Projetos
Por: valcorreia • 12/4/2015 • Projeto de pesquisa • 1.827 Palavras (8 Páginas) • 146 Visualizações
Gerenciamento de Projetos.
O projeto é um plano a ser alcançado com inicio, meio e fim, visando obter resultados únicos com os recursos pré-definidos, definido como um esforço temporário.
O motivo de criar- se o projeto é criar estratégias para que ele seja concluído, visar os objetivos pelo o qual foi criado, estabelecer as necessidades, o custo, o prazo para a realização.
Para o projeto ser executado precisa ser planejado e controlado, controlar as atividades, as pessoas, os recursos, visando atingir os requisitos do projeto. Gerenciar o projeto é aplicar os conhecimentos, as habilidades, as ferramentas para programar as atividades, sempre com a ideia de atingir a conclusão do projeto, com o inicio e o fim definido e seu ciclo de vida.
A gestão de projeto tende a criar um equilíbrio entre tempo , custo e qualidade para assim conseguir a entrega dentro do prazo previsto, dentro do custo orçado, com nível de desempenho adequado, aceitação pelo cliente e sucesso do projeto.
O projeto tem sido criado pelas organizações com o proposito de criar novos produtos, serviços ou introduzir mudanças e inovações em seus processos.
O projeto contemporâneo tem diversas formas e tamanhos, de curto, medio e longo prazo, com poucos ou grandes recursos financeiros, são projetos independentes com propósitos distintos e duração limitadas. O projeto tem operações e ações separadas das atuais, ele não pode ter recursos implantados de origens não programadas, assim o monitoramento e o controle do projeto sua mais fácil.
Com a gestão de projetos conseguimos metas e objetivos, facilmente entendidas, descritos de formas claras e objetiva, controle independente do projeto que possa atingir suas operações, facilidade de medir as metas e desempenho, administrar o projeto em que pode empregar e incluir especialistas por períodos limitados. A duração do projeto é classificada de acordo com o investidor ou proprietário.
No gerente de projetos tem que centralizar todas as atividades, ele é a pessoa que terá o contato interno e externo na organização, controlar os custos financeiros, negociador, líder e motivador.
O gerente tem que ter personalidade , energia e tolerância, habilidades em outros projetos comprovadas, interesse e preocupação na conclusão do projeto, habilidades em delegar uma equipe, experiência em procedimentos financeiros, contratuais e legais, instinto empreendedor e persistência.
O projeto tem varias fases ate chegar a conclusão, assim cada fase tem suas necessidades, suas características, seu tempo, seus recursos e suas ações.
A cada fase concluída, diminui- se o risco de utilização de tempo e recursos não planejados.
A compreensão do ciclo de vida é muito importante para o projeto, pois imprevistos acontecem e devemos estar preparados e devidamente planejados. O ciclo de vida significa a importância de cada passo a ser concluído, o controle desses passos, reconhecer sua importância, entender os envolvidos em cada passo, reconhecer seus limites, saber o que ainda vai ser feito e avaliar o andamento dos processos.
Com o ciclo de vida podemos identificar possíveis erros no andamento do projeto, avançar e rever as atividades anteriores, caso aconteça algum problema ou imprevisto temos condições de repara-lo antes de seguir com os próximos passos, assim evitando problemas maiores no futuro do projeto.
No ciclo de vida também identificamos a qualidade entre uma fase ou outra, visualizamos possíveis riscos na fase inicial, dispensando correções, a medida que o ciclo de vida avança, pois a media que a data de conclusão do projeto se aproxima torna-se mais difícil a correção.
Processos do ciclo de vida:
Conceituação
E o inicio da ideia, identificar a necessidade, o desejo, desenvolver melhorias importantes, visualizar a ideia do projeto.
Onde começamos uma ideia com consciência da necessidade ou desejo de algo novo em desenvolvimento. Neste projeto é possível não haver nenhuma perspectiva de utilizar métodos de projeto como o meio para alcançar o resultado pretendido, podemos assim torna -se visivelmente o nosso desejo de montar um projeto à medida que a ideia for se desenvolvendo.
Podemos considerar as possíveis metas preliminares e ideias compatíveis com os custos e benefícios potenciais, viabilidade recebem avaliação inicial, efetivamente com ideias sobre as áreas problemáticas, com objetivos e modos de superarmos as dificuldades.
A proposta do projeto: À medida que a nossa ideia se consolida, é necessário buscar aprovações pela prefeitura ou outros membros que fazem parte de autoridades de alguma forma possam ser afetado pelo projeto.
Nesse caso há um estudo de bom senso que será preparado uma proposta de projeto, definindo a justificativas, métodos propostos, custos e benefícios.
Estudo de viabilidade: Quando nós temos uma decisão favorável à ação, utilidade, viabilidade e risco são minuciosamente examinados, em geral com apoio de um estudo de viabilidade estruturado. Assim podemos oferecer recomendações sobre como o projeto deve continuar a escala e a forma que deverá assumir seus escopos, duração objetivos.
Planejamento: Partir da decisão de prosseguir com o projeto, vamos rever os objetivos, planejar a estrutura e administração, selecionar a equipe, fixar os objetivos para a missão do projeto, as finanças e recursos.
Implementação: E a hora de executar, colocar os planos em operação, monitorar as atividades, controlar e coordenar para alcançar os objetivos do projeto.
Conclusão: Fase de entrega do projeto, ter a responsabilidade de finalizar os processos, entregas de maquinas, encerramentos de contas, transferência de pessoal, avalição de desempenho, apresentar o relatório de encerramento
Ciclo de vida e a qualidade do projeto
O ciclo de vida da qualidade é basicamente um instrumento, que se base a condução do projeto em si, já a qualidade é estabelecida entre uma fase ou outra, e aos seus produtos.
O ciclo de vida da qualidade, torna-se um ponto de referencia da confirmação de qualidade do produto. Muitos problemas que surgem durante o projeto em relação a qualidade é prevista nas avaliações de viabilidade de risco na fase conceitual, dentro de um planejamento cauteloso e especifico é necessário na fase de planejamento sendo executado.
A correção de falhas na qualidade torna se necessária indispensável na medida em que o ciclo de vida é avançado.
O conteúdo do conceito do ciclo de vida e qualidade são bem descrito em Tbe Handbook of Project Based Management de administração baseada em projetos, (Tuner, 1993) Com passar do tempo à medida em que os prazos de conclusões se aproximam diminui a incerteza quanto ao resultado do projeto, e a correções de montar torna -se mais difíceis a uma escalada de valores para aceleração da atividade (Archibald, 1992).
...