TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Trabalho Seminário

Por:   •  10/7/2021  •  Trabalho acadêmico  •  442 Palavras (2 Páginas)  •  195 Visualizações

Página 1 de 2

Sugere-se que o grupo se guie, em sua apresentação, pelas seguintes questões:

  1. Com qual a área, incluindo macroprojeto e linha de pesquisa, do ProfEPT a dissertação analisada dialoga?

R:  Organização e Memórias de Espaços Pedagógicos na Educação Profissional e Tecnológica (EPT)

Macroprojeto 4 - História e memórias no contexto da EPT

  1. Qual o tema da Dissertação analisada?

R: Memória institucional na sala de aula

  1. Qual o objetivo da Dissertação analisada?

R:  

Geral:

Analisar as contribuições da gamificação para promover a divulgação da memória institucional do IFS/Campus São Cristóvão na sala de aula aos alunos do ensino médio integrado.

Específicos:

Examinar os conhecimentos, percepção e vivências que os alunos do ensino médio integrado têm sobre o percurso histórico da instituição;

· Investigar a vivência com jogos e games dos alunos do ensino médio integrado;

· Elaborar uma prática gamificada para abordar, de forma lúdica, a memória do IFS/Campus São Cristóvão dentro da sala de aula.

  1. Qual o direcionamento teórico e os principais autores elencados pela dissertação analisada?

R:

ALVES, Lynn ; NINHO, Marcelle Rose da Silva; DINIZ, Marcelo Vera Cruz. Gamificação:diálogo com a educação. In: FADEL, Luciane Maria et al (org.). Gamificação na educação.São Paulo: Pimenta Cultural, 2014.

ALVES, Lynn; RIOS, Vanessa; CALBA, Thiago. Games e aprendizagem. In: LUCENA,Simone (org.) Cultura digital: jogos eletrônicos e educação.Salvador: EDUFBA, 2014

CANDAU, Joel. Memória e Identidade. São Paulo: Contexto, 2016

CIAVATTA, Maria. A formação integrada: a escola e o trabalho como lugares de memória e de identidade. IN: FRIGOTTO, Gaudêncio; CIAVATTA, Maria; RAMOS, Marise. Ensino Médio Integrado: Concepção e contradição. 3 ed. São Paulo: Cortez, 2012

LE GOFF, J. História e memória. Campinas: Editora da Unicamp, 2013

MATTAR, João. Games em educação: como os nativos digitais aprendem. São Paulo: Pearson Prentice Hall, 2010.

RICOEUR, Paul. A história, a memória, o esquecimento. Campinas: Editora da Unicamp, 2007.

SAVIANI, Dermeval. Trabalho e educação: fundamentos ontológicos e históricos. Revista Brasileira de Educação, Campinas, SP, v.12, n.34, p. 152 -165, jan. /abr., 2007.

ZANONI, Elton Frias. Gamificação, aprendizagem e ensino de história: construção de estratégias didáticas com ferramentas online. Dissertação (Mestrado em Ensino de História) - Universidade do Estado de Santa Catarina, Florianópolis, 2016

A autora da dissertação utilizou como fonte para elaboração do produto educacional e a mesma julgou como importante para elaboração do mesmo as bibliografias que se encontram na tabela da pagina 68 da dissertação.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.2 Kb)   pdf (68.4 Kb)   docx (8.9 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com