PRODUÇÃO CONVENCIOVAL X PRODUÇÃO ENXUTA
Por: Gercileide Oliveira • 6/11/2015 • Resenha • 366 Palavras (2 Páginas) • 845 Visualizações
PRODUÇÃO CONVENCIOVAL X PRODUÇÃO ENXUTA
No processo de produção tradicional o importante é produzir o maior número de peças, o mais rápido possível e o objetivo da produção enxuta é melhorar a sincronização do fluxo de entrega de produtos à demanda, com o mínimo de estoques possível, ou seja, da forma mais “enxuta” possível.
Segundo Moreto apud Glória, (2012, p. 26) no sistema convencional de produção, os operadores permanecem parados nos seus postos de trabalho, assim que suas atividades são finalizadas, ele movimenta o produto para a próxima operação, para outro operador realizar as atividades daquele posto de trabalho e a produção enxuta é um conjunto de ferramentas que englobam conscientização, procedimentos e ações visando flexibilizar o processo de produção e eliminar os desperdícios, atingindo o mais alto nível de satisfação dos clientes, considerando segurança, custos, qualidade e prazo de entrega.
Quando uma organização opta em implementar à produção enxuta ela passa a operar a partir do chamado sistema puxado, ou seja, deixa muitas vezes de utilizar a capacidade máxima de sua planta e começa a produzir em concordância com a demanda do mercado. Logo, a frase “Máquina parada é prejuízo”, a partir da filosofia da Produção Enxuta, passa a ser repensada. Na Produção Enxuta as pessoas envolvidas no processo tornam-se as responsáveis pelo sucesso, ou não, das suas ações.
A maneira mais eficiente para se atingir alto nível de desempenho é a redução das ineficiências inerentes ao sistema. Essas ineficiências são conhecidas como os sete desperdícios na produção:
1. Superprodução;
2. Estoque;
3. Espera;
4. Transporte;
5. Defeitos;
6. Movimentação nas operações;
7. Processamento.
A produção convencional também conhecida como produção em massa tem um formato muito rígido, que foca simplesmente na exploração de economia de escalas e com tarefas repetitivas dia após dia, assim, fica difícil visualizar motivação e, por conseguinte, eficiência, nesse processo.
No quadro abaixo destacam-se algumas das principais diferenças entre os dois tipos de atividade:
Produção em Massa Manufatura Enxuta
Produção Empurrada Produção puxada
Pouca variedade de produtos Variedade alta de produtos
Muito estoque Pouco estoque
Pouca preocupação com a qualidade Produtos de alta qualidade
Grande índice de perdas Meta de perda zero
Lotes grandes Lotes cada vez menores
Pouca capacidade de renovação de produtos Alta capacidade de renovação de produtos
Tarefas repetitivas sem muito valor agregado Funcionários polivalentes com tarefas de alto valor agregado
Consumidores menos exigentes Consumidores
...