da oportunidade.
A literatura conceitua dois principais tipos de recrutamento: interno e externo. O recrutamento interno é aquele que aproveita as oportunidades e os talentos dentro da organização. Este processo é mais rápido e ocasiona menos gastos, disponibilizando recursos para outras atividades. O recrutamento interno pode ocorrer com ou sem promoção, havendo ou não transferência para outra unidade da empresa. O recrutamento interno pode ocorrer através da intranet, mural da empresa ou, se a empresa possuir, no jornal corporativo. Para que esse tipo de recrutamento ocorra, é necessário que a empresa tenha uma política de administração de cargos clara, objetiva e estruturada. Esses requisitos servirão para evitar constrangimentos com funcionários que não sejam aceitos no cargo ofertado e para que o motivo da recusa seja, também, claro e transparente.
O recrutamento interno possui algumas vantagens e desvantagens. Algumas vantagens já foram citadas anteriormente, as outras são: segurança em relação aos recursos humanos utilizados, uma vez que a empresa já conhece o material humano disponível e; motivação, sendo que uma promoção pode elevar a moral do funcionário, e isto acontecendo, o seu rendimento será maior. Isso também fará com que ele busque se aperfeiçoar, procurando obter maior conhecimento para conseguir nova promoção. Por outro lado, esse processo também apresenta desvantagens, que são: pode gerar acomodação, evita que novos talentos entrem na organização, protecionismo, entre outros.
O recrutamento externo ocorre quando a organização busca novos talentos no mercado, não utilizando o banco de dados já existente. Esse estilo de recrutamento possui diversos meios de divulgação: anúncios impressos (jornais, panfletos e revistas)
...