O USO DA ESTATÍSTICA NAS ORGANIZAÇÕES
Por: Jwendel15 • 21/4/2015 • Trabalho acadêmico • 2.131 Palavras (9 Páginas) • 213 Visualizações
O USO DA ESTATÍSTICA NAS ORGANIZAÇÕES:
O ser humano no ambiente organizacional
1 INTRODUÇÃO
As organizações vêm crescendo cada vem mais com as novas tecnologias e com a globalização, dessa forma o ser humano vem também sofrendo mudanças para acompanha e interagir com essas novas tecnologias, que exige a capacitação correta para o bom uso da mesma nas organizações. O ser humano vem se adaptando-se a essas mudanças para não corre o risco de perder o seu emprego, pois as organizações vem exigindo cada vez mais dos seus trabalhadores, que devem ser capacitados de acordo com a sua função exercida na empresa.
Uma organização exigi de seu administrador ser uma pessoas que tenha previsões que ajude nas escolhas que venha a ser executadas na empresa. Para ajudar o administrador nessas decisões precisas, ele utiliza-se de uma técnica bem usada há muito tempo, que é a estatística.
Nesse trabalho iremos falar bastante como é usado à estatística nas organizações, como ajuda nas decisões a serem tomadas para obter bons resultados, o uso da estatística em várias áreas do conhecimento não sendo apenas usada em matemática e estatística mais em várias outras áreas que precisa de dados para um melhor estudo e resultados satisfatórios. Falaremos também como as organizações devem realizar a gestão de pessoas para que elas possam desempenhar o seu papel de maneira satisfatória destro das organizações. Sobre cultura organizacional como um sistema de valores, expressos através de rituais, mitos, hábitos e crenças comuns aos membros de uma instituição, que assim produzem normas de comportamento. E ao logo do trabalho vamos debater outros assuntos interessantes para o nosso conhecimento e entendimento sobre o assunto abordado no nosso tema e subtema acima citado.
2 O USO DA ESTATÍSTICA NAS EMPRESAS
A sociedade muda constantemente, não sendo possível determinar o momento exato de quando essa mudança ocorre. A inserção de determinados instrumentos na vida cotidiana das pessoas reflete diretamente na maneira como elas se comportam socialmente, tendo em vista que é no âmago social que se constituem as preferências e as limitações de consumidor.
Não nos comunicamos apenas pela escrita; o conjunto de fatores sociais diz muito sobre a forma de pensar das pessoas, assim como as tradições e a cultura de um povo esclarecem muitos aspectos da sua forma de ver o mundo e de aproximar-se dele.
Então, a constatação de que os fatos sempre ocorrem dentro de um contexto determinado nos induzem a concluir que os consumidores ao preferirem algum produto tem um motivo e esses motivos podem ser desvendados com o uso de técnicas apropriadas. E é aí que a estatística consegue executar uma de suas finalidades em construir dados que possibilitem visualizar a realidade social.
Tendo em vista que na sociedade moderna instauraram-se novas exigências de leituras dos códigos e linguagens nos meios de comunicação e no cotidiano das organizações. Atualmente, quase todos os meios de comunicação, como jornais, revistas, rádios, televisão e internet lançam mão de modelos estatísticos como gráficos, diagramas, pictogramas, tabelas e pesquisas pra integrar e enriquecer seus conjuntos de informações a serem divulgadas para a população. E nesse time está o sistema empresarial que se utiliza da estatística por meio da análise de probabilidade para gerirem seus planejamentos e atos comercias, ajudando a melhorar o desempenho de seus negócios.
3 O USO DA ESTATÍSTICA EM VÁRIAS ÁREAS DO CONHECIMENTO
A utilização da estatística deve ser estudada por todo e qualquer profissional que queira ter lugar no mercado de trabalho para que tenha em suas características profissionais a capacidade de lidar com suas realidades. Assim ele ao construir estatisticamente passe por procurar fundamentar suas práticas com base numa seleção de indicadores mais ou menos sortidos de acordo com as conveniências do momento, alicerçando os objetivos de seus projetos de forma contextual.
Os bancos universitários devem inserir em seus conteúdos instrumentos estatísticos que venham a preparar os futuros profissionais para o mercado de trabalho, visto a importância do desenvolvimento do pensamento estatístico frente às necessidades de todas as áreas do conhecimento. Desta forma vemos que a estatista não estar restrito somente aos profissionais da área de matemática e estatística mais a todos os interessados que precisarem desse método de análise.
4 O USO DA ESTATÍSTICA NO PROCESSO DE TOMADA DE DECISÃO NAS ORGANIZAÇÕES
O uso de estatísticas é necessário à obtenção dos resultados visados pelas organizações, e não somente para medir os avanços rumo a esses resultados. Os dados estatísticos são importantes para o início, o desenvolvimento e manutenção das organizações, pois não somente monitoram o progresso como também contribuem para a obtenção dos resultados medidos pelas estatísticas.
Todavia, reconhecer a importância da estatística é uma coisa; tomar providências e decisões nesse sentido é outra. Ainda resta muito a fazer para garantir o melhor uso das estatísticas, a fim de criar um ambiente propício ao desenvolvimento, adaptando-se a nova realidade internacional dos mercados de produtos e serviços globalizados. A evolução vertiginosa de novas tecnologias e o acesso às informações caracteriza um novo cenário de crescentes complexidades e incertezas, onde a questão da competitividade torna-se imperativa, exigindo que as organizações qualifiquem seus processos produtivos, tendo em vista um novo paradigma do consumidor: qualidade e custo.
Sempre visando melhorar a qualidade para propiciar maior competitividade em busca de ampliar o mercado consumidor, as organizações estão sempre pesquisando fatores como:
Redução drástica de custo;
Redução drástica da variação e dos defeitos;
Maior conhecimento das expectativas e necessidades dos clientes;
Maior conhecimento dos processos;
Melhor tomada de decisão gerencial;
Rápida introdução de produtos e serviços, em resposta aos clientes.
A estatística auxilia na programação da venda do produto, na forma de desenvolver um layout, na produção, na comercialização, na divulgação, nas cobranças, no processo pós venda, enfim, é imprescindível
...