Recrutamento
Por: sollms180807 • 27/9/2015 • Trabalho acadêmico • 3.131 Palavras (13 Páginas) • 139 Visualizações
1 – INTRODUÇÃO
Os recursos humanos são caracterizados pela participação, capacitação, envolvimento e desenvolvimento mais importante de uma organização que é o capital humano. Ou seja, são que as pessoas que compõem uma entidade. Assim, a área de gestão de pessoas fica com função de humanizar as empresas.
Conhecer o negócio da empresa, missão, visão e valores são necessidades de todos os colaboradores, principalmente daqueles que atuam no setor de Recursos Humanos. Para desenvolver bem a sua função e sentir-se pertencentes ao negócio todos os funcionários devem conhecer os objetivos de sua empresa para poder integrar-se ao meio e estar em concordância com as metas da organização.
Assim, com o atual cenário econômico mundial globalizado em que a competitividade, as constantes instabilidades políticas e econômicas, além das inúmeras adversidades ambientais, várias empresas agem de maneira mais instintiva do que através de uma maneira consciente e racional.
Nesse contexto, é de fundamental importância a utilização de um Analista de Recursos Humanos, pois ele é o profissional responsável por analisar, implantar e realizar políticas e procedimentos de recrutamento e pré-seleção por meio de processos seletivos internos ou externos.
Um Analista de Recursos Humanos analisa os casos de alterações de cargos, promoções, transferências, demissões e outros tipos de movimentação de pessoal, observando as normas e procedimentos aplicáveis, visando contribuir para a tomada de decisões nesses assuntos.
2 – DESENVOLVIMENTO
2.1 – Justificativa da Contratação
O recrutamento e seleção visam reparar as necessidades da organização quanto à pessoal no presente e futuro. Esse processo faz-se de extrema importância para as empresas, pois nele os candidatos às vagas dentro da organização expõem seus conhecimentos e demonstram os valores que podem agregar como funcionário da mesma.
Enfim torna-se de grande valia que haja um gestor de recursos humanos para articular o processo de recrutamento e seleção de pessoal, visando organizar e gerenciar de maneira eficaz tal prática dentro da empresa.
No atual momento onde a informação e conhecimento tem grande valor, faz-se necessária à implantação nas empresas de um competente serviço de recrutamento e seleção de pessoal a fim de que se possa realizar o filtro adequado dos candidatos a cargos que venham atender de fato as necessidades operacionais da empresa.
O profissional encarregado da seleção será responsável por prevenir futuras adversidades a organização, tais como disputas jurídicas ou falta de qualificação profissional e sanar as dificuldades encontradas em vários momentos dentro da corporação.
O gestor responsável por administrar o recrutamento e seleção prove a interação da empresa com o candidato à vaga, isso possibilita que o candidato conheça a empresa, assim sabendo suas funções de maneira “transparente”, dessa forma o mesmo não se frustrará no futuro próximo com o trabalho que exercerá dentro da organização.
Por fim, este aspecto traz benefícios não só ao contratado, mas também, a organização que terá maior facilidade em manter seus empregados motivados dessa forma evitará possíveis problemas futuros para a empresa, como também facilitará a adaptação do novo contratado dentro da sua esfera administrativa.
- – Descrição do Cargo
Responsabilidades do cargo
O Analista de Recursos Humanos terá como responsabilidades dentro da organização, administrar as atividades da área de recursos humanos e departamento de pessoal, administração salarial, treinamento de funcionários, folha de pagamento, benefícios, registros e relatórios sobre os funcionários de sua esfera administrativa etc.
Elaborar e/ou coordenar de pesquisas de satisfação e oportunidades de melhoria, coordenar a elaboração e manutenção de planos de cargos e salários, acompanhar e controlar os programas de treinamento dos empregados. Pode participar e/ou acompanhar negociações de acordo coletivos de trabalho.
2.3 – Fontes de Recrutamento a Serem Utilizadas
O Processo de recrutamento de Pessoal precisa ser alimentado por fontes da área de Recursos humanos que estejam interessados na vaga. Para isto é necessário que a empresa analise qual é a real necessidade dessa vaga para a organização.
Para se realizar um recrutamento tem que haver um documento chamado requisição de pessoal, é através desse documento que são retirados às informações para o processo de recrutamento.
As formas de capitação dentro da empresa podem ser tanto internas quanto externos.
O recrutamento interno consiste em a empresa buscar mão-de-obra dentro da própria organização. A divulgação da vaga pode ser feita através de cartazes espalhados por lugares de maior circulação dos funcionários, email, jornal eletrônico.
Segundo CHIAVENATO as vantagens de se fazer o recrutamento interno são:
- Aproveitar melhor o potencial humano da organização;
- Motiva e encoraja o desenvolvimento profissional dos atuais funcionários;
- Incentiva a permanência dos funcionários e a sua fidelização à organização;
- Ideal para situações de estabilidade e pouca mudança ambiental;
- Não requer socialização organizacional de novo membros;
- Probabilidade de uma melhor seleção, pois os candidatos são bem conhecidos;
- Custa financeiramente menos do que fazer recrutamento externo.
Mas a também algumas desvantagens segundo o mesmo:
- Pode bloquear a entrada de novas idéias, experiências e expectativas;
- Facilita o conservantismo e favorece a rotina atual;
- Mantém quase inalterado o atual patrimônio humano da organização;
- Ideal para empresas burocráticas e mecanísticas;
- Mantém e conserva a cultura organizacional existente;
- Funciona como um sistema fechado de reciclagem contínua.
- O processo de Recrutamento Interno, precisa ser muito bem elaborado e exposto à todos seus funcionários, pois há situações que podem ocasionar problemas dentro da organização, dentre eles pedido de demissão, má desempenho e qualidade do serviço.
O processo de recrutamento externo consiste na divulgação de vagas de forma externa a empresa, nesta modalidade é utilizada vários meios de divulgação, como: contratação de consultorias de RH, cartazes em universidades, anúncios em jornais, revistas, parcerias com sites de anúncios de emprego entre outros.
...