OS FUNDAMENTOS EM ADMINISTRAÇÃO
Por: diegostoktuc • 22/4/2016 • Trabalho acadêmico • 1.568 Palavras (7 Páginas) • 240 Visualizações
SUMÁRIO
1 INTRODUÇÃO 3
!Fim imprevisto da fórmula
3 CONCLUSÃO 7
REFERÊNCIAS 8
1 INTRODUÇÃO
A produção textual apresentada a seguir, consiste na apresentação da empresa “London Indústria e Comércio de Eletrônicos S/A” , que está analisando a possibilidade de operar em um novo segmento de negócios com investimento, a revenda de novos produtos para tanto, serão analisadas e apresentadas a seguir diversos aspectos como questões microeconômicas e macroeconômicas, questões fiscais/ tributárias, questões financeiras sobre obtenção de recursos e investimentos, projeções de orçamentos e etc.
Partindo destas questões tornam-se possíveis também a análise da realidade e os potenciais riscos que podem surgir à empresa London em virtude de sua inserção neste novo segmento de negócios.
.
2 DESENVOLVIMENTO
A empresa “London Indústria e Comércio de Eletrônicos S/A” está analisando a possibilidade de operar em um novo segmento de negócios: a fabricação de um novo produto chamado de ‘DELTA’. Para tanto, esta empresa deverá realizar diversas análises e projetos que serão discutidos a seguir, a fim de viabilizar este novo produto aos meios de negócios, sem causar prejuízos à empresa, trazendo crescimento e desenvolvimento para a mesma.
Umas das ações a ser tomada, pela London é o planejamento financeiro, onde neste deverá ser exposto o novo projeto de investimento, bem como seus pontos positivos e negativos e de quando o conjunto de ações para a captação de recursos disponíveis no mercado é demonstrado. Assim o planejamento financeiro abre a visão da empresa para um contexto amplo, permitindo desta forma a melhor tomada de decisão quanto ao tipo e momento de captação de recursos.
Nele ficam claros a maneira e os meios que a empresa utilizará para alcançar seus objetivos financeiros, é uma prova escrita do que a organização
deve realizar no futuro.
Podemos classificar o Planejamento Financeiro de longo prazo as ações projetadas para o futuro, acompanhado da previsão de seus reflexos financeiros, tais planos tendem a cobrir um período que serve para orientar a empresa no alcance de seus objetivos, que é a busca pelo lucro neste novo segmento onde a London pretende investir. Já no Planejamento Financeiro de curto prazo são ações e medidas planejadas para um menor espaço de tempo, cerca de um a dois anos, com desenvolvimento sempre acompanhado.
Com os dados e estimativos obtidos, através do Planejamento Financeiro é possível então calcular o Demonstrativo do Resultado do Exercício projetado e o Fluxo de Caixa Projetado em anexo no formato EXCEL.
A demonstração do resultado de exercício tem como finalidade principal apurar se o período orçado vai ser lucrativo ou não. Da junção da previsão de vendas e a soma de custos fixos e variáveis orçados é possível elaboração do DRE Projetado.
A DRE é elaborada por meio do regime de competência e tem como finalidade apurar o resultado de cada período orçado. Desta forma, deve-se apurar a real receita e deduzir todos os custos para chegar ao lucro projetado
Já o Fluxo de Caixa Projetado tem como objetivo assegurar os recursos monetários suficientes para atender as operações da empresa estabelecidas nas outras peças orçamentárias. Pode ajudar a empresa a equilibrar o caixa, identificando deficiências de recursos monetários com antecedência, o que pode levar a empresa a buscar empréstimos a juros menores e claro verificar se vale realmente a pena ter o empréstimo, assim como estimar os excessos de recursos, permitindo projetar investimentos com certa antecedência.
A partir destas projeções percebe-se a necessidade de se cruzar o planejamento com a execução real das atividades da empresa, para que assim medidas corretivas possam ser tomadas evitando prejuízos. Pois os projetos de investimentos, como no caso da London devem ser avaliados e analisados com cuidado, porque concentram grandes importâncias em dinheiro, com isso a saúde financeira da empresa depende dos projetos e de sua inclusão no orçamento de capital.
Para que haja a inclusão dos projetos no orçamento de capital é necessário que a empresa London desenvolva e conheça técnicas de analise de orçamento de capitais como:
O Payback simples que demonstra em quanto tempo o investimento inicial sem considerar nenhuma taxa de juros irá retornar aos investidores. Ela é encontrada na soma simples do Fluxo de caixa mês a mês até a soma ser igual à do investimento inicial.
O Payback descontado que segue a mesma lógica do payback simples, só que a grande diferença é que leva em consideração o valor do dinheiro no tempo. Portanto desconta-se o fluxo projetado a uma taxa de mercado.
O Valor Presente Líquido que é a soma das entradas e saídas, descapitalizadas, uma a uma, até o zero.
A Taxa Interna de Retorno (TIR) que é uma medida popular usada no orçamento de capital, usado para medir a taxa de rentabilidade. Por definição, a TIR é uma taxa de desconto que iguala o valor presente dos fluxos de caixa futuros ao investimento inicial. Em termos simples, a TIR é uma taxa de desconto que torna o Valor Presente Líquido (VPL) igual a zero. A taxa abaixo da qual os projetos são rejeitados chama-se se taxa de corte, a taxa meta, a taxa mínima, de retorno ou taxa desejada de retorno. As empresas determinam suas taxas mínimas de retorno baseando-se no custo
...