Projetos
Por: Keilianefabio • 1/11/2015 • Trabalho acadêmico • 540 Palavras (3 Páginas) • 169 Visualizações
Comunicação interna
A comunicação interna é o meio mais eficaz de estabelecer a cultura e valores dentro de uma empresa, os processos estabelecidos de forma clara, coeso e justo propicia a Cia uma imagem única na visão de todos os colaboradores.
As informações devem seguir uma linha de fluxo, sendo transmitidas tanto pelos cargos mais elevados, como todos os níveis de subordinação, ocorrendo de forma compartilhada e efetiva, pois com essa perspectiva é possível integrar os valores por um todo. A comunicação deve ser realizada com as ferramentas dispostas internamente (Jornais interno, intranet, e-mail) e sempre buscando a tecnologia como aliada, sendo que periodicamente são apresentados na mídia instrumentos que facilitam as relações internas, bem como a interação face a face, que perfaz um retorno singular por parte dos ouvintes.
Segundo Leite (2006)3 , “a comunicação interna são as interações, os processos de trocas, os relacionamentos dentro de uma empresa ou instituição”, concluímos que para manter uma empresa “pulsante” e crescente, seus objetivos devem estar no DNA dos seus membros.
amplia a visão do empregado, dando-lhe um conhecimento sistêmico do processo. (...)Assim, o funcionário, sabendo o que seu trabalho representa no todo da organização, qual a importância das tarefas que realiza, do que produz, o desempenhará com mais eficiência. (LEITE: 2006, documento eletrônico não paginado).
Logo, uma política saudável de comunicação, consolida um ambiente harmonioso e influente desde do alto escalão até todos os funcionários, independentemente do nível hierárquico, sendo todos envolvidos em diversas ações da empresa.
Clientes ficaram mais satisfeitos, por receberam a mesma mensagem por todos os setores que houver relação, demonstrando assim a força criada pelas interações internas.
Objetivos da Comunicação Interna
O principal objetivo da comunicação interna, é manter todos os funcionários educados, motivados, aculturados com as metas e perfil da empresa, sendo assim aplicada uma só linguagem por suas equipes envolvidas em diversos processos, independente da sua área de atuação, abrindo espaços para opiniões e acertos fundamentais para tornar o ambiente mais solido e confiável.
Outro fator que discerne o objetivo, são os valores que a empresa conquista atuando plenamente em sua comunicação interna, conquistando sua autenticidade e identidade mediante a todo o mercado.
O avanço alcançado por uma cultura de valor, demonstra a essência de um desenvolvimento sem obstáculos internos, oriundo de perspectiva dimensionada por simetria de todos os envolvidos, viabilizando vínculos de confiança por toda a rede de funcionários.
Toda organização que considera a importância de uma comunicação concreta, efetiva, clara e atualizada, se preserva de sofrer qualquer influência externa que possa prejudicar determina operação. Em consequência, o estimulo motivacional precede proporções de grande relevância entre seus integrantes, tão logo, sentirão que suas atitudes e linguagem partiram de um único organismo.
Curvelo, João J. A. “Comunicação Interna e Cultura Organizacional”
Acesso em: 22 mar. 2015 às 09h00min
Gonzales, Danielle Rocha “Comunicação Interna e Publicidade: uma relação de ajuda mútua 1” Disponível em: https://comunicacaoorganizada.files.wordpress.com/2009/07/comunicacao-interna-e-publicidade-uma-relacao-de-ajuda-mutua.pdf Acesso em: 22 mar. 2015 às 09h20min
Bispo, Patricia “10 ações que facilitam a comunicação interna” Disponivel em: http://www.rh.com.br/Portal/Comunicacao/Dicas/9246/10-acoes-que-facilitam-a-comunicacao-interna.html Acesso em: 23 mar. 2015 às 22h00min
...