Resenha Administração Estrategica
Por: Taynã Dias • 12/7/2016 • Trabalho acadêmico • 1.110 Palavras (5 Páginas) • 402 Visualizações
ANÁLISE DA IMPORTÂNCIA DO ORÇAMENTO NAS MICROEMPRESAS
AUTORAS
Tatiane Fagundes da Silva
tatiifagundes@outlook.com
Taynã Dias Inácio
tayna_dias@hotmail.com
UNIVERSIDADE FEDERAL FLUMINENSE
RESUMO
Este artigo busca apresentar ao leitor, a importância de um planejamento orçamentário dentro de uma organização, a fim de maximizar lucros e minimizar custos, além de comparar empresas que realizam o planejamento de forma adequada em relação as demais organizações do mesmo porte, que não realizam tal planejamento. Classifica-se a pesquisa como bibliográfica com base em livros e artigos na área de Planejamento estratégico e Contabilidade Gerencial.
Palavras-chave: Planejamento, orçamento, microempresa.
1 INTRUDUÇÃO
Segundo SEBRAE (2013) são diversas as causas para o encerramento prematuro de microempresas, dentre eles a falta de planejamento orçamentário.
A microempresa é a sociedade empresária, a sociedade simples, a empresa individual de responsabilidade limitada e o empresário, devidamente registrados nos órgãos competentes, que aufira em cada ano calendário, a receita bruta igual ou inferior a R$ 360.000,00. SEBRAE (2016)
Orçamento é a parte de um plano financeiro estratégico que compreende a previsão de receitas e despesas futuras para a administração de determinado exercício (período de tempo). Aplica-se tanto ao setor governamental quanto ao privado, pessoa jurídica ou física. (Wikipédia)
As empresas bem organizadas sabem da importância e das vantagens de um bom planejamento de suas atividades em busca de seus objetivos. As constantes mudanças que estão ocorrendo no ambiente de negócios, muitas delas produzidas pela globalização dos mercados, estão exigindo das empresas cada vez mais o aprimoramento de seus processos de planejamento, avaliação e controle, tendo em vista a necessidade de tomada de decisões rápidas e de melhor qualidade que lhe assegurem o atendimento de seus objetivos de continuidade, expansão e lucratividade.
2 PROBLEMA DE PESQUISA
Em 2010, 58% das empresas de pequeno porte fecharam as portas antes de completar cinco anos. Em relação a 2009, este índice era de 62%. Entre os principais motivos descritos pelos empreendedores estão a falta de clientes (29%), capital (21%), concorrência (5%), burocracia e os impostos (7%). Segundo o Sebrae, outros fatores influenciam no processo de mortalidade das MPEs como a falta de planejamento, de técnicas de marketing, de avaliação de custos e fluxo de caixa, entre outros.
Quando se trabalha sem o orçamento, trabalha-se pensando somente no mês (faturamento) e não são muito raras as equipes de gerentes e supervisores, não conhecerem os objetivos e as metas da empresa. Isto tem acontecido muito com as pequenas e médias empresas, pois elas têm relutado em utilizar o orçamento empresarial como forma de gerir e prever resultados futuros, dizendo que isso não faz parte da sua realidade. Tal posição tem que ser revista, pois, pela sua estrutura organizacional e pela forma como são dirigidas, são muito vulneráveis às mudanças do ambiente e, por isso, precisam desenvolver ferramentas de planejamento que possibilitem agilizar as decisões.
3 OBJETIVO
Após pesquisas e apresentação dos dados, busca-se apresentar medidas cabíveis através do planejamento orçamentário, com o intuito de prevenir o fechamento de atividades das microempresas.
O planejamento orçamentário será a base para as mudanças organizacionais que deverão ocorrer, durante a observação, a fim de que todos os colaboradores vejam na prática as melhorias que ocorrem quando o planejamento é elaborado de forma coerente com a realidade da organização economia atual.
É de extrema importância que o planejamento seja elaborado de forma simples, de fácil compreensão e que possibilite que o empreendedor use-o como um modelo para futuras aplicações na organização.
4 DESENVOLVIMENTO
O orçamento é um valioso instrumento de planejamento e controle das operações da empresa, qualquer que seja seu ramo de atividade, natureza ou porte. Objetivo Principal do Orçamento deve ser maximização do valor do investimento dos seus proprietários, primando pela continuidade das atividades da entidade, sem esquecer sua função social. (CARDOSO, MÁRIO, AQUINO, 2007)
CHING (2006) comenta ainda que o orçamento é muito mais do que limitação dos gastos, sendo uma das suas funções, planejamentos e controle, na previsão dos resultados operacionais e nas condições financeiras.
Um orçamento empresarial completo engloba, necessariamente, os seguintes orçamentos específicos:
• Orçamento de vendas;
• Orçamento de produção;
• Orçamento de matérias-primas;
• Orçamento de custos totais;
• Orçamento de despesas gerais;
• Orçamento de investimento;
• Orçamento de caixa;
• Orçamento de resultado.
Feito o orçamento, todos passam a conhecer as metas e os objetivos da empresa, no mínimo para um ano. É necessário que a equipe, mensalmente, faça o acompanhamento, isto é, comparar o previsto com o realizado, corrigindo e redirecionando as ações a fim de assegurar o cumprimento mais fiel possível do projetado.
...