Principios da administração
Por: 42971381072 • 2/11/2015 • Pesquisas Acadêmicas • 869 Palavras (4 Páginas) • 337 Visualizações
1º). COM SUAS PALAVRAS, cite e explique 3 (três) princípios da Administração pregados por Henry Fayol na teoria Clássica. (até 1,5 ponto)
DIVISÃO DO TRABALHO
Dividir o trabalho consiste em dividir ou estabelecer atividades ou funções com as pessoas para aumentar a eficiência. Fayol acreditava também que todas as fases do trabalho não deveriam ficar somente na mão de uma pessoa.
O administrador também precisa repartir o poder e as tarefas dentro da empresa para alcançar maior rapidez e eficiência em todas as funções (técnicas, comerciais, de segurança, contábeis e financeiras). A divisão do trabalho leva à especialização do administrador, ela ocorre de forma horizontal e de forma vertical.
É por isso que encontramos nas empresas os chamados: gerente financeiro, gerente comercial, gerente de recursos humanos etc. Em algumas organizações a especialização do gestor é muito valorizada, pois permite ao profissional ser um expert em determinados assuntos.
Você sabia que algumas organizações não veem com bons olhos a especialização? Assim, elas preferem um profissional mais generalista, com uma visão do todo, ou seja, que conheça e vivencie toda a realidade da organização.
A solução moderna para fugir da especialização eterna é o rodízio de funções, isto é, permitir ao gestor atuar nas diferentes áreas da organização durante o período em que permanecer dentro da empresa.
AUTORIDADE E RESPONSABILIDADE
Autoridade é o direito de dar ordens e fazer-se reconhecido e, portanto, uma prerrogativa do administrador. O administrador precisa utilizar da autoridade para conduzir e conseguir que os objetivos da organização sejam alcançados.
REMUNERAÇÃO DO PESSOAL
Pagar de forma justa e equitativa, levando em consideração o desempenho dos empregados, a capacidade de pagamento da empresa e a realidade de mercado. A remuneração deve ser suficiente para garantir a satisfação das necessidades do funcionário e da organização.
As modalidades, as formas e os métodos de remunerar os colaboradores, são: salário fixo, comissão, resultados, competências etc.
Cabe ao gestor criar políticas adequadas de remuneração aos seus colaboradores, bem como mecanismos que garantam uma sobrevivência digna aos colaboradores, mediante o pagamento digno, pela prestação de seus serviços.
2º). Por qual motivo as empresas criam setores ou departamentos na organização? Explique 3 modelos de departamentalização. (até 1,5 ponto)
Para se organizar e realizar os seus objetivos necessita de uma estrutura administrativa, de produção e de comercialização. Devido a isso, as empresas criam setores na tentativa de adaptar ao meio ou alcançar resultados. Ela procura absorver novas funções, além das funções organizacionais, clássicas, sugeridas por Fayol. Essas novas funções, ou subsistemas, denominam as funções de comprar, produzir, comercializar e resguardar o produto.
FUNCIONAL
É o método mais antigo e mais comum de se agrupar funções empresariais, tais como marketing, finanças, segurança, pessoas, compra, venda e controles.
Essa forma de departamentalização pode criar problemas se os indivíduos com funções especializadas se preocuparem mais com a própria área do que com a empresa como um todo.
Para Montana, uma vez dividida a organização em setores, há de se tomar cuidado para que o gestor ou gerente de cada departamento não se isole e trabalhe apenas para o seu departamento. Quando cada departamento deseja ir para um lado, o objetivo da organização pode demorar a ser alcançado ou até deixar de ser alcançado. Isso significa que, dentro de uma empresa deve haver
...