O perfil do consumidor até 2020
Por: CAROLL1994 • 14/4/2017 • Trabalho acadêmico • 2.909 Palavras (12 Páginas) • 426 Visualizações
Conteúdo
Introdução 2
1. Novos mercados para os próximos bilhões de consumidores: 3
1.1. Consumo exigente: Maior exigência por produtos e serviços de qualidade, incluindo a valorização crescente da certificação e da rastreabilidade. 3
1.2. "Consumo +60": Aumento da demanda por produtos e serviços orientados ao consumidor com mais de 60 anos em virtude do envelhecimento populacional. 3
1.3. Consumo de baixa renda: Ingresso de novos consumidores à economia de mercado e aumento da demanda por bens de consumo popular pelas classes de baixa renda (C, D e E). 4
1.4. Consumo saudável: Valorização da saúde nas decisões de consumo e aumento da demanda por produtos e serviços orientados a uma vida saudável. 4
1.5. Consumo responsável: Aumento da conscientização socioambiental do consumidor e intensificação das exigências éticas e de eficiência no processo produtivo. 5
1.6. Consumo precoce: Aumento do poder de decisão de compra exercido pelas crianças e adolescentes sobre o consumo familiar. 5
1.7. Consumo online: Aumento das transações comerciais utilizando a Internet. 6
1.8. Consumo prático: Aumento da demanda por produtos e serviços de elevada praticidade e que contribuam para a otimização do tempo. 6
2. Descentralização da concentração de riquezas 7
2.1. África terá 1,1 mil milhões de consumidores em 2020: 7
Referências: 10
Introdução
Nos próximos anos, as pequenas, médias e grandes empresas irão se deparar com mudanças significativas nos perfis de seus clientes. Cada vez mais exigentes ao consumir a grande variedade de produtos disponibilizados por estas empresas.
Os clientes procurarão por inúmeros fatores como, por exemplo: o envelhecimento da população, a valorização da qualidade de vida e o aumento significativo do poder de consumo das classes de baixa renda, serão os maiores responsáveis pela introdução de novos consumidores, pois representarão um número bem expressivo e dedica uma parte maior da renda, que será exposto para um novo cenário mercadológico.
As tendências a serem destacadas logo a seguir, demonstram a grande quantidade de transformações no comportamento dos consumidores, exigindo uma necessidade maior de segmento de mercado e diferenciação de produtos e serviços a serem oferecidos.
- Novos mercados para os próximos bilhões de consumidores:
O cenário econômico com a crescente riqueza das economias dos países emergentes oferecerá maior disponibilidade de produtos de consumo para os próximos bilhões de consumidores. A contribuição estimada ao PIB global em 2020 será de dez trilhões de dólares, a composição deste PIB englobará algumas tendências de consumo como:
- Consumo exigente: Maior exigência por produtos e serviços de qualidade, incluindo a valorização crescente da certificação e da rastreabilidade.
O consumidor, cada vez mais conhecedor de seus direitos, exigem selos de certificação e de garantia nos produtos que pretendem adquirir. Requisitos que são indispensáveis para assegurar a qualidade dos produtos presente nos mercados de consumo. Os serviços disponibilizados pelas empresas também deverão satisfazer às expectativas dos consumidores, essencialmente em critérios como rapidez e conforto.
A rastreabilidade de produtos e processos produtivos permitirá não apenas adequá-los às normas de qualidade, mas também a requisitos de aparência, funcionalidade, manutenção e principalmente possuir acesso à informações em tempo real, aplicação, localização e os processos aos quais o produto se relaciona.
- "Consumo +60": Aumento da demanda por produtos e serviços orientados ao consumidor com mais de 60 anos em virtude do envelhecimento populacional.
O expressivo aumento da longevidade da população brasileira, em apenas 24 anos (1980-2004) e o aumento da expectativa de vida ao nascer em nove anos, elevou a média de vida de 62,2 anos em 1980 para 71,7 anos em 2004, e 72,9 em 2008.
A renda mensal dessa faixa etária tem crescido significativamente. Estudos e análises realizados pela Tetra Pak, apontam que o poder de compra dos consumidores acima de 60 anos irá superar R$ 30 trilhões em todo mundo em 2020.
Segundo, Libby Costin, vice-presidente Global de Marketing da Tetra Pak, diz que a "geração sênior" investe 20% de seu orçamento em alimentos e bebidas.
Outro dado relevante do estudo é que, na hora de escolha de alimentos e bebidas, 88% das pessoas acima de 60 anos priorizam a ‘qualidade do produto’ como fator essencial para a compra. A pesquisa entrevistou mais de 40 mil pessoas, de 27 países, em 2017, incluindo o Brasil, e a metade das pessoas afirmaram que pagariam mais caro, desde que o produto fosse de melhor qualidade, confirmando assim a preocupação de adquirir produtos cada vez mais eficientes.
...