PROCESSO SELETIVO PARA CARGO DE GERENTE COMERCIAL
Por: MARCOSA16 • 9/11/2015 • Trabalho acadêmico • 3.930 Palavras (16 Páginas) • 1.420 Visualizações
[pic 1]
FABIANA KERANEZ NASCIMENTO PORTELA
RICARDO DOS SANTOS CASADO
“RECRUTAMENTO E SELEÇÃO – R&S”
“PROCESSO SELETIVO PARA O CARGO DE GERENTE COMERCIAL”
[pic 2]
RIO DE JANEIRO
2013
2
FABIANA KERANEZ NASCIMENTO PORTELA
RICARDO DOS SANTOS CASADO
Atividade Supervisionada apresentada ao Curso Tecnólogo em Gestão de Recursos Humanos, do Centro Universitário Carioca, como complemento ao grau atribuído à 2ª Avaliação, da matéria “Recrutamento e Seleção – R&S”, sob orientação da Professora Marcia Batista da Silva.
RIO DE JANEIRO
2013
3
SUMÁRIO
1 – INTRODUÇÃO
2 – PROCESSO SELETIVO DO CARGO
3 – DESCRIÇÃO E ANÁLISE DO CARGO “GERENTE COMERCIAL” COM CONSULTA A CBO
3.1 FORMULÁRIO DE DESCRIÇÃO/ANÁLISE DE CARGO
3.2- PERFIL PROFISSIOGRÁFICO (PPP)
4 - FONTES DE RECRUTAMENTO/DIVULGAÇÃO DA VAGA
4.1 E-RECRUITMENT
4.2 ANÚNCIO
4.3 AGÊNCIAS
4.4 CONTATOS EM INSTITUIÇÕES DE ENSINO
4.5 CARTAZES
4.6 INDICAÇÃO
4.7 CONSULTA AOS ARQUIVOS
5 – TRIAGEM DE CURRÍCULOS/CONVOCAÇÃO DE CANDIDATOS
6 – ETAPAS DO PROCESSO DE SELEÇÃO
6.1 TESTES DE CONHECIMENTOS GERAIS, ESPECÍFICOS, DE LÍNGUA PORTUGUESA,DISSERTAÇÃO E RACIOCÍNIO LÓGICO
6.2 ENTREVISTAS
6.3– DINÂMICAS DE GRUPO
6.4 – TESTES PSICOLÓGICOS
6.5- TESTES DE SAÚDE OCUPACIONAL
7 - ETAPAS DO PROCESSO DE RECRUTAMENTO E SELEÇÃO
8 - CONCLUSÃO OPINATIVA
9- REFERÊNCIAS
4
INTRODUÇÃO
O processo de Recrutamento e Seleção (R&S), é peça chave em qualquer organização, já que é através do capital humano que todas as corporações agregam valores, dessa forma viabilizando seus negócios e conquistando a perenidade.
O mercado encontra-se cada vez mais competitivo e para que um empreendimento seja capaz de se sustentar, é imprescindível o investimento constante em seus associados, visando a retenção dos talentos já presentes e a atração de novos, o que configura mais um papel dos profissionais de RH.
A área de Recrutamento e Seleção(R&S) é o primeiro foco para o atingimento de metas e resultados positivos, uma vez que através de gestores competentes, capacitados, com um perfil de liderança aguçado e uma visão sistêmica, a tendência é de uma performance cada vez mais preconizada.
Recrutamento é um conjunto de procedimentos que visa atrair candidatos
potencialmente qualificados e capazes de ocupar cargos dentro da organização. É basicamente um sistema de informação, através do qual a organização divulga e oferece ao mercado de recursos humanos oportunidade de emprego que pretende preencher (CHIAVENATO, 2008), enquanto a Seleção funciona como um filtro que permite que apenas as pessoas que apresentem características desejáveis a organização, possam ingressar na mesma. É deveras, uma importante ferramenta da gestão de pessoas, com a finalidade de identificar as pessoas que possuam o perfil desejado pela análise e descrição de cargo. Portanto, para que o processo de seleção seja eficaz, ele precisa se basear em dados e informações sobre o cargo a ser preenchido, como também, em função das competências desejadas pela organização( CHIAVENATO,2008).
O objetivo do trabalho é realizar o planejamento dos processos de recrutamento e seleção para o cargo de Gerente Comercial. Ao longo da atividade serão elencados, de maneira sucinta, todos os ciclos desse subsistema, detalhando os processos.
2– PROCESSO SELETIVO PARA OCUPAÇÃO DE UM CARGO – RECRUTAMENTO E SELEÇÃO - (R&S)
A realização de um processo seletivo, visa suprir uma demanda organizacional, gerada por reposição ou expansão do negócio, tendo como base o Recrutamento e Seleção (R&S), subsistema pelo qual candidatos em potencial são recrutados e selecionados para a(s) posição (ções) em aberto.
5
Eis as etapas do processo (FABIANA PORTELA, 2013) :
1-Identificação da demanda : Ao se identificar a demanda de um cargo, faz-se imprescindível uma análise das funções a serem desempenhadas em conjunto com o perfil mais adequado, logo, descrevendo em detalhes minuciosos todos os procedimentos, comportamentos, conhecimento técnico e experiências pertinentes à função. Para tal , a ferramenta utilizada é a “Descrição e Análise de Cargos” em consonância com a Classificação Brasileira de Ocupações(CBO) , que possibilita de maneira efetiva o funcionamento propício do procedimento.
2-Divulgação da oportunidade : Para que seja possível o preenchimento factual da oportunidade, faz-se imprescindível a divulgação da posição em aberto. Desse modo são utilizadas fontes e técnicas de recrutamento, para a identificação de talentos em potencial que mais se aproximem da busca proposta.
2.1 – Fontes de Recrutamento : O recrutamento para o preenchimento de um cargo, pode ser feito através de inúmeras fontes(locais de divulgação da(s) oportunidade(a), a saber : internet, intranet, jornais, revistas, cartazes instituições de ensino, sindicatos, organizações, visita guiada. A tendência mais comum atualmente é o E-recruitment (Recrutamento online), realizado através de grupos (gratuitos ou onerosos) de e-mails, redes sociais e páginas específicas, como por exemplo : Catho , Linkedin , Facebook, Tweeter, Lista da Sandra Mara.
2.2 – Técnicas de Recrutamento : As técnicas viabilizam a(s) fonte(s) de recrutamento, sendo os meios que possibilitam a divulgação da oportunidade. Pode-se citar como técnicas : anúncios em jornais, revistas e internet, cartazes em instituições de ensino/sindicatos/organizações, visitas guiadas, propagandas “boca à boca”, palestras e workshops, dentre outros.
3-Seleção de candidatos : Compreende a fase de triagem dos candidatos considerados em potencial ao exercício da função disponível.
4-Convocação dos candidatos : Após serem selecionados de acordo com o perfil mais indicado, os candidatos são convidados à participação no processo seletivo. Tal etapa se dá através de contato via telefone, e-mail, mensagens sms e em redes sociais.
...