Proposta de Organização estrutural para organizações empresariais
Por: CaioDC123 • 3/5/2016 • Trabalho acadêmico • 1.077 Palavras (5 Páginas) • 289 Visualizações
Resolução do caso da Organização X
Após recebermos informações sobre a atual situação da empresa e seus problemas, nós do grupo Soluções Consultoria fizemos uma reunião, onde, chegamos a conclusão da estrema importância de organização e planejamento nos departamentos, nos setores e principalmente na gestão da empresa.
A maior parte dos problemas enfrentados nas organizações hoje é a falta de organização e planejamento, sendo assim as empresas que não dão importância a estes pontos “ficam para trás”, ou seja, QUEBRAM. Pensando assim, propomos ferramentas para o crescimento e desenvolvimento da empresa X no mercado, segue abaixo os pontos a serem destacados:
Cultura Organizacional;
Estrutura Organizacional;
Desenvolvimento Organizacional;
Organização, análise e planejamento;
Controle de Sistemas;
Operacionalização;
Propostas
Cultura da empresa
É necessário aplicar uma gestão sobre a Cultura Adaptativa da empresa para que assim, ela esteja alinhada com suas metas de negócio para superarem seus concorrentes de forma constante.
Para chegar ao sucesso é necessário que a empresa conheça seus funcionários, os comportamentos do mesmo e o que eles fazem, para que assim tenha um diagnóstico satisfatório sobre a sua cultura. Neste caso, nota-se a importância da empresa ouvir seus colaboradores, seus fornecedores e se possível seus stakeholders, para que a organização tenha respostas das perguntas:
1. O que precisamos para que as pessoas se comportem para atingirmos nossa estratégia, nossa meta e nosso objetivo?
2. Qual o futuro desejado para empresa?
3. Qual a minha Missão, Visão e Valor?
Segue abaixo pontos a serem desenvolvidos:
• Desenvolver e consolidar um Plano Estratégico Para Gestão da Cultura, para marcar os pontos positivos dessa cultura para atuar e corrigir todas as áreas desalinhadas;
• Desenvolver modelos dos comportamentos e ações desejadas;
• Aperfeiçoar suas políticas formais e comportamentos diários;
• Comunicar e apresentar aos colaboradores constantemente sua Cultura.
A Cultura Organizacional alinhada com as metas da empresa vai ajudar na adaptação de mudanças, a alcançar um desempenho superior a longo prazo e todos tem a ganhar com este processo.
Para adequar a pessoa (colaborador) à cultura da empresa é preciso programas de Treinamento e Desenvolvimento para auxiliar a organização, pois há a necessidade de alterar as atitudes das pessoas para “inovadoras” (principalmente no caso dos diretores), por intermédio da atualização e reciclagem (cursos). É fundamental que a empresa goze das vantagens desde processo (T&D), pois através da adaptação das pessoas, lidar com a modernização da organização, irá resultar nas próprias pessoas, trazendo “alteração” nelas, visando adequação desta para com a nova realidade organizacional, que, além de ser bom para os resultados da empresa, servirá como fator de motivação para o colaborador.
Processo de Treinamento e Desenvolvimento nos gestores:
A função do gestor é não só de identificar necessidades do processo, mas também fornecer os meios necessários para a aplicação dos programas. Para os gestores da empresa alcançar esse objetivo relacionamos propostas de treinamentos e desenvolvimento a eles:
• Workshop, para troca de experiências e realidades;
• Coaching, uma espécie de aconselhamento, não se tratando de delegar o que se deve fazer, mas orientar um processo;
• Orientação por meio de mentores, administradores de alto nível e experientes nessa mesma linha produto e trabalho (neste ponto os diretores devem estar inclusos para serem mentores de colaboradores com fortes potenciais, porém como a à necessidade deles serem treinados é preciso que aprendam com mentores do mercado com alta qualificação).
Estrutura Organizacional
Ao observar a situação atual da empresa X fica notória a falta de estrutura organizacional, principalmente para os funcionários, por isso deve-se criar um organograma dos responsáveis de cada setor e departamento, para que as funções sejam executadas com organização e planejamento, cujas consequências serão saudáveis para tomada de decisões.
Este organograma será extremamente importante para a relação dos subordinados e chefes. Esta nova estrutura mostrará a importância da relação interna, entre clientes e fornecedores, e também controle de sistemas, avanço com a T.I., os fluxos de decisões nos sistemas e melhores métodos de trabalho, além de trazer vantagens a área interna e externa da empresa, através do
...