Plano de ação coordenação pedagógica
Por: mamaveronica • 17/8/2015 • Projeto de pesquisa • 1.937 Palavras (8 Páginas) • 8.772 Visualizações
[pic 1][pic 2]
PREFEITURA MINICIPAL DE GARANHUNS
SECRETARIA DE EDUCAÇÃO
PLANO DE AÇÃO – ESCOLA MUNICIPAL MONS. TARCÍSIO FALCÃO
MARIA VERÔNICA PASTOR DE MELO
GARANHHUNS – PE
DEZEMBRO 2014
[pic 3][pic 4]
PREFEITURA MINICIPAL DE GARANHUNS
SECRETARIA DE EDUCAÇÃO
PLANO DE AÇÃO – ESCOLA MUNICIPAL MONS. TARCÍSIO FALCÃO
Plano de ação apresentado a Secretaria Municipal de Educação de Garanhuns, pela professora Maria Verônica Pastor de Melo, graduada na área de Língua Portuguesa e suas Literaturas (Letras), pela FACETEG: Faculdade de Ciências e Tecnologias de Pernambuco- UPE,
destinado a Escola Municipal Monsenhor Tarcísio Falcão.
GARANHHUNS – PEDEZEMBRO
INTRODUÇÃO
Transformar a escola num espaço de vivência participativa exige a prática do planejamento dinâmico e atuante, contribuindo para que não haja fragmentação no contexto escolar. Assim, a ação do coordenador pedagógico, predomina-se em um trabalho onde a participação e integração aluno- professor-coordenador pedagógico unida a uma dinâmica ativa e coerente constitui um resultado eficaz em todo fazer da escola.
Visando a qualidade da aprendizagem dos educandos da Escola Municipal Tarcísio Falcão, faz-se necessário este plano de ação para que haja uma contribuição significativa na formação de todos os envolvidos no processo de ensino-aprendizagem.
Assim, constroe-se uma nova postura diante dos desafios da realidade, propondo estratégias sistemáticas de acompanhamento, aliada a intervenção pedagógica nos casos que se fizerem necessário, concedendo apoio aos professores para que os mesmos desenvolvam trabalho adequado em sala de aula, entre outras necessidades que se apresentam.
JUSTIFICATIVA
O presente plano de ação visa uma melhoria da realidade do processo ensino-aprendizagem, bem como orientar e avaliar o desempenho da prática pedagógica de todo corpo docente, facilitando, dinamizando e esclarecendo as necessidades específicas da escola, onde, o coordenador precisa de uma visão ampla dos fundamentos, princípios e conceitos de todo processo didático.
O sucesso de uma escola, em especial da escola pública, não depende apenas do corpo interno da mesma, mas, basicamente, de um intercâmbio entre os que a compõem (família/comunidade/escola), para que, a partir daí, se propicie uma aprendizagem qualitativa a todos os estudantes igualitariamente.
Para que possamos obter um bom resultado no ensino-aprendizagem, precisamos ter um planejamento bem elaborado e flexível, que atenda as necessidades de nossos estudantes, tendo como foco as turmas dos 3º e 5º anos do ensino fundamental.
“O ato de planejar é sempre processo de reflexão, de tomada de decisão sobre ação; processo de previsão de necessidades e racionalização de emprego de meios materiais e recursos humanos disponíveis visando à concretização de objetivos em prazos determinados e etapas definidas, a partir dos resultados das avaliações.” (PADILHA, 2001; p.30)
A partir deste conceito o objetivo aqui proposto é o do trabalho em conjunto de pessoas que, analisando situações, desenvolvam uma atividade didático-pedagógica eficiente, melhorando automaticamente a qualidade do ensino-aprendizagem.
OBJETIVO GERAL
● Promover articulações para construir alternativas democráticas no ambiente escolar junto aos professores, para que, possamos avaliar e repensar nossas práticas em busca da melhoria da qualidade do processo de ensino-aprendizagem.
OBJETIVOS ESPECÍFICOS
● Coordenar o planejamento anual com os docentes;
● Prestar assistência direta aos professores e alunos;
● Pesquisar, estudar e selecionar assuntos didáticos, incentivando a troca de experiências entre professores;
● Acompanhar e orientar os educadores no preenchimento dos diários de classe, fichas de leitura e escrita, rotina diária etc;
● Acompanhar o desenvolvimento dos alunos através de registros feitos pelos docentes e pelo coordenador;
● Orientar os docentes na elaboração de atividades diferenciadas;
● Acompanhar a rotina pedagógica;
● Identificar as prioridades de cada turma e professores para prestar-lhes um melhor atendimento;
● Mostrar aos professores a necessidade de encontrar caminhos adequados e prazerosos para realização do processo ensino aprendizagem;
● Viabilizar recursos disponíveis na escola para que o corpo docente trabalhe num ambiente estimulador e agradável;
● Acompanhar coletiva e individualmente os alunos que apresentem dificuldade de aprendizagem;
● Orientar projetos desenvolvidos durante o ano letivo;
● Realizar atividades que levem os educandos a se prepararem para trabalhos externos (Prova Brasil, SAEPE), entre outros;
● Promover e participar de reuniões de pais e professores;
●Promover o aumento do rendimento escolar qualitativamente.
METODOLOGIA
Acompanhar e monitorar os professores na busca de estratégias respaldadas em meios que busquem melhorar a aprendizagem dos estudantes.
Este monitoramento se dará sobre:
● Planejamento das aulas;
● Realização da rotina na sala de aula
...