RESENHA: CULTURA E CONSUMO - MCCRACKEN
Por: Rodrigo Chaves • 29/8/2017 • Resenha • 253 Palavras (2 Páginas) • 973 Visualizações
ESCOLA SUPERIOR DE PROPAGANDA E MARKETING
COMPORTAMENTO DO CONSUMIDOR
RODRIGO CHAVES
ADMM4A
RESENHA “CULTURA E CONSUMO - MCCRACKEN”
De acordo com Grant Mccracken, em seu livro “Cultura e Consumo”, existe uma relação entre a cultura e o consumo. Além da utilidade básica, os produtos possuem um significado cultural. Com isso, explica-se como essa significação é transmitida aos bens de consumo, e consequentemente seus consumidores. Essa teoria foi a primeira a identificar e estudar essa relação.
Dentro de cada cultura existem diversas práticas que podem-na diferenciá-las das demais, como desde hábitos, até vestimenta, música e comida. A partir disso, o marketing age e leva essas culturas aos bens/produtos, através não só da propaganda, mas também do design, distribuição, promoção, entre outros. Assim, as pessoas passam a reconhecer os tais significados culturais, e com isso desejam possuir os produtos para obter esses significados. Nesse processo, identificaram-se 4 rituais básicos: troca, posse, arrumação e despojamento.
Em minha opinião, a teoria do Mccracken é excelente e resumo bem todo o processo de compra influenciado pela cultura. Entretanto é importante relatar que, como qualquer teoria, ela possui certas limitações. Um exemplo disso é que, de acordo com o autor, as pessoas adquirem bens que estão com determinada cultura impostos a eles. Porém, hoje em dia, as pessoas compram produtos iguais e transmitem culturas totalmente diferentes com a que a marca gostaria de estar passando. Além disso, os rituais são muito restritos, possuindo apenas quatro, mas que poderiam ser muito mais, englobando a compra em si, o abandono e o “não uso”, por exemplo.
...