Os Males Sociais e Econômicos do Consumo de Carne na Atualidade
Por: Rodrigo Mm • 1/12/2016 • Artigo • 2.922 Palavras (12 Páginas) • 589 Visualizações
[pic 1]
UNIVERSIDADE FEDERAL DE CAMPINA GRANDE – UFCG
PROFESSOR: Dr.ARILSON OLIVEIRA
ALUNO: RODRIGO MIYASHITA DO MONTE - 115231694
DISCIPLINA: INTRODUÇÃO A SOCIOLOGIA
CURSO: ADMINISTRAÇÃO
TURNO: DIURNO
CAMPINA GRANDE – PB
Os Males Sociais e Econômicos do Consumo de Carne na Atualidade
Rodrigo Miyashita do Monte
Resumo
O consumo da carne como fonte de alimento já um é costume desde das eras pré-históricas, onde um dos alimentos mais comuns dos homens das cavernas era a carne, nos tempos modernos isso vem se intensificando cada vez mais, o consumo exacerbado dela pela humanidade se tornou algo obrigatório no prato de uma pessoa, por meio das propagandas que fazem questão de destaca-la com uma imagem que automaticamente entra na mente do telespectador e o induz a comprar no mesmo instante, mas por trás de toda essa beleza que as propagandas tendem a mostrar, há algo bem mais cruel e atroz, um verdadeiro massacre com os animais responsáveis pela carne levada ao mercado alimentício, isso é lacrado as sete chaves da população, o por que disso ? a resposta é simples, lucro, o lucro infelizmente sempre ira prevalecer acima de qualquer coisa no mundo.
Palavras-chaves: consumo de carne, impactos sociais, crueldade.
Social Evils and Economic meat consumption in the Present
Abstract
The consumption of meat as a food source already a usual since the prehistoric eras, where one of the most common foods Cavemen was the meat, in modern times it has intensified increasingly consumption exacerbated her humanity became something required in the course of a person by means of advertisements that make a point of highlighting it with an image that automatically enters the mind of the viewer and induces him to buy at once, but behind all this beauty that advertisements tend to show, there is something far more cruel and atrocious, a real massacre with the animals responsible for meat taken to the food market, it is sealed seven people's keys, why that? the answer is simple, profit, profit will unfortunately always prevail above all else in the world.
Keywords: meat consumption, social, cruelty.
Introdução
Muitas pessoas ao consumirem carne não imaginam que por trás deste ato tão simples, ocorrem muitos maus tratos com os animais, e desperdício com os recursos naturais. Os empresários só querem acima de tudo o lucro, e para conseguir isso, são capazes de fazer qualquer tipo de crueldade.
Além dos impactos ambientais ocasionados pela produção da carne, outra questão escondida por trás do consumo da mesma é o tratamento desumano com os animais. Em relação às aves (como os frangos), os pintos ao nascerem serão selecionados e os que não são de valor lucrativo são descartados e em seguida triturados onde vão servir de ração para os animais no abatedouro.
Desenvolvimento
Sobre os Documentários
No documentário “A Carne é Fraca” mostra a realidade brasileira da indústria da carne e ao mesmo tempo a insustentabilidade da mesma. O documentário traz algumas cenas que geralmente são desconfortáveis ou chocantes demais para o publico em geral, mas que são parte fundamental da rotina diária da indústria, onde são produzidos mais de 250 milhões de toneladas de carne por ano, e do consumo inconsciente por parte da população que desconhece o processo e continua alienada a essa realidade.
Os porcos são castrados desumanamente sem nenhuma anestesia e as porcas grávidas ficam presas em celas extremamente pequenas. Os bezerros machos que ainda são filhotes, não têm valor comercial e são vendidos por preços irrisórios, ou vão ser abatidos para a produção da carne de vitela. Na hora do abate no sangue dos animais é liberado muitas toxinas que são consideradas prejudiciais, pelo fato dos animais serem subnutridos praticamente. O documentário é forte e traz uma realidade que realmente chocam quem assiste. Ninguém que é fã de carne vai gostar de assistir a este documentário que tem como objetivo nos tornar mais conscientes no consumo da carne e de como realmente são produzidas as carnes que todos os dias chegam à nossa mesa todos os dias, muitas pessoas ainda tem aquela imagem dos animais em condições ótimas e com bem tratados, mas assistindo o documentário vemos que isso não ocorre mais. Também é possível ter um consumo de carne mais consciente, e também nos alerta dos milhares de litros de água desperdiçados e que são utilizados para fazer apenas 1 quilo de carne, e no sofrimento que passam milhares de animais todos os dias.
No documentário “A Engrenagem” aborda bem o consumo exagerado da carne, os malefícios e consequências da mesma, mas peca no aspecto de apenas focar na indústria alimentícia da carne em geral, bem como os maus tratos e condições péssimas para os animais, se esquecendo das outras industrias que também utilizam os animais como lucro e tem certos apelos desnecessários. Primeiro, há uma grande crítica em relação ao marketing utilizado pelas empresas, mas adota a mesma estratégia no vídeo, ao mostrar a matança (bonecos tristes, cores tristes, musica triste) e ao mostrar a não matança (bonecos alegres, tudo feliz, colorido, musica bonita), essa é uma jogada conhecida pelas empresas... Segundo, ele afirma ser fácil parar de consumir pensando no micro. Mas para se ter uma ideia, apenas um boi é utilizado em mais de 40 atividades econômica. Praticamente em tudo tem uma participação direta ou indireta, assim como o petróleo... Mesmo se o mundo não se alimentasse do boi, ainda estariam consumindo shampoos, sabonetes, detergentes, cremes, carros, roupas, sapatos, etc, etc... No fim acabam sendo informações despercebidas como estas que deixam este documentário a desejar neste aspecto, mas é valido sua intenção.
Já no “Terráqueos” retrata de forma nua e crua a violência, humilhação e uso abusivo dos animais em geral, destacando todas as industrias que os utilizam, bem como as outras ações errôneas do homem com o meio ambiente e a constante utilização sem limites dos recursos naturais, destaca e nos mostra como funcionam as fazendas industriais e relata a dependência da humanidade sobre os animais para obter alimentação, vestuário e entretenimento, além do uso em experimentos científicos. Também mostra de forma detalhada e clara a realidade no mercado animal, como lojas de animais, das fábricas de filhotes, dos abrigos para animais, maus tratos e eliminação das superpopulações dos mesmos em certos países, esta por sua vez feita com armas de fogo, assim também como das fazendas de pecuária em geral, do comércio de peles, das indústrias de entretenimento, esportes, e finalmente, do uso médico e científico.
...