Relatorio de Pesquisa
Por: raphata • 10/8/2016 • Relatório de pesquisa • 1.192 Palavras (5 Páginas) • 222 Visualizações
[pic 1]
GRUPO: Domingos Clemilton, Rafaelly Souza, Antonia Nadiely. | CURSO: Bacharelado em Administração Pública. | |
TURMA: B2 e A2 - 2014.1 | POLO: Redenção - CE | DISCIPLINA: Seminário Integrador |
PROFESSOR (ES): Maria Aparecida Silva | GRUPO: Barreira | |
ATIVIDADE 7 – RELATÓRIO DA PESQUISA |
Tema: Crianças brincam e estudam enquanto seus pais trabalham.
De acordo com o texto a essência do profissionalismo no serviço público, a organização a qual realizamos a pesquisa de campo age com eficiência nas suas atividades. A líder que está à frente da mesma faz um trabalho muito bem planejado e organizado.
A organização na qual fizemos o trabalho da pesquisa é uma creche municipal de Barreira, onde foi realizada a entrevista com a diretora da instituição que atende crianças de 1 a 4 anos de idade, com turmas no período da manhã e com turmas em horário integral.
O objetivo da organização é assegurar a educação infantil, os de cuidar e educar, como guardiã das crianças, alimentação, recreação e algumas atividades pedagógicas. Buscando manter o bem estar das crianças, cuidando delas, enquanto os pais das mesmas trabalham. O educador infantil tem um papel de suma importância na educação das crianças, pois é uma fase em que a criança está em desenvolvimento cognitivo, social, físico e psicológico, sua ação terá uma forte influência na vida da criança.
A infância é um período muito significativo da vida, é nela que se direciona como será o adulto, daí a importância de se pensar nela da melhor forma possível, de compreender como se dá o desenvolvimento infantil, de como é a aprendizagem e as interações sociais.
O trabalho é muito bem organizado e planejado entre os servidores públicos ali inseridos, que no total são 37 profissionais trabalhando juntos e pensando no bem está de cada criança. Esses profissionais estão bem distribuídos entre 26 professores, 3 merendeiras, 3 auxiliares de serviço, 1 agente administrativo, 2 porteiros, 1 coordenadora e 1 diretora, sendo quase todos do sexo feminino, tirando apenas os porteiros.
A estrutura da organização é muito boa, contando com salas equipadas com berços, cadeiras de alimentação, mesas e cadeiras para desenvolver atividades, televisão e poltronas de balanço.
Para uma criança ser matriculada na creche, o responsável deve assinar um termo de responsabilidade e ter uma declaração de emprego assinada pelo patrão, pois eles dão prioridade aos pais que trabalham, pois a creche não consegue atender a demanda, e tem uma lista de espera, caso haja desistências.
A creche é uma creche modelo do programa pro-infância, criado pelo governo federal e que é mantida pela prefeitura. Uma das desvantagens do projeto, é que o mesmo foi criado para estados do sul, e depois distribuído para o resto do país, e sua estrutura tem muitas áreas descobertas, que acaba não sendo utilizada por conta do sol.
A diretora que entrevistamos mostrou-se bastante motivada e contente por termos escolhido a organização para realizarmos esse trabalho, a mesma é uma jovem de 28 anos de idade, casada, residente e domiciliada na mesma cidade onde esta localizada a creche, formada em Biologia pela Universidade Vale do Acaraú (UVA), e pós-graduada em gestão escolar pela Universidade Federal do Ceará (UFC), assumiu a função de diretora através de nomeação e desempenha muito bem o trabalho que lhe foi confiado, mostrando serviço, competência e sendo acessível, procura o bem estar da organização, promovendo o melhor para cada criança, pensando no bem comum e nos pais que precisam e necessitam da organização para poderem trabalhar.
Segundo os autores do texto a essência do profissionalismo no serviço público “Hoje existem tantas demandas conflitantes sobre os profissionais do serviço público que eles têm de estabelecer prioridades e escolher entre vários conjuntos de valores concorrentes”.
E o valor que podemos observar no gestor que escolhemos para ser entrevistado foi: Prover benefício público, pois a gestora comenta que “seu alvo não é a organização em si, mas o bem estar do aluno e da sociedade que necessita da instituição”. Sendo então acessível, pois para ela ser uma administradora “requer está disponível a qualquer hora para ajudar a organização e assim quem precisa dela”. Também foi possível notar que a gestora estimula o desempenho dos profissionais que trabalham na instituição, pois ela motiva os profissionais a darem o melhor de si para que as crianças sejam bem atendidas e que todas as suas necessidades sejam supridas, colocando os interesses públicos acima do próprio interesse, deixando algumas vezes sua vida particular de lado para resolver os problemas da organização.
...