Pim 2 semestre
Por: kaita • 2/5/2015 • Trabalho acadêmico • 1.311 Palavras (6 Páginas) • 242 Visualizações
6. Desenvolvimento de Recursos Humanos
O Desenvolvimento de Recursos Humanos (DRH) é a estrutura que ajuda os funcionários a desenvolver suas competências pessoais e organizacionais, conhecimentos e habilidades, que também
inclui oportunidades, como treinamento , desenvolvimento de carreira, gestão de desempenho e desenvolvimento, coaching, planejamento sucessório, identificação de funcionário-chave, assistência, ensino e desenvolvimento da organização.
No momento atual onde existe uma valorização maior em relação capital humano, é necessário que o Departamento de Recursos Humanos desenvolva planos de ação para retenção de talentos.
6.1 – A Importância da administração de Recursos Humanos no setor produtivo e de serviços e a visão estratégica utilizada pela empresa.
Com o inicio da Globalização trazendo abertura de mercado para concorrência, as empresas precisaram acender a luz de alerta, segundo Chiavenato (2004), “estamos vivendo a era da informação, houve mudanças rápidas, imprevistas e inesperadas na sociedade. O mundo se tornou uma aldeia global , onde a informação cruza o planeta em milésimo de segundos. Com isto vimos o surgimento da globalização da economia.
A competitividade tornou-se mais intensa entre as organizações, por isso elas necessitam ser mais ágeis e inovadoras para suportarem as novas ameaças e oportunidades do mercado”. Daí a necessidade de um DRH inovador mais criativo e que busque sempre adquirir e reter os melhores talentos disponíveis no mercado.
Diante de tantas mudanças a administração de Recursos humanos da empresa Localiza tem o intuito de criar um ambiente de trabalho mais atrativo para que a Companhia tenha a melhor, mais motivada e estruturada equipe, pois entende que colaboradores talentosos, comprometidos com os valores da Companhia e recompensados adequadamente, estão aptos a oferecer atendimento de qualidade aos clientes, o que assegura o constante crescimento da empresa.
Para que isso seja possível a empresa opera com boa estabilidade nos níveis de supervisão, gerência e diretoria, desenvolve diversos programas de benefícios, desenvolvimento e políticas, a fim de obter os objetivos citados acima.
No organograma abaixo é possível analisar a atuação dos Recursos Humanos com a estratégia de desempenhar atividades pertinentes do departamento Recursos Humanas como: demitir, promover e até contratar.
[pic 1]
Planejamento Estratégico
A empresa localiza adota o RH Estratégico: pois seu Rh atua como consultor organizacional e não somente como consultor interno em relação aos gerentes. Seu foco tem uma amplitude maior e torna-se responsável pelo planejamento estratégico de RH participando diretamente do planejamento estratégico da organização. Aqui o RH é o agente de mudança e transformação, o carro-chefe da inovação organizacional, sem deixar de lado o papel de consultor interno e guia orientador dos gerentes.
6.1 Modelo de Gestão de Pessoas:
A gestão de pessoas é uma responsabilidade definitiva e uma função de staff. Isto significa que quem administra o pessoal é cada gerente ou chefe dentro de sua área de atuação. É ele quem decide sobre novas admissões, sobre promoções e transferências, sobre avaliação do desempenho, sobre mérito, treinamento, desligamento, disciplina, métodos e processos de trabalho etc. É o chefe quem supervisiona, dá ordens, informações e orientações e recebe dos subordinados as expectativas e planos da organização, e é ele quem recebe as expectativas e sentimentos dos subordinados. Assim, a gestão de pessoas e uma responsabilidade de linha, ou seja, uma responsabilidade de cada chefe. Todavia, para que os chefes atuem de maneira relativamente uniforme e consistente em relação aos seus subordinados, torna-se necessário um órgão de staff, de assessoria e consultoria, para proporcionar as chefias a devida orientação, as normas e procedimentos, sobre como administrar seus subordinados. Além dessa assessoria, aconselhamento, sobre como administrar seus subordinados.
O desafio da gestão de pessoas é proporcionar, para a organização, pessoas com características superiores e experientes, bem treinadas, motivadas a leais, contribuindo com uma cultura de alto desempenho. Quando falamos pessoas, devemos incluir todas as que trabalham na organização, desde o presidente até o mais humilde dos funcionários. É imprescindível transformar os investimentos da gestão de pessoas em resultados efetivos para a organização e para as pessoas que trabalham na organização.
A empresa Localiza Rent a Car trabalha a gestão de pessoas, focando a valorização da iniciativa do indivíduo e a recompensa pelos melhores desempenhos.
Detentora de um quadro de administradores dotado de experiência nos segmentos em que atua e baixo turnover no corpo gerencial, acredita ter uma equipe motivada como resultado da adoção de boas práticas na administração de sua política de gestão de pessoas, tais como: sistema de remuneração fixa e variável, participação nos resultados e
plano de opção de compra de ações, abrangendo substancialmente seu corpo gerencial
visando o alinhamento de interesses na geração de valor para a Companhia.
A empresa reconhece e valoriza a sua equipe, por isso, o trabalho tem sido pautado pela remuneração competitiva, na valorização da iniciativa dos colaboradores, oportunidades de carreira, benefícios e capacitação profissional com objetivo de reter talentos.
...