Politica de Segurança do Trabalho
Por: Mauricio Zago • 31/7/2019 • Projeto de pesquisa • 2.133 Palavras (9 Páginas) • 99 Visualizações
1 - Objetivo
Apresentar a Política de Segurança da: Nome da Empresa
2 - Abrangência
Este procedimento abrange todos os Funcionários da empresa.
3 - Referências
Não se aplica.
4 - Definições
4.1 - POLÍTICA DE SEGURANÇA E SAÚDE – Nome da Empresa
A SEGURANÇA E A SAÚDE DE TODOS OS FUNCIONÁRIOS SÃO DE FUNDAMENTAL IMPORTÂNCIA PARA A NOSSA EMPRESA.
A EMPRESA DESTINARÁ RECURSOS PARA O TREINAMENTO DE SEUS FUNCIONÁRIOS PARA QUE OS MESMOS DESEMPENHEM SEUS TRABALHOS DE MANEIRA SEGURA, PARA QUE OS EQUIPAMENTOS POSSAM SER OPERADOS COM SEGURANÇA, QUE OS RISCOS NOS LOCAIS DE TRABALHO SEJAM ELIMINADOS E SEJAM CUMPRIDAS AS NORMAS E LEIS APLICÁVEIS DE SEGURANÇA E SAÚDE.
NÓS ACREDITAMOS QUE TODOS OS ACIDENTES POSSAM SER PREVENIDOS E QUE TODOS OS RISCOS À SAÚDE SEJAM CONTROLADOS, FAZENDO PARTE INTEGRANTE DA POLÍTICA DA EMPRESA.
ESPECIFICAMENTE, ESTA É A POLÍTICA DA EMPRESSA:
1- Projetar, operar e manter as instalações da Fábrica de forma que os nossos funcionários, a comunidade vizinha e o meio ambiente estejam protegidos.
2- Informar aos funcionários os riscos conhecidos sobre materiais e equipamentos com os quais eles vão trabalhar e fornecer-lhes instruções e treinamento, habilitando-os para executarem seus trabalhos de maneira a segurar a proteção deles próprios, de seus companheiros de trabalho, do patrimônio, da comunidade vizinha e do meio ambiente.
3- Conduzir monitoração adequada das condições das áreas de trabalho e do meio ambiente em geral e informar os resultados, quando aplicável, ao pessoal ou órgãos oficiais.
4- Estimular os nossos funcionários e seus familiares às práticas de segurança também fora do trabalho.
5- Requerer de cada funcionário o desempenho adequado de suas funções, de acordo com os procedimentos, normas e instruções estabelecidos, com a completa utilização dos recursos oferecidos, e que cada um tenha a responsabilidade individual de segurança e cuidado com a própria saúde.
5 - Diretrizes e Responsabilidades
INTRODUÇÃO DA POLÍTICA – NOME DA EMPRESA
O sucesso da política e dos esforços de segurança da Empresa depende, acima de tudo, do entendimento, aceitação e execução dos princípios básicos de segurança pelas diretorias, gerências e membros que compõem a organização.
Todo e qualquer esforço, visando á manutenção de um ambiente de trabalho propício e adequado, baseia-se no princípio de que a segurança é uma responsabilidade de todos os funcionários, independente do nível hierárquico.
As gerências têm a responsabilidade de conduzir, através dos elementos da linha de supervisão, os princípios de segurança, com o objetivo de assegurar o permanente envolvimento e compromisso de todos os associados.
A preservação dos bens da Empresa, a garantia da continuidade das operações, a segurança e o bem estar dos funcionários, somente são obtidos com efetiva participação de todos.
PRINCÍPIOS BÁSICOS DE SEGURANÇA
Os princípios básicos de segurança são importantes guias para o desenvolvimento de esforços na prevenção de acidentes. Independente das dimensões e atividades de cada área ou setor e do número de associados, os princípios devem ser entendidos, aceitos e observados por todos os níveis da organização.
1- Todos os acidentes causadores de lesão pessoal, danos à propriedade e paralisação parcial ou total da produção, podem e devem ser evitados. Este é um objetivo realista e o Gerente ou Supervisor responsável pelo bem estar de seus subordinados, só será efetivo com a completa aceitação desde principio.
2- As Gerências e Supervisões tem, a responsabilidade de manter e desenvolver condições para prevenir acidentes. Considerando que os níveis da organização têm a responsabilidade pelas atividades operacionais da fábrica, cada membro da supervisão deve aceitar a sua parte de responsabilidade pela segurança dos seus subordinados, demonstrando que a execução segura do trabalho não compromete a quantidade e nem qualidade da produção.
3- Todas as condições que possam expor o funcionário a riscos de acidente, devem ser adequadamente controladas. Nos eventuais casos onde a solução possa não ser razoável ou prática, o Supervisor, em última instância, deve adotar o uso de barreiras, dispositivos de segurança ou equipamentos de proteção individual. Uma proteção efetiva deve ser providenciada, independente do tipo de condição ou de exposição.
4- Todos os funcionários têm a responsabilidade definida de trabalhar seguramente.
5- Cabe a cada Supervisor ministrar o treinamento adequado a cada funcionário, demonstrando conscientemente, que trabalhar com segurança é um real e efetivo beneficio pessoal, além de ser uma das condições básicas de emprego exigidas pela Nome da Empresa.
6- É altamente positivo considerar a prevenção de acidentes sob o ponto de vista de eficiência e economia. A ocorrência de acidentes custa dinheiro, reduz a eficiência, compromete os aspectos de humanização e a boa imagem da Empresa.
RESPONSABILIDADES DAS DIRETORIAS / GERÊNCIAS
1- Responsabilizar-se pela segurança dos funcionários subordinados, bens e propriedades da Empresa e implantação de programas e esforços permanentes, visando a prevenção de acidentes pessoais ou danosos ao patrimônio e acompanhar os resultados, objetivando garantir a manutenção e desenvolvimento da performance geral de segurança.
2- Participar efetivamente das atividades, reuniões e inspeções de segurança, mantendo ativa, consciente e motivada a sua linha de supervisão, dando respeito e importância á segurança do trabalho.
3- Apoiar a execução de dispositivos instalações e serviços que possam contribuir para o aperfeiçoamento das condições de trabalho nos diversos locais, prevendo recursos necessários no orçamento anual correspondente à sua área.
4- Espelhar o exemplo de segurança em relação ao cumprimento das normas e procedimentos de segurança; avaliar e discutir medidas e orientações de segurança que requeiram sua interferência e aprovação.
...