Projeto Integrado
Por: jsousa1031 • 21/7/2015 • Trabalho acadêmico • 1.823 Palavras (8 Páginas) • 359 Visualizações
1.Qual a relação entre o funcionamento do supermercado e o sistema Toyota de produção?
Universidade Anhembi Morumbi
Laurente International Universities
Curso Bacharelado Administração
Projeto Integrado: A Ideia
Curso Bacharelado Administração
Projeto Integrado: A Ideia
Curso Bacharelado Administração
Trabalho apresentado com exigência parcial para todas as
Disciplinas, do curso de Administração da Universidade Anhembi Morumbi, sob a orientação do Professor Rogério Bandeira de Melo Moreira.
SUMÁRIO
1 INTRODUÇÃO 3
2 BRAINSTORMING 4
3 MICROFILTRO 6
3.1 Quebra Cabeça em Braile: 6
3.2 Azeite de Tucum 6
3.2.1 Caneta para Lona 7
4 PESQUISA DE CAMPO 8
5 GRÁFICOS 9
6 CONCLUSÃO 15
7 REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS 16
8 APÊNDICE 17
1 INTRODUÇÃO
O trabalho além de ter por objetivo lançar um produto inovador, um produto que seja funcional para um público alvo que não tem muitas opções de entretenimento no nosso país.
O quebra cabeça para deficientes visuais tem um intuito de desenvolver a imaginação das pessoas com deficiência visual, pois por terem essa limitação não consegue enxergar uma cor, por exemplo, ou um formato, mas com o quebra cabeças pode se imaginar como é um prédio, como é uma casa, uma janela e etc.
Uma ligação que se pode fazer com a matéria desse semestre é com teoria das organizações onde planejamos e definimos uma estratégia, com a pesquisa de campo e para o lançamento do produto a teoria das organizações tem a definição de organizar e otimizar projetos e processos de toda a empresa desde a parte mais inferior até a parte da gerência. A pesquisa de campo tem como definição a coleta de dados como eles ocorrem, no caso da nossa pesquisa como seria uma aceitação do quebra cabeça pelos deficientes visuais inseridos nesse mercado. A parte de estatística, pois mexemos com amostra, gráficos, então vimos na teoria e na prática o que ajuda a entender e dominar mais o assunto.
Pode se definir estatísticos o levantamento de informações e as interpretações da mesma e se é tirado conclusões da mesma.
2 BRAINSTORMING
O brainstorming (literalmente: "tempestade cerebral" em inglês) ou tempestade de ideias, mais que uma técnica de dinâmica de grupo, é uma atividade desenvolvida para explorar a potencialidade criativa de um indivíduo ou de um grupo - criatividade em equipe - colocando-a a serviço de objetivos pré-determinados.
Colocar ideias em um papel também é difícil, tão difícil como fazer essa ideia se tornar realidade. No começo não tivemos muitas ideias, mas com a pressão e conflito mental as ideias saíram facilmente para papel. Mas as ideias não eram exatamente muito boas, mas já era alguma coisa. Com muitas ideias no papel a torneira estava realmente aberta para tudo.
O primeiro problema era inventar ou melhorar um produto. Depois desse problema veio o segundo problema, para que público criar esse produto. Tivemos varias ideias, muitas sem sentido e que eram inviáveis de ser feitas sem um grande investimento. Outras ideias foram aprovadas pelo grupo, assim escolhemos as 10 (dez) ideias que são: Quebra Cabeça Para Deficientes Visuais (braile), Azeite de Tucum, Caneta Para Lona (Projetor), Latasom, Bala de Listerine, Copo de Geleia, Mostarchup, Caixa Monstro, Aplicativo Para Namorada Ser Avisada Quando o Namorado Estiver Jogando e Milk Shake de Chocolate Com Pimenta. Depois dessa escolha formos eliminando as ideias “sem sentido.” Com eliminação de algumas ideias sobraram 5 (cinco) ideias: Quebra Cabeça Para Deficientes Visuais (Braile), Azeite de Tucum, Caneta Para Lona (Projetor), Latasom e Bala de Listerine.
As eliminações das ideias foram levadas muito em conta o tempo para fazer o trabalho, a demanda do produto, concorrência e público alvo. A escolha desse produto (Quebra Cabeça Para Deficiente Visual) foi à terceira opção do grupo, isso depois de muito debate. Mas realmente só começamos a ver que o produto seria aceito pelo público nas entrevistas com Deficientes Visuais. Percebemos que Deficientes Visuais precisam de mais brinquedos e produtos para entretimento no seu dia a dia.
O público alvo é um ambiente favorável por que não temos muitos concorrentes nesse mercado e o eles aceitam o produto sem muita restrição. Alguns até reclamaram do preço, mas como é um produto especifico é um pouco complexo para ser feito eles estariam disposto a pagar o que deve ser cobrado pelo produto (R$ 40,00). Como muitos só vivem com salário mínimo pago pelo governo eles não podem gastar muito com esse produto.
Com preço justo a demanda do produto seria alta, tanto para instituições para cegos e públicos em si. O quebra cabeça ajudaria tanto para passar o tempo e também com uma forma de aprendizagem e um melhor desenvolvimento das crianças e adultos.
A inspiração do produto veio em um momento em que precisávamos de uma ideia boa e que realmente um dia pudéssemos lançar no mercado. Essa ideia foi a mais fácil no momento de pressão e correria do trabalho. Foi uma coisa de momento, mas que está dando certo até o momento.
As discussões sobre o produto foram bem produtiva, tão produtiva que até chegar a uma decisão de qual ideia seria melhor para fazer o trabalho, levamos alguns dias para decisão final (isso depois de escolhemos dois produtos sem sucesso), mas depois que realmente chegamos a um acordo entre todos do grupo começamos a planejar o roteiro do trabalho, como entrevistas, tabulação e os textos.
Claro que também
...