Resenha - A importância de uma boa gestão financeira nas empresas
Por: Max Ramos • 27/6/2017 • Resenha • 706 Palavras (3 Páginas) • 693 Visualizações
Resenha
VIEIRA MARTOS BERTOLETTI, Juliana Vieira. A importância de uma boa gestão financeira nas empresas. Revista InterAtaividade, Andredina, SP, v.3, n.1, 1º sem. 2015. Disponível em: http://www.firb.br/editora/index.php/interatividade/article/view/153. Acesso em: 22/05/2017.
Maximiliandro Ramos
maxramos.bsi@gmail.com
Prof.: Antônio Artur de Souza
Disciplina: Estratégia Financeira de Empresas
UFMG – Maio/2017
Em seu artigo a autora cita a dificuldade que as empresas vêm enfrentando em relação à gestão financeira e que ao longo dos anos desde as ultimas décadas a necessidade de uma reestruturação administrativa em seus departamentos se torna cada vez mais necessário, trazendo novos progressos econômicos. A utilização de ferramentas para auxiliar no trabalho de gestão financeira, é uma boa estratégia para superar as dificuldades financeiras das empresas, reduzindo os impactos por falta de um controle mais consciente e eficaz.
Segundo Bertoletti (2015), sua pesquisa consiste em analisar a importância da gestão financeira para as empresas, seus conceitos de gestão, as principais funções de uma gestão e a utilização de ferramentas para auxiliar o gestor em seus desafios em manter a empresa financeiramente competitiva no mercado que impõe uma forte globalização financeira. Uma administração financeira correta permite uma visão da situação em que a empresa se encontra, e através de um conjunto de ações e procedimentos administrativos é possível melhorar os resultados e consequentemente aumentar o valor do patrimônio por meio de geração de lucro liquido.
As finanças de uma empresa corresponde, ao conjunto de recursos disponíveis circulantes de valores que serão utilizados em negócio e transações financeiras, para tais ações é necessário realizar analises da situação econômica dos fundos da empresa com relação aos seus bens e direitos, essas ações fazem parte do cotidiano da empresa, o controle de seus recursos seja ele na área do marketing, na produção, planejamento ou até mesmo na logística, todas as áreas da empresa toma dados e informações financeiras para a tomada de decisão na condução de seus processos, tornando um combustível que possibilita o funcionamento correto e sistêmico e sinérgico.
É imprescindível que as empresas tenham informações do balanço patrimonial, que devem ser analisados detalhadamente para as tomadas de decisões, pois, por falta de informações de suas finanças, a maioria das empresas pequenas no Brasil declara falência até seu quinto ano de existência, o controle e planejamento financeiro devem ser precisos. Auditorias internas proporcionam uma melhor gestão das finanças, mensurando dados de desempenho e avaliando a situação.
A função financeira tem o papel de alcançar o aumento do valor da empresa para os acionistas por meio de métodos de investimento, financiamento e dividendos, avaliando os riscos e retornos. A sincronia entre os setores da empresa, sendo compras, o setor comercial, contas e pagar/receber e o controle e planejamento da produção é de suma importância para o desenvolvimento e controle financeiro da empresa, essa sincronia sistêmica se dão através do fluxo de caixa e o demonstrativo de resultado.
...