Relação Entre Globalização, Estado e Identidade Nacional
Por: caioporfirio • 13/10/2018 • Dissertação • 383 Palavras (2 Páginas) • 219 Visualizações
Compreendendo esse cenário, discuta a relação entre globalização, Estado e identidade nacional, refletindo sobre como essa relação acontece no Brasil e de que forma a globalização afetou a produção da identidade nacional brasileira.
A ideia de que o avanço dos mecanismos de globalização um dia terminará por dissolver todas as fronteiras culturais e indenitárias culminando na emergência de uma “identidade global” tornou-se bastante difundida nos últimos tempos. Entretanto, o surgimento de movimentos nacionalistas vinculados à afirmação de uma identidade local convida à problematização desta concepção, revelando um quadro aparentemente paradoxal, no qual os próprios mecanismos de globalização despontam ao surgimento destes movimentos.
A impressa como protagonista da globalização das informações, seria o maior vilão, por atrapalhar a cultura nacional, pois seus conteúdos muitas vezes são referentes as culturas de outras nações e não da nação brasileira, poucos programas de TV buscam mostrar a cultura brasileira e torna-la mais presente na vida de todos.
A globalização por meio das marcas e empresas é outro fator mandatório para isto, porém em muitos dos casos ela entra em um cenário local, adaptando seus produtos ou marcas aquela área de atuação e muitas vezes trazendo como ênfase a identidade cultural daquele local.
O Estado também tem o seu papel crucial por manter a identidade nacional, e podemos dizer que é feito pouco em relação a isto. Alguns governos estaduais ou municipais se preocupam em manter sua identidade regional, mostrando o que sua localização oferece de cultura diferenciada, como podemos ver aqui em nossa região, exemplo Louveira com a Festa da Uva, que traz a tradição do plantio de uva em forma de festa para mostrar a sua identidade regional.
Portanto, pode-se dizer que a globalização das mídias seria o maior veículo da perca da identidade nacional, mas por outro lado o Estado precisa assumir mais o papel de protagonista para manter e sustentar a identidade nacional ou regional, incentivando as marcas e empresas nacionais, fazendo a população brasileira lembrar de seus heróis e símbolos do passado como Tiradentes e até mesmo Dom Pedro II, buscar pode se estabilizar politicamente e financeiramente e principalmente incentivar a preservação da cultura regional de cada estado. Pois sabemos que no mundo atual as nações que são detentoras da tecnologia, poder militar e econômico acabam sendo símbolos mundiais, implicando muitas vezes sua identidade em outras nações.
...