Psicologia na administraçao
Por: lucianomendesf • 1/5/2017 • Pesquisas Acadêmicas • 668 Palavras (3 Páginas) • 154 Visualizações
Psicologia
Ciências do comportamento é um campo multidisciplinar de especialidades científicas, interligadas entre si de modo a compor um quadro amplo de entendimento sobre variados aspectos do comportamento humano. Estas especialidades científicas são, entre outras, Antropologia, Biologia, Bioquímica, Filosofia, Fisiologia, Neurologia, Pedagogia, Psicologia e Sociologia.
A Ciência da Administração é até certo ponto nova no Brasil, pois foi regulamentada em 09 de setembro de 1965. Na verdade, esta ciência é mais antiga, e já está presente há muito tempo na vida das pessoas e das empresas. A Administração Científica e a Teoria Clássica são as escolas pioneiras da Ciência da Administração.
Psicologia é a ciência que estuda o comportamento humano e seus processos mentais. A psicologia na administraçao vai ajudar no ganho da produtividade de uma organização, através do auxílio aos seus colaboradores no que diz respeito à qualidade de vida no ambiente profissional. O psicólogo organizacional vai contribuir com aplicação de técnicas, para que os colaboradores desenvolvam sua criatividade e desenvolvimento no âmbito profissional. Com tudo isso, a psicologia quando bem aplicada à administração só tem a favorecer as empresas e seus colaboradores.
Liderança é a arte de comandar pessoas, atraindo seguidores e influenciando de forma positiva. O líder tem a função de unir os elementos do grupo, para que juntos possam alcançar os objetivos, está relacionada com a motivação, porque um líder eficaz sabe como motivar os elementos do seu grupo ou equipe. Em uma organização, a liderança é um tema de fundamental importância, pois está relacionado com o sucesso ou o fracasso, com conseguir ou não atingir os objetivos definidos. Um bom líder aponta a direção para o sucesso, exercendo disciplina, paciência, compromisso, respeito e humildade.
Personalidade é o conjunto das características marcantes de uma pessoa, é a força ativa que ajuda a determinar o relacionamento das pessoas baseado em seu padrão de individualidade pessoal e social, referente ao pensar, sentir e agir.
A motivação organizacional tem que levar em conta os diversos tipos de personalidades existentes dentro de uma organização. Para que o gestor motive a sua equipe a alcançar os níveis desejados de sucesso, é necessário, portanto, que ele esteja atento ao lado invisível da sua organização, entendendo que este é um fator de suma importância na consolidação do comportamento organizacional. Compreender os diversos tipos de personalidade e aprender a melhor forma de lidar com cada uma delas pode representar um avanço no diálogo entre gestores e colaboradores, entre líderes e liderados, entre as tarefas a serem executadas e os seus executores.
A tomada de decisão é um processo responsável pela escolha da melhor solução para um problema ou oportunidade. O processo decisório é considerado difícil e uma vez feito poderá ocasionar em consequências positivas ou negativas. Saber tomar as decisões é a principal função do administrador da empresa, ele terá que pesar as vantagens e desvantagens de cada alternativa para escolher a melhor, sempre visando o desempenho econômico.
Zanelli, Borges-Andrade e Bastos (2004) diz que ´´A psicologia organizacional é dirigida para analise de características do trabalho que contribuem para o aumento da eficiência organizacional´´.
...