OS FUNDAMENTOS DA ADMINISTRAÇÃO
Por: anieli • 19/5/2019 • Trabalho acadêmico • 2.541 Palavras (11 Páginas) • 195 Visualizações
SUMÁRIO
1. INTRODUÇÃO
2. OBJETIVO
2.1. Objetivo geral
3.FUNDAMENTOS DA ADMINISTRAÇÃO
3.1. A empresa
3.2.Denominação e forma da constituição
3.3.Principais concorrentes
3.4.Organograma da organização
3.5. Gestão da organização
3.6.Motivação
3.7.Projetos
4. ECONOMIA E MERCADO
4.1. Câmbio
4.2. Política monetária
4.3. Inflação
5.MATEMATICA APLICADA
6.TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO
6.1.Comunicação
6.2. Internet, Extranet e Intranet
7. RECURSOS MATERIAIS E PATRIMONIAIS
8.CONCLUSÃO
9.REFERENCIAS BIBILIOGRAFICAS
1. INTRODUÇÃO
Trata-se o presente estudo uma abordagem da história e fundamentos aplicados na empresa Baterias Moura. Será estudo todos os processos gerenciais.
Líder no mercado brasileiro de baterias para veículos automotivos e fornecedor premiado nacional e internacionalmente, o Grupo Moura mantém parcerias tecnológicas e comerciais com os maiores fabricantes mundiais do setor e tem se destacado por desafiar continuamente o destino reservado para empresas que nascem no interior do Nordeste.
2. OBJETIVO
O objetivo deste trabalho é estudar o a empresa Moura Bateria, seus fundamentos administrativos, comunicação empresarial, técnicas de informáticas, matemática, recursos Materiais e Patrimoniais e a economia do mercado.
2.1. Objetivo geral
Analisar com detalhes seus departamentos e como executam determinadas tarefas dentro da organização.
3.FUNDAMENTOS DA ADMINISTRAÇÃO
O objetivo da ação administrativa é interagir as pessoas, melhorar a comunicação entre elas, assim mantendo-as motivadas.
A empresa Baterias Moura se preocupa com o bem-estar e a valorização das pessoas, pois acreditam na importância de exercer um papel positivo na comunidade na qual está inserida. Por isso a Moura conduz uma série de ações de responsabilidade social, sempre voltadas para o desenvolvimento de sua cidade sede: Belo Jardim (PE).
A Baterias Moura ficou entre as 11 empresas melhores colocadas no resultado geral da pesquisa em todos os pilares. A premiação já acontece há 11 anos e tem grande relevância na área de RH no país. Possui diversos certificados, como:
- Certificado Duns Number D&B 2008;
- Certificação ANATEL;
- Certificação de qualidade;
- Excelência em Qualidade
- Certificação Q1 da Ford Motor Company;
- ISO/TS 16949;
- ISO 14001;
- ISO 9001.
3.1. A empresa
A Acumuladores Moura S.A., mais conhecida pelo nome de fantasia Baterias Moura surgiu no município pernambucano de Belo Jardim, em 1957, tendo como seu fundador o empresário e recém-formado químico industrial Edson Mororó Moura. A ideia primária era produzir baterias para automóveis, com a reciclagem das placas de chumbo de baterias usadas.
A empresa nasceu em estado precário, com linha de montagem artesanal e baixíssima tecnologia, o maquinário utilizado na época foi adquirido de uma pequena fábrica paulista de baterias que tinha falido, e o know how para fabricação era incipiente, com pouquíssimos profissionais especializados. Como consequência, as unidades produzidas eram de baixa qualidade, sendo rejeitadas pelo mercado recifense. Além disso, o reduzido número de veículos que trafegavam pelo agreste era incapaz de garantir a sobrevivência do negócio (RUTKOWSKI, 2000).
Os altos prejuízos forçaram o empresário a mudar o foco do negócio, utilizando o chumbo proveniente das baterias para fabricar cartuchos de rifles e espingarda de caça. Numa época em que a caça era largamente praticada no Nordeste, inclusive como meio de sobrevivência em algumas áreas, a Moura obteve grandes lucros, capitalizando-se a ponto de, em 1967, conseguir um financiamento da recém-criada Sudene no valor de, aproximadamente, um milhão de dólares. O capital foi investido na compra de novas máquinas e equipamentos importados, que permitiram à empresa aumentar sua produção de 50 para 5.000 baterias por mês (MORAIS, 1999). De forma a obter a tecnologia necessária para melhorar a eficiência e a qualidade do produto, ainda em 1967, foi firmada uma parceria com a maior fabricante mundial de baterias, a inglesa Chloride.
Com o avanço tecnológico, a Moura começou a produzir baterias de qualidade, expandindo as vendas para outras regiões do país. E como a Chloride tinha acordos com algumas montadoras de carros, a Moura passou a ser peça original dessas montadoras no Brasil. A partir daí a empresa começou a atuar em todo o território brasileiro. Foi quando surgiram as unidades de distribuição.
3.2.Denominação e forma da constituição
Pessoa jurídica, a empresa Baterias Moura é totalmente nacional de capital fechado, constituída por mais de um sócio e acionistas. Possui sete fábricas (cinco em Belo Jardim-PE (sede), uma em Itapetininga-SP e uma em Pilarna Argentina) e uma capacidade de produção anual que ultrapassa dez milhões de unidades. Sua sede administrativa está situada na capital pernambucana, Recife.
3.3.Principais concorrentes
Os principais concorrentes da Baterias Moura são:
- Baterias Heliar, tradicional no mercado, com quase 20 anos de experiência. Se destaca pela alta durabilidade e presença da tecnologia Powerframe, que garante resistência à corrosão.
- Baterias Bosch, é uma marca bastante conhecida no cenário mundial, e conta com sua linha de baterias, sendo a Silverstar a principal linha de baterias da empresa. Contando com as tecnologias AGM e EFB, que visam garantir maior durabilidade. A bateria conta com grades expandidas e ligas de prata, o que aumenta consideravelmente sua durabilidade frente aos concorrentes.
...