Os princípios da Administração Pública e Suas Relações Com o Privado
Por: Thaila Blazzio • 7/5/2016 • Trabalho acadêmico • 834 Palavras (4 Páginas) • 269 Visualizações
- Relacione os poderes e deveres dos agentes públicos e pelo menos três princípios que gerem a Administração Pública. Depois aponte duas razaões das mudanças que se produziram entre o Estado e o sentor privado nos últimos tempos.
Segundo o texto estudado, o Estado exerce um conjunto de poderes que tem efeito sobre a sociedade civil e sobre a Administração Pública. São eles:
- Poder de polícia é exercido pela Administração Pública com a finalidade com a finalidade de contrer os abusos de indivíduos e grupos de indivíduos e grupos na sociedade civil no exercício da sua liberdade negativa;
- Poder discricionário confere á Administração Pública a liberdade de escolher a conveniência, oportunidade e conteúdo de sua intervenção;
- Poder hierárquico é aquele de que dispõe o titular do Poder Executivo para distribuir e escalonar as funções de seus órgãos, ordenar e rever a atuação de seus agentes;
- Poder disciplinar destina-se a punir as infrações funcionais cometidas pelos servidores e demais pessoas sujeitas à disciplina dos órgãos da Administração.
No que tange aos deveres dos agentes púlicos, estes encontram-se igualmente submetidos aos deveres:
- de agir quando a lei determina ou seja, devem fazer o que a lei obirgar ou expressamente autrorizar;
- de prestar contas, de forma com que este se responsabilize pelos seus atos;
- da eficiência, é de interesse público que os tributos usados para custear as funções da administração apresentem a melhor relação custo – benefício;
- de probidade, dever que deriva do princípio da moralidade, ou seja seus agentes devem apresentar comportamento e virtudes morais consideradas necessárias pela moralidade.
Os princípios que regem a Administração Pública brasileira em todas as suas esferas encontram-se consagrados pelo Direito Público em quase todo o mundo. São eles:
- Legalidade: princípio que tem o objetivo de evitar o arbítrio dos governantes sobre os cidadãos. Toda ação Estatal deverá necessariamente estar aconcorada ao texto constitucional;
- Moralidade: exige-se dos agentes da Administração Pública probidade e honestidade de conduta, não só como servidores mas também como cidadãos. Implica na consideração do interesse público nas ações do servidor.
- Publicidade: aponta para a clareza e visibilidade social que devem envolver os atos da Administração. Exibição de editais de licitação em veículos da imprensa local, por exemplo.
Sobre as mudanças na relação entre Estado e setor privado, podemos observar que o Estado, na sua impossibilidade de resolver todas as questões que lhe são colocadas pela sociedade , chama o setor privado para participar auxiliando na oferta de serviços que ele (o Estado) não consegue sozinho contemplar.
Podemos considerar outra razão que é a afirmação do pleno desenvolvimento do Capitalismo no Brasil, onde o Estado para fazer circular os recursos financeiros que arrecada contrata o setor privado que por sua vez desenvolve os serviços de que o Estado necessita.
2 – Considerando os conteúdos estudados nas duas Unidades desta disciplina, estabeleça as relações existentes entre as especificidades da esfera pública, tratadas na primeira Unidade, e os princípios que regem a Administração Pública, estudados na segunda parte.
...