PROCESSOS ADMINISTRATIVOS DIREITO E LEGISLAÇÃO
Por: Sanshily • 1/9/2015 • Trabalho acadêmico • 4.835 Palavras (20 Páginas) • 242 Visualizações
[pic 1]
UNIVERSIDADE ANHANGUERA – UNIDERP
Centro de Educação a Distância
PROCESSOS ADMINISTRATIVOS
DIREITO E LEGISLAÇÃO
TECNOLOGIAS DE GESTÃO
MANAUS –AM
2015
[pic 2]
UNIVERSIDADE ANHANGUERA – UNIDERP
Centro de Educação a Distância
Mª DA CONCEIÇÃO FERNANDES ITO ( RA - 9140253142 )
ADRIANA PEREIRA DE SOUZA ( RA - 9935255904 ) |
Trabalho apresentado no 3º período do Curso de Bacharelado em Administração da Universidade Anhanguera para obtenção de nota parcial das disciplinas Processos Administrativos ,Direito e Legislação e Tecnologias de gestão, orientado pelo Prof. José Carlos.
MANAUS – AM
2015
SUMÁRIO
1.0- INTRODUÇÃO 4
2.0- DIAGNÓSTICO DO AMBIENTE DA EMPRESA 5
2.1 Análise SWOT do Hotel 6
3.0- TECNOLOGIAS DE GESTÃO PARA O HOTEL...........................................7 4.0- CLIMA ORGANIZACIONAL 8
4.1- Projeto: Informação e Conhecimento 9
4.2- Objetivo do Projeto 10
5.0- CONCLUSÃO 13
6.0- BIBLIOGRAFIA 14
1.0 - INTRODUÇÃO
Este Desafio Profissional, tem como objetivo a aquisição de competências e habilidades requeridas na atuação profissional de um administrador, seguindo as instruções na elaboração do desafio, considerando as disciplinas norteadoras: Processos Administrativos, Direito e Legislação e Tecnologias de Gestão.
Este trabalho retrata a trajetória do hotel Boa Vida, que mesmo sendo o maior e mais bem estruturado da região, o hotel não tem obtido sucesso e vem apresentando dificuldades administrativas, por estar perdendo drasticamente a sua quantidade de hóspedes. O movimento do empreendimento, tanto em hospedagem, quanto em eventos para negócios não tem satisfeito os seus sócios-diretores que tomaram uma decisão e contrataram o administrador José Antônio da Silva, que mora em um município de aproximadamente 60 mil habitantes, no litoral do Nordeste brasileiro, ele viu nesta oportunidade uma forma de ascensão profissional, que poderá impulsionar sua carreira possibilitando que ele coloque em prática os conhecimentos adquiridos ao longo de seus estudos. Esse por sua vez, encontrará muitos desafios devido à atual situação que o hotel se encontra.
Na busca por ferramentas e técnicas administrativas que auxiliem no processo gerencial do Hotel Boa Vida, seu maior desafio é a necessidade da criação de um Plano Estratégico eficaz para melhorar a imagem e manter a competitividade do hotel no mercado, partindo desde as necessidades mais básicas até as mais complexas como problemas com os funcionários. Para isso, inicialmente foi realizado um diagnóstico do ambiente interno e externo do Hotel Boa Vida, apresentando suas forças e fraquezas.
De acordo com Silva (2005) a administração é necessária sempre que pessoas trabalham juntas numa organização. “Uma organização é definida como duas ou mais pessoas trabalhando juntas cooperativamente dentro de limites identificáveis, para alcançar um objetivo ou meta comum”.(SILVA, 2005)
Segundo Chiavenato (2003, p. 125), “treinamento é o ato intencional de fornecer os meios para proporcionar a aprendizagem”. Nesse sentido, este treinamento significa a realização de um trabalho de maior qualidade que acarretará na maior satisfação dos clientes e conseqüentemente no seu retorno ao hotel. De acordo com (KANNI, 2006, p.30) vimos que o marco da hotelaria em nosso país deu-se somente à partir dos anos 90 e, de acordo com ele: [...] hotéis não são sinônimos exclusivos de hospedagem que, diante do perfil dos turistas de hoje, os meios de hospedagem são mais que um local para dormir, caracteriza-se também pela busca de experiência de viajem e investimentos adequados quanto ao custo beneficio.
2.0 – DIAGNÓSTICO DO AMBIENTE DA EMPRESA
O Hotel Boa Vida é o maior da região e conta com uma capacidade de hospedagem de 450 pessoas, com infra estrutura de lazer e esporte, com complexo aquático e muitas possibilidades de lazer infantil. Também conta com uma infra estrutura para atender ao chamado turismo de negócios, através de um centro de convenções com capacidade pra 400 pessoas. Mesmo com toda essa estrutura o hotel está em decadência. O número de hóspedes tem reduzido drasticamente e há meses o espaço do centro de convenções não tem sido reservado para eventos de negócios.
...