OS FUNDAMENTOS DA ADMINISTRAÇÃO
Por: Franciele122 • 25/5/2019 • Trabalho acadêmico • 2.559 Palavras (11 Páginas) • 277 Visualizações
UNIVERSIDADE PAULISTA – UNIP EAD
PROJETO INTEGRADO MULTIDISCIPLINAR
CURSO SUPERIOR DE TECNOLOGIA
RELATÓRIO PIM I
ABRIL/2019
INTRODUÇÃO
O presente projeto tem como objetivo apresentar a empresa Itaú Unibanco Holding com base nos estudos efetuados em teoria de fundamentos da administração, comunicação empresarial e técnicas de informática.
No projeto será mostrado como são aplicadas as técnicas de acordo com os temas propostos em fundamentos da administração, apresentaremos a empresa como um todo e mostraremos qual a forma de administração utilizada pela mesma, em comunicação empresarial abordaremos a importância de planos de comunicação e como influencia na imagem da empresa e finalizando com técnicas de informática apontaremos quais ferramentas são utilizadas pela empresa.
FUNDAMENTOS DA ADMINISTRAÇÃO
A empresa que será apresentada neste trabalho é o Itaú Unibanco Holding que atua no setor financeiro desde 27/09/1924 teve início na cidade de poços de caldas (mg) com os fundadores João Moreira Salles e Alfredo Egydio de Souza Aranha.
O banco oferece aos clientes os seguintes produtos e serviços: conta-corrente, cartões de créditos, seguros, créditos e financiamentos, investimentos e previdência além do cambio Itaú que permite aos clientes comprar ou vender moeda estrangeiras. Alguns serviços são Itaú 30 horas, Itaú Uniclass, Itaú Personnalité e Itáu private bank.
Possui cerca de 5 mil agências no Brasil e no exterior, 26.000 caixas eletrônicos e pontos de atendimento em 21 países. Há mais de 96 mil colaboradores, administra cerca de 74,8 milhões de conta-correntes e seu lucro líquido no ano de 2017 foi de R$ 24,9 bilhões; gerou R$ 67,2 bilhões de valor para a sociedade em 2017.
Seus principais concorrentes são Bradesco, Santander, Banco do Brasil e Caixa Economia que junto com Itaú formam os cinco maiores bancos do Brasil em termos de patrimônio líquido.
A missão do Itaú Unibanco é fornecer soluções, produtos, serviços financeiros e de seguros de forma ágil e competente, promovendo a mobilidade social, contribuindo para o desenvolvimento sustentável e para um relacionamento duradouro com acionistas e clientes.
A visão é de que como banco, devem contribuir para que as pessoas e as empresas tenham uma relação saudável com o dinheiro e façam boas escolhas financeiras.
Tem como base de valores a simplicidade, liderança, ética e comprometimento.
O modelo de gestão do Itaú baseia-se na interatividade entre as áreas e troca constante de informações acelerando a tomada de decisões e permitindo que soluções sejam analisadas de forma racional e estruturada, existe ainda um mecanismo chamado Programa Ação Gerencial Itaú para Resultados (AGIR) ferramenta de planejamento e gestão que assegura que os colaboradores estejam em sintonia com os planos e projetos da organização, permite também o acompanhamento de padrões de desempenho.
Esse modelo de gestão baseia-se muito na Teoria neoclássica de Peter Drucker e Administração por objetivos, pois leva em consideração a interatividade, comunicação interna para solução de problemas e busca de meios para alcance dos fins organizacionais, visando detectar o que funciona na empresa e o que não funciona por meio da ferramenta de acompanhamento de desempenho, dando aos administradores maior visão do que precisa ser melhorado numa organização tão grande como o Itaú. O Itaú defende muito a interação entre as áreas pois é isso que enrique o processo da tomada de decisões, isso ocorre pelos diversos comitês estratégicos que ocorrem na organização. Abaixo temos a hierarquia administrativa do Itaú:
Figura 1 - Administração do Itaú
O Itaú conta com uma administração bem estruturada, a assembleia geral é o órgão mais importante na tomada de decisões que reúne os acionistas regularmente, o conselho de administração é o órgão que estabelece os planos gerais de negócio é composto atualmente por 12 membros escolhidos através de eleição sujeita a aprovação do Banco central. Os conselhos se reúnem oito vezes por ano ou quando necessários e visa garantir que eles estejam alinhados com os valores e interesses dos acionistas.
Peter Drucker costumava dizer que o conteúdo de seus livros e de suas ideias não tinha validade de longo prazo. O importante, segundo ele, é a forma como você se comunica com as pessoas. As teorias não significam nada sem a perspicácia comunicativa. Peter extraía o conhecimento da observação dos seres humanos. A forma como agem e se organizam nos setores, da economia ao governo, era a sua melhor matéria de estudo. Ele se descrevia como um “ecologista social” por possuir essa abordagem. (BLOG EGESTOR, 2017)
De acordo com Peter enxergar o ser humano dentro da organização é o ponto mais importante para se alcançar uma boa administração do negócio, o Itaú se encaixa perfeitamente na teoria pois a estratégia de administração é muito eficaz, deixando todos a par da situação que se encontra a organização, permitindo que todos participem da tomada de decisões. O programa AGIR é muito eficiente para preparar, avaliar e monitorar o desempenho dos colaboradores assegurando a realização dos objetivos e possibilidades de necessidades de mudanças nos processos.
Levando em consideração o fator humano o Itaú valoriza a diversidade e tem programas de inclusão social que buscam fazer uma justa competitividade entre as diferentes raças, idade, pessoas com deficiência, gêneros ou orientação sexual oferecendo oportunidades em diversas áreas e ferramentas para que possam desenvolver suas competências dentro do âmbito profissional, um dos resultados disso é o premio Melhores Empresas para Trabalhadores com Deficiência do Governo do Estado de São Paulo, sendo um deles realizado na sede da ONU em Nova York. Alem disso a ascensão de mulheres a cargos de liderança são um dos trabalhos que o Itaú busca fortalecer dentro da organização alem de muitos outros.
O Itaú Unibanco faz parte do Comitê Diretivo dos Princípios do Equador que buscam avaliar e gerenciar riscos ambientais e sociais, oque é muito importante na influência de boas praticas socioambientais e sustentabilidade
...