O líder 360º - Resenha Crítica
Por: Isa Andrade • 21/6/2017 • Resenha • 691 Palavras (3 Páginas) • 689 Visualizações
[pic 1][pic 2]
UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO DE JANEIRO
Escola de Comunicação – ECO
Administração para Publicidade
Prof. Eduardo Refkalefsky
Por: Isabela de Andrade
DRE – 113201739
MAIO/2017
RIO DE JANEIRO
RESENHA CRÍTICA DO LIVRO
“O LÍDER 360” (JOHN C. MAXWELL)
(Págs. 31 a 41)
Nesse trecho do livro, o autor apresenta dois de muitos desafios que um líder do escalão médio pode enfrentar: o Desafio da Tensão e o Desafio da Frustração.
O primeiro, ele desvenda dizendo que a chave para atravessar com sucesso essa tensão é aprendendo a ser líder a despeito das restrições que os outros lhe impuseram. Como líder do escalão médio, a autoridade que você tem não é sua. A menos que você seja o dono e CEO da empresa, o poder que você tem lhe foi emprestado por alguém que tem mais autoridade. E essa pessoa tem o poder de tirar-lhe essa autoridade ao demiti-lo, rebaixá-lo ou transferi-lo para outra área da empresa. Se isso não criar tensão, nada irá.
Os efeitos do Desafio da Tensão variam no temperamento e habilidade de líder para líder, mas cinco fatores que afetam o modo como a tensão impacta um líder são apresentados:
- Capacitação: os limites entre autoridade e responsabilidade impacta a força com que sentimos o Desafio da Tensão.
- Iniciativa: bons líderes raramente pensam em termos de limites; em vez disso, pensam em termos de oportunidades. Quanto mais forte o desejo de iniciativa, maior será a possibilidade de tensão, pois se os limites forem estendidos constantemente é provável que irrite os outros.
- Ambiente: deve-se avaliar se consegue ser bem-sucedido no ambiente de acordo com o nível de tensão que ele apresenta; se os aspectos positivos da organização pesam mais do que os efeitos negativos do ambiente. O ambiente varia por líder.
- Parâmetros de trabalho: somente quando realmente se passa a entender o trabalho e sabe realiza-lo é que ele reduz a tensão que se sente por estar no escalão médio da organização.
- Apreciação: quanto mais se deseja receber crédito e reconhecimento, mais frustrado poderá ser, já que o miolo da organização não recebe tanto reconhecimento público e apreciação quanto os líderes que estão no topo.
Depois de apresentar os possíveis motivos da tensão, o autor dá dicas de como aliviar o Desafio da Tensão:
- Fique a vontade no escalão médio da organização, o conforto cria expectativas.
- Saiba o que “ter” e o que largar;
- Encontre rápido acesso às respostas;
- Nunca viole sua posição ou a confiança do líder;
- Encontre uma maneira de aliviar o estresse.
Já quando se trata do Desafio da Frustração, o autor afirma que não é o seu trabalho conserta o líder, mas sim, agregar valor. Há muitos tipos de líderes ineficientes a quem é frustrante seguir. Alguns exemplos são citados:
...