Projetos - Gestão Pública
Por: Poliangel • 16/3/2017 • Trabalho acadêmico • 365 Palavras (2 Páginas) • 342 Visualizações
Questão 1 - Em projetos, existem alguns elementos cruciais a serem considerados pelos gestores públicos, visto que podem ocasionar a descontinuidade das operações dos serviços prestados à sociedade. Quais elementos cruciais seriam esses?
Os elementos cruciais são os custos e as despesas futuras. A importância deles se dá pelo fato de que o gestor deve equilibrá-los com a fonte de receita, com o objetivo de sustentar um programa, garantindo a continuidade do mesmo. Para tanto, é necessário que o administrador avalie previamente o impacto financeiro dos custos de operação de um projeto sobre os orçamentos futuros do órgão. Uma vez encerrada a execução de um projeto, este pode ter continuidade desde que passe a fazer parte de um programa que lhe garanta suporte financeiro operacional. Cita-se como exemplo a implantação de projeto de um hospital municipal. Para este caso, necessita-se da elaboração de um projeto, que não apenas viabilize a construção e a instalação do prédio público, mas de recursos ou convênios federais ou estaduais que garanta a operação do mesmo, ou seja, que assegure a manutenção dos serviços a população.
Questão 2 - Com relação aos efeitos de um projeto, cite e explique as categorias envolvidas.
Os efeitos de um projeto estão divididos em duas categorias:
- Efeitos diretos ou primários: são as mudanças em decorrências de resultados ou de benefícios associadas ao projeto. Cita-se como exemplo, o aumento da oferta de água urbana em um projeto de abastecimento, o aumento da produção agrícola em um projeto de irrigação ou até mesmo a energia gerada em um projeto hidroelétrico.
- Efeitos indiretos ou secundários: são economias externas do projeto. Estão associadas a ligações físicas ou tecnológicas dos resultados do projeto. Cita-se como exemplo um projeto de navegação, ao manter a vazão mínima fluvial acima de dado limite inferior, acarreta benefícios à qualidade de água e à recreação. Esses efeitos podem ser distinguidos em dois tipos:
- Externalidades: efeitos laterais sobre à produção ou a renda de um agente econômico provenientes de outro agente econômico que implementou um projeto. Ou seja, são efeitos sobre terceiros que não estavam envolvidos diretamente em uma transação.
- os efeitos incidentes: situação ou circunstância que pode resultar algum dano ou benefício sobre terceiros.
...